Mato Grosso

Policiais militares que participaram da Operação Canguçu são promovidos por Ato de Bravura pelo Governo de MT

Publicado em

O Governo do Estado de Mato Grosso promoveu 25 policiais militares por Ato de Bravura, na manhã desta quarta-feira (18.3), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. Os policiais foram reconhecidos pelas ações realizadas na Operação Canguçu, desencadeada no Norte do Estado, em 2023.

A promoção por Ato de Bravura foi concedida aos esforços dos militares que estiveram no enfrentamento de criminosos que tentaram invadir unidades militares da cidade de Confresa e também tentaram realizar um roubo a empresas de valores.

A Operação Canguçu teve início no dia 9 de abril de 2023, imediatamente após a tentativa de invasão ao quartel de Confresa e tentativa de roubo frustrada. Os policiais promovidos estiveram à frente de todas as fases da operação, na busca, captura e confronto armado, que durou 38 dias e terminou com 18 criminosos mortos e cinco presos, além de grande armamento, munições, dinamites e outros materiais utilizados no crime apreendidos.

O governador Mauro Mendes destacou que essa promoção é uma forma de valorizar os militares que colocaram suas vidas em risco para proteger a sociedade mato-grossense e que a Operação Canguçu demonstra a coragem e o preparo das forças de segurança. Durante o discurso, o governador ainda relembrou os importantes investimentos à Segurança Pública, como a entrega de armamentos, viaturas e fardamentos para o combate à criminalidade.

“Hoje, em nome da minha família e de todas as famílias mato-grossenses, sentimos muito orgulho pelo que fizeram e que fazem pela segurança no nosso Estado. Assim que soube do atentado, pedi ao coronel César Roveri para que não poupasse esforços ou recursos para prender todos os bandidos que aterrorizaram o município. A operação foi executada com muito planejamento das forças de segurança de Mato Grosso e de Estados vizinhos. Quando assumimos o Governo, há sete anos, não havia armamentos aos policiais, viaturas paradas por falta de combustível e o militar comprava sua farda. A realidade que vivemos hoje é completamente outra. Que nos próximos anos possamos ser capazes de fazer escolhas corretas para dar continuidade às melhorias”, declarou.

Leia Também:  Einstein tem vagas abertas para a equipe do Hospital Central em Cuiabá


O secretário de Estado de Segurança Pública, coronel César Roveri, destacou a coragem dos policiais militares que enfrentaram os bandidos fortemente armados e com carros blindados, demonstrando o comprometimento em defender a vida da população no município no combate à criminalidade.

“Tivemos homens que enfrentaram os bandidos com pistola e eles não se amedrontaram, honraram a farda e defenderam os cidadãos do município. Aqui temos os melhores homens do Brasil. A Polícia Militar de Mato Grosso é referência em todo o país. Hoje nossos militares estão equipados com fuzis e armamentos de ponta. Agradeço o momento para agradecer ao Conselho dos Coronéis da PM pela intenção da promoção e ao governador Mauro Mendes pelo reconhecimento dos valorosos militares que combateram e ainda combate às facções criminosas no Estado”, enfatizou coronel Roveri.

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Max Russi, também reconheceu os avanços da Polícia Militar nos últimos anos e destacou a parceria entre as instituições e o Governo do Estado.

“É impressionante acompanhar de perto a valorização do governo estadual com a Polícia Militar nesses últimos anos. Antes não era possível a promoção de Ato de Bravura e foi uma correção que precisávamos fazer. Foi um acerto do comandante-geral da PM e do Governo de Mato Grosso, algo histórico que motiva toda a tropa no Estado”, ressaltou.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Cláudio Fernando Carneiro Tinoco, enfatizou que essa promoção marca o comprometimento e o reconhecimento do Governo Estadual com os servidores públicos, em especial das forças de segurança do Estado.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros e Ciopaer auxiliam no transporte aéreo de vítima de grave acidente em MT

“O governador, o vice-governador e o coronel Roveri colocaram todos os recursos necessários para que pudéssemos operacionalizar, de forma integrada, uma operação rápida e eficiente. Estamos realizando maior promoção por Ato de Bravura, demonstra que é um governo que tem ações em desenvolver e reconhecer a coragem e bravura dos profissionais. Essa promoção reconhece não apenas o trabalho realizado, mas também o espírito de missão que norteia a Polícia Militar de Mato Grosso”.


Além do ato de promoção, os 25 policiais militares também foram contemplados com a medalha Cruz de Bravura. Entre os promovidos está o segundo-tenente Luciano Baldoino dos Santos, comandante da Força Tática do 10º Comando Regional de Vila Rica, que agradeceu ao Governo do Estado e ao alto escalão da Polícia Militar de Mato Grosso.

“Hoje fizemos um marco na Polícia Militar de Mato Grosso com esse reconhecimento do Governo do Estado. Também gostaria de agradecer ao coronel Fernando e aos demais comandantes pelo apoio prestado em todas as demandas no trabalho operacional. O sentimento é de dever cumprido”, comentou.

Também estiveram presentes na solenidade a primeira-dama Virgínia Mendes; os secretários de Estado, Basílio Bezerra (Planejamento e Gestão) e Klebson Gomes (Assistência Social e Cidadania); o deputado estadual Elizeu Nascimento; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Flávio Gledson Vieira Bezerra; o comandante-geral adjunto da PMMT, coronel André Willian Dorileo; o subchefe de Estado-Maior Geral da PMMT, coronel Anderson Luiz do Prado, entre demais autoridades.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Seduc capacita gestores para aperfeiçoar coleta de informações do Censo Escolar em Mato Grosso

Published

on

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) abriu, nesta terça-feira (23.6), o 2º Encontro Estadual do Censo Escolar de Mato Grosso, reunindo gestores, técnicos municipais, representantes das Diretorias Regionais de Educação (DREs) e instituições parceiras para alinhar estratégias, aperfeiçoar a coleta de informações e reforçar a importância dos dados na formulação de políticas públicas educacionais. O evento ocorre no Espaço de Eventos da Seplag e segue até quarta-feira (24).

Durante a abertura, o coordenador estadual do Censo Escolar de Mato Grosso, Rodrigo Jacob, destacou que os dados produzidos pelas escolas são fundamentais para orientar decisões e investimentos na educação. “Os dados iluminam caminhos. É por meio deles que direcionamos o trabalho das secretarias municipais, estaduais e das escolas. Este encontro foi preparado com muito cuidado para que todos possam trocar experiências, esclarecer dúvidas e fortalecer ainda mais esse trabalho coletivo”, afirmou.

A secretária de Estado de Educação, Flávia Soares, ressaltou que a qualidade das informações registradas no Censo Escolar está diretamente ligada à eficiência da gestão pública e ao uso responsável dos recursos destinados à educação. Segundo ela, cada dado fornecido pelas escolas influencia o planejamento de ações voltadas à melhoria do ensino.

Leia Também:  Ciclomotores deverão ser emplacados a partir de janeiro de 2026 para circular regularmente

“Quem está na ponta faz toda a diferença. São vocês que garantem a qualidade das informações que chegam ao Estado e ao Governo Federal. Um dado bem preenchido permite políticas públicas mais assertivas, melhora a aplicação dos recursos e fortalece a equidade na educação”, enfatizou a secretária.

Representando o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), o auditor público externo Volmar Bucco Júnior destacou que informações confiáveis são indispensáveis tanto para a fiscalização quanto para a construção de soluções que contribuam para a melhoria da educação. “Não existe política pública eficiente sem informação precisa. Além de fiscalizar, o Tribunal tem atuado para induzir boas práticas, promover diagnósticos e colaborar para que os dados sirvam efetivamente à transformação da realidade educacional”, afirmou.

O coordenador do Sistema Informatizado do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Marcos Rogério, lembrou que cada registro realizado pelas escolas representa um estudante e pode impactar diretamente a definição de políticas públicas. “Quando os dados chegam ao sistema, eles se transformam em estatísticas, mas, na escola, cada número representa um aluno. Se um estudante faltar no Censo, nosso trabalho falhou para aquela criança. Cada informação faz diferença”, disse.

Leia Também:  Ager retoma atendimento de Ouvidoria para serviços de energia elétrica em Mato Grosso

Representando a União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (Undime-MT), Simoni Borges reforçou que o preenchimento correto das informações vai muito além do número de matrículas. Segundo ela, detalhes sobre infraestrutura, tecnologia e condições das unidades escolares são essenciais para garantir recursos e elevar a qualidade da gestão educacional.

“O Censo Escolar é a base para definir políticas públicas e investimentos. Precisamos dar a devida importância a todas as informações solicitadas, pois são elas que qualificam os municípios e asseguram melhores condições para atender nossos estudantes”, destacou.

Ao longo dos dois dias de programação, os participantes assistem a palestras, painéis técnicos e estudos de caso sobre análise de dados, educação em tempo integral, educação especial, procedimentos de cadastro e boas práticas no preenchimento do Censo Escolar. A iniciativa busca reduzir inconsistências nas informações, qualificar os registros e fortalecer o uso dos indicadores educacionais no planejamento das redes estadual e municipais de ensino.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA