Mato Grosso

Setasc realiza ação solidária em Primavera do Leste com entrega de cestas, kits e orientações para comunidade

Publicado em

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) realizou, nesta sexta-feira (29.8), uma ação solidária beneficiando diretamente famílias de crianças e adolescentes atendidos pelo projeto Salesiano Centro Social Dom Bosco, na Igreja Nossa Senhora da Salete, no município de Primavera do Leste.

Ao todo, foram entregues 100 cestas de alimentos e 100 kits de limpeza e de higiene, além de 350 kits de guloseimas para as crianças, por meio do programa SER Família Solidário, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes.

Além da distribuição, a comunidade recebeu atendimentos e orientações da Van Rosa do programa SER Família Mulher, que atua no enfrentamento à violência contra as mulheres em Mato Grosso.

Foto: João Reis | Setasc-MT

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, ressaltou a importância de mais uma ação chegar às famílias em situação de vulnerabilidade em Primavera.

“A entrega realizada hoje representa o compromisso do programa SER Família com quem mais precisa. Cada cesta e cada kit significam apoio concreto para garantir dignidade e melhores condições de vida às famílias. Esse é o propósito pelo qual idealizei o programa: oferecer suporte, estar presente nos municípios e contribuir para transformar realidades”, afirmou.

O secretário da Setasc, Klebson Gomes, destacou o compromisso do Governo de Mato Grosso com os programas sociais idealizados pela primeira-dama Virginia Mendes.

“O SER Família é um símbolo de superação, esperança e respeito. Hoje, celebramos a entrega de 100 cestas básicas, beneficiando mais de 350 crianças e adolescentes, reafirmando nosso compromisso em apoiar crianças e famílias em vulnerabilidade. Este é um governo que investe no social. O governador Mauro Mendes é um grande parceiro dessa causa, ao lado da nossa primeira-dama Virginia Mendes, valorizando cada ação que leva dignidade à população”, destacou o secretário Klebson.

Leia Também:  Polícia Civil cumpre mandados para desvendar homicídio em Alto Araguaia
Foto: João Reis | Setasc-MT

Klebson ainda ressaltou o compromisso de Mato Grosso no enfrentamento à violência contra as mulheres, com a presença da Van Rosa na ação, mostrando a importância de garantir orientação, direitos e apoio às vítimas.

“Nosso dever é proteger as mulheres e oferecer às crianças um futuro de oportunidades, retirando-as das ruas e estimulando o acesso à educação e ao esporte. Parabenizo todos os envolvidos e agradeço à primeira-dama Virginia Mendes por sua dedicação incansável”, concluiu.


Foto: João Reis | Setasc-MT

A ação também emocionou os beneficiados, como Salma Martins de Oliveira, mãe de crianças atendidas pelo projeto social.

“Meus filhos participam aqui do Dom Bosco e eles amam. Hoje, foi uma honra receber essa ação, as cestas e o kit de doces. Agradeço muito, de coração. Foi uma oportunidade enorme para todos nós. Agradeço a Deus e depois à dona Virginia por esse trabalho tão maravilhoso. Que Deus abençoe a sua família. Somos muito gratos pelo carinho com nossos filhos”, disse Salma.

Leia Também:  Seduc divulga lista das 100 escolas que serão premiadas por avanço nos índices de alfabetização
Foto: João Reis | Setasc-MT

O padre Hélio Gomes, responsável pelo Salesiano Centro Social Dom Bosco, destacou a relevância da iniciativa promovida pela primeira-dama Virginia Mendes na causa social no estado.

“Ela é nossa parceira neste projeto e tudo o que realiza, juntamente com sua equipe, é notável. Sempre supera nossas expectativas. Hoje, não foi diferente. A calorosa recepção e a distribuição de alimentos mostraram não apenas inovação, mas também a concretização de valores. Dona Virginia não se dedica à causa social por obrigação, mas por amor às pessoas. Isso se alinha perfeitamente à missão salesiana de acolher, educar e promover os mais necessitados. Nossa gratidão e admiração são imensas, porque palavras não conseguem traduzir a importância desse gesto”, afirmou.

A vice-prefeita de Primavera do Leste, Iva Viena, ressaltou a relevância da iniciativa e destacou o olhar social da primeira-dama Virginia Mendes, que tem transformado a vida de famílias em situação de vulnerabilidade. Ela também elogiou o trabalho do Salesiano Centro Social Dom Bosco, que acolhe crianças e as afasta das ruas, oferecendo oportunidades e esperança.

Foto: João Reis | Setasc-MT

“Nunca tivemos uma primeira-dama tão atenta às pessoas mais necessitadas. Dona Virginia dedica um carinho especial às crianças e famílias, promovendo inclusão e dignidade. Projetos como o Dom Bosco mostram a importância de unir governo e comunidade para dar às nossas crianças um futuro melhor”, afirmou a vice-prefeita.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Hospital Regional de Cáceres registra 16 mil exames de imagem e amplia capacidade diagnóstica para a região Oeste

Published

on

O Hospital Regional de Cáceres, vinculado à Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) e sob a administração da Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), realizou 15.963 exames de imagem entre março e maio de 2026.

“O resultado demonstra o fortalecimento da capacidade diagnóstica do Hospital Regional de Cáceres, impulsionado pela ampliação da oferta de exames, pela retomada da ressonância magnética, além de investimentos em tecnologia e qualificação profissional”, afirmou o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Juliano Melo.

Entre os exames realizados nesse período, estão ressonâncias magnéticas, tomografias computadorizadas, endoscopia, ultrassonografias e radiografias, atendendo pacientes internados e ambulatoriais de Cáceres e dos municípios da região Oeste de Mato Grosso.

Para o diretor-geral do Hospital Regional de Cáceres, Antônio Jorge de Almeida Maciel, os resultados refletem o compromisso da instituição com a qualidade da assistência e a eficiência operacional.

“A marca da Agir é a eficiência operacional aliada ao cuidado humanizado. Trabalhamos continuamente para garantir um atendimento de qualidade, acolhedor e cada vez mais resolutivo para os usuários do sistema de saúde”, destacou.

Leia Também:  Polícia Civil cumpre mandados para desvendar homicídio em Alto Araguaia

Investimento em inovação e alta tecnologia

Buscando o constante aprimoramento dos serviços, a equipe técnica do hospital participou recentemente do Application, um treinamento especializado focado na operação de equipamentos modernos e em técnicas avançadas de obtenção de imagens.

De acordo com o gerente multiprofissional do Hospital Regional de Cáceres, Giordanny Marciano Moreno, a capacitação representa mais um passo no fortalecimento da assistência.

“Nossa equipe técnica recebeu capacitação em angiorressonâncias cranianas, arterial e venosa, angiorressonância cervical, ressonância de abdome superior e abdome total, além de ressonância de órbitas. Estamos preparados para ampliar a qualidade da assistência e oferecer exames com alto nível de precisão à população”, reforçou.

O aumento na produção de exames foi registrado em todo o complexo hospitalar de março a maio de 2026. Somente na Unidade I – Dr. Antônio Fontes, foram realizados 11.939 exames nesse período. As endoscopias passaram de 33, em março, para 44, em maio, crescimento de 33,3%. As radiografias evoluíram de 1.328 para 1.988 procedimentos, aumento de 49,7%.

Na Unidade II, a expansão foi ainda maior. A produção total de exames passou de 994 procedimentos em março para 1.065 em abril e alcançou 1.965 exames em maio, crescimento de 97,7% em relação ao início do período. As tomografias aumentaram de 253 para 583 exames, alta de 130,4%. As radiografias tiveram crescimento de 213,1% e passaram de 160 para 501 procedimentos. Já a ressonância magnética, inexistente até março, registrou em abril e maio, quase 90 exames, um marco na ampliação da capacidade de diagnóstico.

Leia Também:  Polícia Militar prende quadrilha suspeita de roubo e sequestro de família em Terra Nova do Norte

Balanço Geral: Produtividade a serviço do SUS

Somando a produção das duas unidades, o hospital realizou 4.322 exames de imagem em março, 5.251 em abril e 6.390 procedimentos em maio, o que representa um crescimento de 47,9% no período.

No acumulado dos três meses, foram realizados 6.357 tomografias, 6.333 radiografias, 2.431 ultrassonografias, 196 endoscopias, 88 ressonâncias magnéticas e 558 exames diagnósticos de especialidades.

“Os resultados sob gestão da Agir contribuem para maior resolutividade dos atendimentos, redução do tempo de espera e ampliação do acesso da população de Cáceres e dos municípios da região Oeste aos serviços especializados ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, concluiu o diretor.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA