Mato Grosso

Cuiabá e Várzea Grande sediam aulões de preparação para estudantes da rede estadual que farão o Enem 2025

Publicado em

Estudantes do 3º ano do Ensino Médio e 2º ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual de ensino de Mato Grosso que realizarão o Enem 2025 – Exame Nacional do Ensino Médio, terão mais uma chance de revisar conteúdos, participar de palestras motivacionais, atividades culturais, além de receberem o kit de provas.

Os aulões presenciais acontecerão nos dias 07 e 14 de novembro, das 12h às 18h, na Fatec Senai, em Cuiabá, e no Senai Várzea Grande, respectivamente.

De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), objetivo dos aulões de véspera é proporcionar aos estudantes a revisão de conteúdos essenciais por meio de aulas dinâmicas e ministradas por professores convidados como Priscila Germosgeschi (Redação), Roberson Calegaro (Filosofia) e Roger Bartlo (Geografia e Atualidades).

O secretário de Educação, Alan Porto, reforça que os aulões serão transmitidos pelo canal oficial da Seduc no YouTube e poderão ser acessados por todos os estudantes das redes pública e privada. “Além disso, as 12 Diretorias Regionais de Educação e a Diretoria Metropolitana de Educação também realizarão aulões de véspera durante esta semana”, completou.

Leia Também:  Prefeita destaca momento de prosperidade no Araguaia com investimentos do Governo de MT

Segundo Alan Porto, mais de 37 mil estudantes da rede estadual que estão concluindo o Ensino Médio ou EJA estão aptos para as provas nos dias 9 e 16 de novembro. Desse total, mais de 18 mil alunos estão se preparando por meio do Pré-Enem Digit@l MT, da Seduc.

Cada estudante inscrito recebeu material pedagógico específico contendo exercícios e simulados para utilizar durante os nove meses do curso iniciado em março nos polos regionais de Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Confresa, Cuiabá, Diamantino, Juína, Matupá, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra.

As aulas ocorreram tanto presenciais como online, com suporte da plataforma da Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH), além de outras plataformas parceiras, com acompanhamento de professores da rede estadual selecionados para atuarem no projeto.

O Pré-Enem, Digit@l MT faz parte das 30 políticas educacionais que compõem o Plano EducAção 10 Anos, que visa colocar a rede estadual entre as cinco redes mais bem avaliadas no país até 2032.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros troca comando do 2º Batalhão em Várzea Grande

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Após feminicídio, secretária reforça importância de vítimas de violência manterem medidas protetivas

Published

on

A chefe do Gabinete de Enfrentamento à Violência de Gênero contra a Mulher, Mariell Antonini, reforçou a importância das vítimas de violência doméstica confiarem na rede de proteção e manterem as medidas protetivas.

O alerta foi feito após uma mulher, identificada como Gleici Fátima Machado Ritter, de 37 anos, ser assassinada a tiros, nesta terça-feira (23.6), em Guarantã do Norte. O principal suspeito é o companheiro dela, de 33 anos. O crime está sendo investigado pela Polícia Civil como feminicídio consumado.

Ele já possuía um longo histórico de violência doméstica contra a vítima. Em novembro de 2025, após um pedido feito pela própria vítima, a medida protetiva que existia contra o investigado foi revogada e ele voltou a responder ao processo em liberdade.

“É importante que toda mulher compreenda que o rompimento do ciclo da violência nem sempre é um processo simples. Muitas vezes, existem obstáculos relacionados à dependência afetiva, dependência econômica, medo, preconceito e outros fatores que dificultam a tomada de decisão. Por isso, é fundamental buscar apoio, acreditar na rede de proteção e no sistema de Justiça”, destacou.

Leia Também:  Saúde Digital realizou 438 mil telediagnósticos até março de 2025

Segundo Mariell Antonini, a violência doméstica costuma seguir um ciclo que tende a se agravar ao longo do tempo.

“A violência é cíclica e, muitas vezes, começa com sinais que podem parecer menos graves, mas pode evoluir para situações cada vez mais letais, culminando na morte da vítima. Ameaças e agressões precisam ser compreendidas como sinais de alerta, e a busca por ajuda deve acontecer o quanto antes”, afirmou.

As primeiras denúncias contra o suspeito foram registradas em 2023, quando Gleici procurou as autoridades para relatar episódios de violência doméstica. Em 2024, novas intervenções policiais ocorreram por crimes como lesão corporal, injúria e posse irregular de arma de fogo, todos envolvendo o mesmo casal.

Já em julho de 2025, o suspeito foi preso em flagrante por lesão corporal no contexto de violência doméstica, após a vítima acionar as forças de segurança. Na ocasião, foram concedidas medidas protetivas de urgência em favor de Gleici. Meses depois, entretanto, a vítima solicitou a revogação da medida, o que resultou na liberdade do suspeito.

Leia Também:  Mato Grosso participa de Comissão de Inovação e Boas Práticas em Comunicação

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA