Mato Grosso

Sistema Multiportas: webinário sobre pensamento sistêmico será realizado em 18 de agosto

Publicado em

A Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT) realiza, no dia 18 de agosto, uma nova edição do webinário Encontro sobre o Fortalecimento do Sistema Multiportas. Desta vez, será abordado o tema “Pensamento Sistêmico – o novo paradigma da Ciência e o Sistema Multiportas”. Os palestrantes serão Maria José Esteves de Vasconcelos e Décio Fábio Oliveira Júnior.
 
A ação pedagógica será ministrada virtualmente, com atividades síncronas por meio da exposição dialogada e fórum. Previamente ao dia do webinário será enviado aos participantes inscritos, via e-mail, material explicativo com instruções de navegação/senha, leitura de texto e vídeo que contextualizará o tema abordado. O evento será realizado das 8h às 12h.
 
Segundo a coordenadora da iniciativa, juíza Jaqueline Cherulli, o encontro tem como objetivo debater questões relativas à contribuição e ao uso do Pensamento Sistêmico no Sistema Multiportas. Visa agregar saberes e recursos no desempenho das atividades, aprimorar saberes da natureza da autocomposição, a partir de um novo paradigma da ciência e o desenvolvimento de metodologia de atendimento sistêmico para construção de solução de situação-problema em contexto de autonomia; identificando padrões e possibilitando a criação de possibilidade de construção de novas soluções de vida.
 
Ainda conforme a magistrada, o webinário pretende sedimentar o conhecimento interdisciplinar a respeito da construção de soluções que sirvam à vida e para a vida, como meio adequado de transformação dos conflitos no Sistema Multiportas brasileiro. “Queremos proporcionar aos cursistas contato com os saberes que proporcionam maior segurança ao atuar como agentes colaboradores, de forma efetiva, nos números e resultados que afetam diretamente a imagem da Justiça Brasileira e a satisfação dos jurisdicionados.”
 
Podem se inscrever magistrados(as), assessores(as), advogados(as), integrantes da unidade jurisdicional e equipes multidisciplinares.
 
 
Palestrantes
 
Décio Fabio de Oliveira Junior: graduado em medicina pela UFMG em 1990. Pós-graduado em cirurgia pediátrica em 1993 pela mesma universidade. Estudou hipnose, pós-graduação lato senso em acupuntura – IBEH. Médico e cirurgião, deixou essa carreira após 20 anos, para dirigir o Instituto Desenvolvimento Sistêmico para a Vida – IDESV, empresa dedicada à difusão do pensamento sistêmico e Editora Atman, que publicou mais de 30 títulos ligados ao tema. Tornou-se especialista em 3 abordagens relevantes para as organizações: Teoria das restrições de E. Goldratt, Teoria da complexidade de E. Jaques e Abordagem fenomenológica de Bert Hellinger e fundou com Roberto Mauro Costa a Refinne (2012), empresa de consultoria especializada em gestão sistêmica e gestão da complexidade com foco no human capital. Membro da Global Organization Design Society (Toronto) desde 2007. Já prestou consultoria em empresas como a Natura, TAM, Gerdau e empresas de menor porte sobre temas que envolvem a gestão da complexidade e sucessão de cargos.
 
Maria José Esteves de Vasconcelos: professora, consultora e palestrante, abordando o Pensamento Sistêmico Novo-Paradigmático e as implicações dessa nova visão de mundo em nossa forma de viver e atuar nas mais variadas áreas, em nossa forma de nos relacionar. Fundamentada na sua concepção do Pensamento Sistêmico como o novo paradigma da ciência, a Metodologia de Atendimento Sistêmico viabiliza práticas inovadoras para solução de situações-problema nas áreas de educação, saúde, empresas, meio ambiente, políticas sociais, direito, solução de conflitos e relações internacionais.
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Peça publicitária colorida e horizontal.
Ao fundo, homem escolhe uma das cinco portas que estão disponíveis, sendo que cada uma tem uma imagem diferente. Texto: Webinário Encontro sobre o Fortalecimento do Sistema Multiportas – 18/08/2023 –
8h às 12h (horário de Cuiabá -MT).
 
Lígia Saito
Assessoria de Comunicação
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT)

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Leia Também:  Governador autoriza chamamento de mais 30 oficiais e 400 praças da Polícia Militar

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Seduc capacita gestores para aperfeiçoar coleta de informações do Censo Escolar em Mato Grosso

Published

on

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) abriu, nesta terça-feira (23.6), o 2º Encontro Estadual do Censo Escolar de Mato Grosso, reunindo gestores, técnicos municipais, representantes das Diretorias Regionais de Educação (DREs) e instituições parceiras para alinhar estratégias, aperfeiçoar a coleta de informações e reforçar a importância dos dados na formulação de políticas públicas educacionais. O evento ocorre no Espaço de Eventos da Seplag e segue até quarta-feira (24).

Durante a abertura, o coordenador estadual do Censo Escolar de Mato Grosso, Rodrigo Jacob, destacou que os dados produzidos pelas escolas são fundamentais para orientar decisões e investimentos na educação. “Os dados iluminam caminhos. É por meio deles que direcionamos o trabalho das secretarias municipais, estaduais e das escolas. Este encontro foi preparado com muito cuidado para que todos possam trocar experiências, esclarecer dúvidas e fortalecer ainda mais esse trabalho coletivo”, afirmou.

A secretária de Estado de Educação, Flávia Soares, ressaltou que a qualidade das informações registradas no Censo Escolar está diretamente ligada à eficiência da gestão pública e ao uso responsável dos recursos destinados à educação. Segundo ela, cada dado fornecido pelas escolas influencia o planejamento de ações voltadas à melhoria do ensino.

Leia Também:  Operação Lei Seca multa 47 motociclistas e remove 27 motos em Cuiabá

“Quem está na ponta faz toda a diferença. São vocês que garantem a qualidade das informações que chegam ao Estado e ao Governo Federal. Um dado bem preenchido permite políticas públicas mais assertivas, melhora a aplicação dos recursos e fortalece a equidade na educação”, enfatizou a secretária.

Representando o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), o auditor público externo Volmar Bucco Júnior destacou que informações confiáveis são indispensáveis tanto para a fiscalização quanto para a construção de soluções que contribuam para a melhoria da educação. “Não existe política pública eficiente sem informação precisa. Além de fiscalizar, o Tribunal tem atuado para induzir boas práticas, promover diagnósticos e colaborar para que os dados sirvam efetivamente à transformação da realidade educacional”, afirmou.

O coordenador do Sistema Informatizado do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Marcos Rogério, lembrou que cada registro realizado pelas escolas representa um estudante e pode impactar diretamente a definição de políticas públicas. “Quando os dados chegam ao sistema, eles se transformam em estatísticas, mas, na escola, cada número representa um aluno. Se um estudante faltar no Censo, nosso trabalho falhou para aquela criança. Cada informação faz diferença”, disse.

Leia Também:  Polícia Civil deflagra operação contra facção com atuação em quatro municípios de Mato Grosso

Representando a União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (Undime-MT), Simoni Borges reforçou que o preenchimento correto das informações vai muito além do número de matrículas. Segundo ela, detalhes sobre infraestrutura, tecnologia e condições das unidades escolares são essenciais para garantir recursos e elevar a qualidade da gestão educacional.

“O Censo Escolar é a base para definir políticas públicas e investimentos. Precisamos dar a devida importância a todas as informações solicitadas, pois são elas que qualificam os municípios e asseguram melhores condições para atender nossos estudantes”, destacou.

Ao longo dos dois dias de programação, os participantes assistem a palestras, painéis técnicos e estudos de caso sobre análise de dados, educação em tempo integral, educação especial, procedimentos de cadastro e boas práticas no preenchimento do Censo Escolar. A iniciativa busca reduzir inconsistências nas informações, qualificar os registros e fortalecer o uso dos indicadores educacionais no planejamento das redes estadual e municipais de ensino.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA