Mato Grosso

IFMT de Várzea Grande visita Sesp e adere ao programa Vigia Mais MT

Publicado em

Gestores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), campus Várzea Grande, conheceram o Programa Vigia Mais MT, nesta terça-feira (4.2), na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). Eles iniciaram o processo de adesão ao serviço de videomonitoramento em segurança pública instituído pelo Governo do Estado.

Inicialmente, o IFMT várzea-grandense, instituição com 1,1 mil estudantes, receberá 20 câmeras fixas com alta resolução de imagens. Os equipamentos, conforme determina a legislação que criou o programa, deverão ser instalados em áreas de interesse coletivo. No caso do instituto, na fachada, entorno do prédio, vias próximas e outros espaços para segurança dos estudantes, professores e das comunidades próximas.

“O Vigia Mais é um programa incrível. Eu já tinha ouvido falar, mas não sabia que era tão fácil aderir. Estou impressionado com a facilidade de acesso. Hoje, estamos constatando que é mais do que o equipamento de videomonitoramento; é todo o serviço público para a segurança da população que está agregado às câmeras. É realmente muito interessante”, avaliou o diretor-geral do IFMT de Várzea Grande, professor João Bosco Lima Beraldo.

Leia Também:  Chapada dos Guimarães sedia 2ª Convenção de Diretores da Rede Estadual de Ensino

João Bosco e o coordenador de Logística do IFMT de Várzea Grande, Claudinilson Alves, assistiram a apresentação técnica e conheceram o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) – setor onde as imagens captadas pelas câmeras do Vigia Mais MT são acompanhadas em tempo real.

O secretário adjunto de Integração Operacional da Sesp, coronel Fernando Augustinho, destacou que a adesão pelo IFMT de Várzea Grande vai complementar o projeto de instalação de câmeras na região do Chapéu do Sol.

“Vamos fazer a vigilância em segurança pública e também beneficiar uma instituição importante, com mais de mil estudantes, operando nos mesmos moldes empregados pela Seduc (Secretaria de Estado de Educação) nas escolas estaduais. A ideia é a mesma: fazer a proteção dos ambientes escolares, dos professores, dos alunos e de todo o entorno. São esses pequenos projetos que vão complementando o projeto maior do município e do Estado. É assim que vamos chegar ao conceito de muralha virtual que desenvolvemos para Mato Grosso”, completou o secretário ajunto.

O tenente Leandro Alves fez a explanação do Vigia Mais juntamente com os tenentes-coronéis Wangles do Santos Lino e Raul Castro de Oliveira, superintendente do Ciosp e coordenador de Sistemas e Telecomunicação da Sesp, respectivamente.

Leia Também:  "A família é a primeira ponta de apoio para mulheres que sofrem violência doméstica", afirma delegada

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Após feminicídio, secretária reforça importância de vítimas de violência manterem medidas protetivas

Published

on

A chefe do Gabinete de Enfrentamento à Violência de Gênero contra a Mulher, Mariell Antonini, reforçou a importância das vítimas de violência doméstica confiarem na rede de proteção e manterem as medidas protetivas.

O alerta foi feito após uma mulher, identificada como Gleici Fátima Machado Ritter, de 37 anos, ser assassinada a tiros, nesta terça-feira (23.6), em Guarantã do Norte. O principal suspeito é o companheiro dela, de 33 anos. O crime está sendo investigado pela Polícia Civil como feminicídio consumado.

Ele já possuía um longo histórico de violência doméstica contra a vítima. Em novembro de 2025, após um pedido feito pela própria vítima, a medida protetiva que existia contra o investigado foi revogada e ele voltou a responder ao processo em liberdade.

“É importante que toda mulher compreenda que o rompimento do ciclo da violência nem sempre é um processo simples. Muitas vezes, existem obstáculos relacionados à dependência afetiva, dependência econômica, medo, preconceito e outros fatores que dificultam a tomada de decisão. Por isso, é fundamental buscar apoio, acreditar na rede de proteção e no sistema de Justiça”, destacou.

Leia Também:  Plantões técnicos ajudam municípios na elaboração do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas

Segundo Mariell Antonini, a violência doméstica costuma seguir um ciclo que tende a se agravar ao longo do tempo.

“A violência é cíclica e, muitas vezes, começa com sinais que podem parecer menos graves, mas pode evoluir para situações cada vez mais letais, culminando na morte da vítima. Ameaças e agressões precisam ser compreendidas como sinais de alerta, e a busca por ajuda deve acontecer o quanto antes”, afirmou.

As primeiras denúncias contra o suspeito foram registradas em 2023, quando Gleici procurou as autoridades para relatar episódios de violência doméstica. Em 2024, novas intervenções policiais ocorreram por crimes como lesão corporal, injúria e posse irregular de arma de fogo, todos envolvendo o mesmo casal.

Já em julho de 2025, o suspeito foi preso em flagrante por lesão corporal no contexto de violência doméstica, após a vítima acionar as forças de segurança. Na ocasião, foram concedidas medidas protetivas de urgência em favor de Gleici. Meses depois, entretanto, a vítima solicitou a revogação da medida, o que resultou na liberdade do suspeito.

Leia Também:  Governo de MT abre atendimento presencial para cadastro de pescadores em Rondonópolis

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA