Um grupo de quatro servidores da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) participou do primeiro Encontro Nacional do Programa Mulheres Mil, que desenvolve ações de inclusão social e produtiva de mulheres em vulnerabilidade social. Iniciado na manhã de segunda-feira (28.7), em Pelotas, no Rio Grande do Sul, o evento foi encerrado nesta quarta-feira (30) e serviu para troca de experiências verificadas no país.
O Encontro visou socializar experiências vivenciadas pelos profissionais dos Institutos Federais, Universidades e secretarias estaduais que desenvolvem projetos dentro do Mulheres Mil, com foco no atendimento de mulheres cisgênero, transgênero e travestis em situação de vulnerabilidade social e econômica.
A programação contou com palestras, oficinas, rodas de conversa e relatos de experiências vivenciadas com a aplicação do programa em diferentes regiões do Brasil.
O grupo enviado pela Seciteci foi constituído pela equipe Técnica e Gestora do Mulheres Mil: Bruna Figueiredo (coordenadora do Programa) e Lairce Campos (supervisora do Programa), além da coordenadora de Educação Profissional da Seciteci, Girlayne Menezes, e o servidor Erivaldo Portela.
Segundo Bruna Figueiredo, já em sua primeira experiência a Seciteci apresentou resultados efetivos para o programa, como a caracterização dos territórios e a utilização de metodologias que criaram ambiente de sororidade entre as alunas e fortalecimento da identidade feminina. Houve também relatos de inserção produtiva e saída de ciclos de violência.
“O programa Mulheres Mil nasceu enquanto política pública para suprir lacunas de mulheres em exclusão educacional histórica das mulheres negras, indígenas e migrantes, acolhendo também trajetórias educacionais interrompidas por trabalho, maternidade ou violência”, explicou Bruna.
O evento possibilitou à equipe conhecer práticas de instrumentos utilizados na metodologia do programa, como o Mapa da Vida, e compreender as nuances do público e os desafios. Outra novidade foi que, a partir dos desafios enfrentados pelas redes na execução do programa, os grupos puderam indicar melhorias e demandas diretamente à equipe da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC).
O 1º Encontro Nacional do Programa Mulheres Mil foi promovido pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), em parceria com os Institutos Federais Sul de Minas (IFSULDEMINAS) e do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE).
O único autor de feminicídio ocorrido em Mato Grosso que encontrava-se foragido, foi preso na tarde desta sexta-feira (12.6), na cidade de Feira de Santana, no Estado da Bahia. O crime ocorreu no ano de 2025 no município de Sinop.
O foragido, de 33 anos, estava com o mandado de prisão preventiva decretado pelo juízo da 2ª Vara Criminal da Comarca de Sinop.
O suspeito foi preso no bairro Acácia, no município de Feira de Santana, durante ação da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher, da Polícia Civil do Estado da Bahia.
A prisão é resultado do trabalho integrado entre a Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Coordenadoria de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e Vulneráveis, da Coordenadoria de Enfrentamento ao Crime Organizado, da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Sinop, e com apoio do Gabinete de Enfrentamento à Violência de Gênero Contra a Mulher.
O feminicídio
Adriana Costa da Silva, de 33 anos, foi assassinada na manhã do dia 22 de maio de 2025, em sua residência no bairro Jardim Ipiranga, município de Sinop.
A vítima foi morta depois de ser atingida por objeto contundente (golpes de pauladas). Adriana foi encontrada caída na sala da casa e com sinais de espancamento na cabeça.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade