Política MT

Wilson Santos busca destravar titulação fundiária de microdistrito em Cuiabá

Publicado em

O deputado estadual Wilson Santos (PSD) se reuniu, nesta segunda-feira (4), com a direção do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) para discutir os entraves que ainda impedem a emissão dos títulos definitivos de regularização fundiária de 90 lotes do Micro Distrito Industrial do CPA, em Cuiabá. Após quase duas décadas de espera, empresários voltaram a ter uma perspectiva de avanço no processo.

O microdistrito abriga cerca de 90 empresas de pequeno e médio porte e possui, atualmente, mais de mil empregos diretos. Apesar da importância econômica para a capital, os empresários ainda aguardam a conclusão das etapas técnicas e administrativas necessárias para a titulação definitiva.

O presidente da Associação do Micro Distrito Industrial do CPA, Raimundo Figueiredo, lembrou que a reivindicação já atravessa três gestões estaduais e destacou que a região recebeu importante apoio de Wilson Santos, no período em que foi prefeito de Cuiabá, quando houve a pavimentação asfáltica do local.

Ele conta que, em 2023, reacendeu-se a esperança da classe empresarial de que a regularização finalmente saísse do papel. “Todos os lotes estão ocupados e a proposta da associação é que seja regulamentada e regularizada e dê os títulos para quem tem o direito”, comentou.

Durante a reunião, o diretor de Regularização Fundiária Urbana do Intermat, Erivelto Vieira Nunes, explicou que a parte importante do processo já foi executada. Segundo ele, o georreferenciamento – considerado a fase mais onerosa da regularização – já foi concluído. “Nós tínhamos um saldo no contrato com a empresa Geogis. Esse saldo era pequeno, mas deu para fazer o georreferenciamento. Hoje, o geo está na nossa mão. Agora, estamos vendo a possibilidade de incluir o restante das etapas da regularização fundiária”, explicou.

Leia Também:  ALMT define calendário que discutirá orçamento e planejamento do Executivo

Ele informou ainda que o andamento do processo depende agora de disponibilidade orçamentária do Governo do Estado. Conforme ele, a expectativa é formalizar até 30 de junho um convênio que permita dar sequência à regularização. “A parte mais cara já foi paga e executada. As peças técnicas já foram feitas. O que falta agora é a etapa orçamentária. Estamos correndo para firmar esse convênio e avançar no cronograma”, acrescentou.

Ao longo da reunião, Wilson Santos questionou os representantes do Intermat sobre o valor necessário para concluir as etapas restantes e sinalizou a possibilidade de destinar emenda parlamentar para garantir o avanço definitivo da regularização. “Presidente Serafim, primeiro, muito obrigado por receber esses empresários mato-grossenses. Se eles não trabalham, não pagam boletos. Se não pagam, cortam energia, cortam água. São eles que produzem e garantem o sustento de muitas famílias. Afinal, são mais de mil trabalhadores neste micro distrito industrial”, declarou.

O parlamentar também destacou a confiança no trabalho desenvolvido pelo instituto. “Se estou aqui no Intermat hoje, é porque tivemos retorno às demandas que apresentamos. O Serafim foi um dos que mais documentou imóveis em Cuiabá e em todo Mato Grosso. Ele montou uma boa equipe e está de parabéns”, declarou.

Leia Também:  Cáceres recebe Festival Gospel

O presidente do Intermat, Francisco Serafim de Barros, reforçou que o caso é considerado prioritário pela autarquia e reconheceu a legitimidade da demanda dos empresários. “Desde o começo do governo Mauro Mendes estamos dando prosseguimento a projetos como esse, que começaram e encontraram muita dificuldade no meio do caminho. Mas esse caso aqui é justo e importante. O Erivelto já está com todo o encaminhamento, faltando apenas a liberação do processo para incluir as outras etapas que restam”, disse.

Serafim ressaltou o compromisso institucional com a conclusão do processo. “Nós não fazemos promessas, fazemos compromisso. E o deputado já propôs verificar a possibilidade de uma emenda para ajudar nessa etapa final”, completou.

Representando os empresários, Paulo Balbino destacou que a titulação é aguardada principalmente por pequenos e médios empreendedores que há anos sustentam a atividade econômica da região. “Ali não tem grande empresa. São pequenas e médias empresas, pessoas que vêm trabalhando há muito tempo. A gente fica travado. Esse problema técnico nós sabemos que precisa ser resolvido, mas temos certeza de que estamos no caminho certo”, afirmou.

Ao final do encontro, o Intermat assumiu o compromisso de encaminhar a Wilson Santos, no prazo de dois dias, o valor exato do recurso necessário para concluir a regularização fundiária.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Política MT

Deputado Thiago Silva defende a ampliação das escolas cívico-militares em Mato Grosso

Published

on

Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o deputado estadual Thiago Silva (MDB) defende a ampliação do modelo de escolas cívico-militares no Estado, destacando os resultados positivos alcançados na educação e o crescimento expressivo da iniciativa, que já ultrapassa 260 unidades em funcionamento, atendendo mais de 200 mil alunos.

Durante a tramitação na ALMT da Lei 12.388/2024, de inciativa do Governo do Estado, que instituiu as escolas cívico-militares em Mato Grosso, Thiago Silva foi relator da proposta e comemorou a expansão do modelo, que tem se consolidado como referência pela promoção da disciplina, do respeito, do patriotismo e da melhoria da qualidade do ensino.

“O modelo cívico-militar tem demonstrado excelentes resultados na formação dos nossos estudantes. São escolas que fortalecem valores como disciplina, ética, respeito e civismo, além de apresentarem bons índices de desempenho educacional, como nas avaliações do Ideb. Defendemos a continuidade e a ampliação deste modelo que tem sido um verdadeiro case de sucesso em Mato Grosso e em todo o Brasil”, afirmou o parlamentar.

Leia Também:  Assembleia Legislativa define agenda com capacitações, reuniões e homenagens na semana

O deputado também ressaltou que a implantação das unidades ocorre por meio de consulta pública, garantindo que a comunidade escolar participe democraticamente da decisão sobre a adoção do modelo.

Um dos exemplos recentes é o município de Nova Guarita, que passará a contar com sua primeira escola cívico-militar após aprovação da comunidade escolar, realizada nos dias 8 e 9 de junho. A presidente da Câmara Municipal, vereadora Geane, comemorou a conquista e agradeceu o empenho de Thiago Silva em defesa da educação.

“Essa é uma importante vitória para Nova Guarita. Agradecemos ao deputado Thiago Silva por todo o apoio e compromisso com a nossa educação, contribuindo para que esse sonho se tornasse realidade”, destacou a vereadora.

Thiago Silva reafirmou que defende a liberdade de escolha das famílias, permitindo que os pais possam optar entre o ensino tradicional e o modelo cívico-militar, conforme a realidade de cada comunidade.

“Nosso compromisso é fortalecer a educação em todos os 142 municípios de Mato Grosso. Continuaremos trabalhando para garantir investimentos, melhorar a infraestrutura de todas as escolas, valorizar os profissionais da educação e oferecer ensino de qualidade aos nossos alunos, respeitando a decisão das famílias sobre o modelo educacional que desejam para seus filhos”, concluiu o deputado.

Leia Também:  Lúdio realiza reuniões em ministérios em Brasília para equipar o novo Hospital Universitário

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA