O documentário “Waldir Bertúlio: Um griô Entre Nós”, que registra a trajetória do homenageado em defesa dos saberes da cultura mato-grossense, estreia, nesta terça-feira (28.4), às 19h30, no Cine Teatro Cuiabá, com entrada gratuita. O curta-metragem foi contemplado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) no edital de Fomento Audiovisual – Documentário Temático, edição Lei Paulo Gustavo.
Com direção de Maria Clara Bertúlio, que parte da relação familiar para retratar o pai como guardião de saberes e tradições, o filme tem duração aproximada de 30 minutos e classificação livre.
A narrativa surge a partir de conversas, lembranças e da tentativa de traduzir a figura do griô, termo que nasce da tradição oral africana utilizado para se referir a quem preserva e transmite histórias. O documentário também evidencia a sua contribuição para a cultura e para os movimentos sociais mato-grossenses.
“O que me mobilizou a fazer esse documentário foi a própria necessidade de contar as nossas histórias, de registrar a trajetória de figuras importantes da nossa cultura mato-grossense e fazer essas homenagens em vida, para quem contribuiu e lutou para que a gente tivesse conquistas importantes hoje em dia, tanto do ponto de vista dos movimentos sociais, dos movimentos culturais, da luta dentro dos espaços acadêmicos institucionais e também pela defesa dos saberes populares”, expõe Maria Clara.
A diretora explica ainda que, mais do que um contador de histórias, o griô é guardião da memória, da cultura e dos saberes de um povo.
“Griô é uma figura de resistência, reconhecida pela própria comunidade por manter viva a tradição através da oralidade. Nosso curta-documentário nasce desse significado. Ao contar a trajetória do mestre, também revelamos a força de uma história coletiva, construída por gerações”, enfatiza.
Lançamento conjunto
“Waldir Bertúlio: Um griô Entre Nós” será lançado juntamente com “Seu Fiuza”, outro documentário que também reconstrói, a partir de vivências pessoais, trajetórias atravessadas pela ditadura militar em Mato Grosso.
Dirigido por Lívia Fiuza, o curta-metragem acompanha a relação entre neta e avô para narrar a trajetória de Rubens Fiuza, jornalista que enfrentou as marcas da ditadura e utilizou sua profissão como instrumento de denúncia e transformação social.
“O filme nasce do desejo de enfrentar apagamentos históricos, em especial de memórias de um período de repressão e luta por liberdade que também movimentaram o território mato-grossense”, destaca Lívia.
Para assistir a estreia dos dois filmes, o ingresso é gratuito e está disponível para retirada na plataforma Sympla, clicando aqui. Também serão disponibilizados ingressos na bilheteria no dia da exibição.
O governador Otaviano Pivetta anunciou, nesta segunda-feira (21.6), durante reunião com o prefeito Adilson Gonçalves e vereadores, em Barra do Garças, a construção de um Hospital Regional no município.
Como encaminhamento, a Prefeitura terá prazo de 60 dias para apresentar o terreno e a documentação da área destinada à unidade. Após essa etapa, o Estado deve iniciar os projetos técnicos e avançar para a fase de licitação.
“Para mim, é muito importante anunciar a construção de um Hospital Regional que vai atender 13 municípios dessa região. É uma região que é raiz de Mato Grosso, onde muita coisa começou e que teve papel na formação do Estado que temos hoje. Nada mais justo do que trazer esse investimento, que vai fortalecer a saúde e a qualidade de vida da população daqui”, afirmou o governador.
“O prefeito ficou de nos apresentar o terreno e o documento da área até o dia 22 de agosto. A partir daí, nossa equipe entra para iniciar os projetos e avançar no processo, com expectativa de publicar a licitação ainda este ano”, completou.
O governador também destacou o modelo de organização da saúde no Estado e a atuação conjunta com os municípios.
“Estamos estendendo esse atendimento a todas as regiões do Estado, com consórcios e parcerias diretas com as prefeituras, para ampliar a capacidade de atendimento da rede pública de saúde”, disse.
O prefeito Adilson Gonçalves destacou a pressão sobre a rede municipal de saúde e o impacto da nova unidade.
“A região representa um avanço muito grande. Hoje trabalhamos com mais de 95% de ocupação no hospital municipal, já ampliamos leitos e a UPA também está superlotada. Atendemos municípios de diversos estados, entre eles Goiás. Esse hospital chega em um momento muito importante”, destacou.
Ele ressaltou ainda o alcance populacional da região.
“Temos cerca de 150 mil pessoas nos municípios da região, além de uma população flutuante muito grande, com estudantes e fluxo turístico ao longo do ano”, disse.
Também participaram da reunião o deputado federal Fábio Garcia, os deputados estaduais Dr. Eugênio e Chico Guarnieri, e vereadores de Barra do Garças.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade