Política MT

Juca do Guaraná anuncia destinação de R$ 100 mil à Casa das Pretas e promete ampliar apoio

Publicado em

O deputado estadual Juca do Guaraná (MDB) esteve nesta terça-feira (3) no Centro Cultural Casa das Pretas, em Cuiabá, onde anunciou a destinação de emenda impositiva no valor de R$ 100 mil para contribuir com as atividades desenvolvidas pelo espaço. A iniciativa é voltada ao fortalecimento de ações em defesa das mulheres, especialmente mulheres negras e em situação de vulnerabilidade.

O local é coordenado por Antonieta Costa, fundadora e presidente do Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso (Imune-MT), que ressaltou a importância do apoio institucional.

“Que bom que ele tem esse compromisso, essa luta e entende a importância do Centro Cultural, do Instituto de Mulheres Negras para a construção de uma sociedade mais justa, mais igualitária e livre de qualquer forma de discriminação”, afirmou.

Durante a visita, o parlamentar destacou o trabalho desenvolvido pela entidade, que promove cursos, ateliês, feiras e acolhimento a mulheres em situação de violência.

“Quero parabenizar a Antonieta e todas as mulheres aqui pela luta e resistência em defesa do povo negro, das mulheres, fazendo cursos, ateliês e feiras de suma importância. Eu quero contribuir de forma pequena, perto do que o estado pode oferecer, mas é apenas o início do compromisso que vamos ter daqui para a frente”, declarou.

Leia Também:  Servidores são capacitados para adoção de novo sistema de tramitação de projetos legislativos

Juca também afirmou que buscará ampliar o recurso destinado.

“Irei convocar o secretário da Casa Civil, Fabio Garcia, para que ele possa estar dobrando esse valor. São inúmeras necessidades. São mulheres que estão fugindo da violência, casa de acolhimento. Não é nada mais que a nossa obrigação”, disse.

Para Antonieta, o fortalecimento de políticas públicas permanentes é fundamental para transformar realidades.

“Quando a gente compreende que políticas de estado são políticas que transformam a sociedade, a gente muda. Isso vai mudar a realidade de muitas mulheres”, concluiu.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Política MT

Antes dos trilhos, a decisão nasceu no Parlamento

Published

on

A inauguração do primeiro trecho operacional da Ferrovia Estadual Senador Vicente Emílio Vuolo, realizada em Dom Aquino, representa um dos maiores avanços da infraestrutura logística de Mato Grosso nas últimas décadas. Mais do que a entrega de uma obra, celebramos a concretização de uma visão de futuro construída com planejamento, coragem política e compromisso com o desenvolvimento do nosso Estado.

O trecho inaugurado possui cerca de 162 quilômetros, ligando Rondonópolis ao terminal multimodal de Dom Aquino. É a primeira etapa de um projeto que, quando concluído, terá aproximadamente 740 quilômetros de extensão, conectando Rondonópolis a Lucas do Rio Verde, passando por 16 municípios e contando ainda com um ramal estratégico para Cuiabá.

Os números demonstram a dimensão do empreendimento. A primeira fase recebeu investimentos da ordem de R$ 5 bilhões. O terminal terá capacidade para movimentar até 10 milhões de toneladas de grãos por ano, fortalecendo a competitividade da produção mato-grossense e impulsionando a economia estadual.

Mas existe um capítulo dessa história que merece ser lembrado. Antes de a ferrovia sair do papel, foi necessário construir as bases legais que permitiram sua implantação. E esse trabalho começou dentro da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Leia Também:  Moradores dos bairros CPA I e II são beneficiados com títulos de imóveis residenciais em Cuiabá

Em 2021, quando tive a honra de presidir o Parlamento estadual, apresentei e liderei a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que autorizou o Estado a construir e explorar a malha ferroviária, diretamente ou por meio de concessões. A proposta, de minha autoria, contou com o apoio dos deputados estaduais e abriu caminho para que Mato Grosso pudesse desenvolver um modelo próprio de expansão ferroviária.

Naquele momento, compreendíamos que era preciso criar condições para que o Estado assumisse o protagonismo do seu desenvolvimento. A alteração constitucional garantiu segurança jurídica e forneceu os instrumentos necessários para transformar em realidade um sonho antigo dos mato-grossenses, ver a ferrovia avançar pelo interior, conectando a produção aos principais corredores logísticos do país.

Sempre defendi que infraestrutura vai muito além do transporte. Trata-se de uma política de desenvolvimento econômico e social. Uma ferrovia moderna reduz custos logísticos, amplia a competitividade, atrai investimentos, gera empregos e cria oportunidades para milhares de famílias.

Mato Grosso é líder na produção de alimentos e possui papel estratégico na economia nacional. Para continuar crescendo de forma sustentável, precisa investir em logística eficiente. A ferrovia representa exatamente essa visão de futuro.

Leia Também:  Após aprovação do TCU, Diego explica próximas etapas da duplicação da BR 163

Tenho orgulho de saber que a Assembleia Legislativa participou ativamente desse processo histórico. A iniciativa que tornou possível a construção da ferrovia nasceu no Parlamento estadual, resultado do diálogo institucional e da compreensão de que o desenvolvimento exige planejamento de longo prazo.

Hoje, ao vermos esse primeiro trecho entrar em operação, temos a certeza de que tomamos a decisão correta. Porque os trilhos que impulsionam o desenvolvimento de Mato Grosso começaram a ser construídos dentro da Assembleia Legislativa.

*Eduardo Botelho é deputado estadual pelo MDB

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA