Política MT

Três suplentes tomam posse na Assembleia Legislativa

Publicado em

Na sessão plenária desta quarta-feira (9), três deputados suplentes tomaram posse na Assembleia Legislativa. Sheila Klener (PSDB), Adenilson Rocha (PSDB) e Chico Guarnieri (PTB), entraram nos lugares de Carlos Avallone (PSDB), Faissal Kalil (Cidadania) e Cláudio Ferreira (PTB), respectivamente.

Os três suplentes estarão no cargo por um período de 30 dias e apesar do pouco tempo na Assembleia Legislativa pretendem direcionar os trabalhos na área de educação, saúde e infraestrutura.

“Temos muito o que fazer pela região norte do estado. Minha base eleitoral é no município de Sinop, e sempre trabalhei forte na área da saúde. A região tem escassez na questão das UTIs infantis, onde toda semana uma criança perde a vida por falta de estrutura, então, vou batalhar para melhorar esse quadro. Essa será uma das minhas pautas principais dentro do parlamento”, explicou Adenilson Rocha, que ocupa a vaga de Faissal Kalil

Ele citou ainda que, trata-se de uma região grande onde aglomera mais de 30 municípios, com cerca de 400 mil eleitores com apenas um deputado estadual eleito em Sinop.

“A região precisa de mais liderança política. É um cargo que são 19.800 mil pessoas que acreditaram em mim, colocaram seu voto na urna e acreditam na minha capacidade. Meu trabalho será transparente e tranquilo, uma gestão que não vai ter corrupção”, destacou Rocha.

A geóloga Sheila Klener entra na vaga de Carlos Avallone e pretende focar seu trabalho na educação e direitos das mulheres. “É minha primeira vez e esse cargo se torna muito importante para mim. Uma experiência nova no cenário político mato-grossense, e principalmente, pela representação das mulheres. Entendo que a Assembleia precisa de mais representatividade feminina que conheçam o estado. São apenas trinta dias, mas penso em focar diretamente na educação e na defesa dos direitos das mulheres”, disse ela.

Leia Também:  Deputado Chico Guarnieri destinará emenda para compra de ambulância em Alto Paraguai

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

Para a vaga de Cláudio Ferreira entra Chico Guarnieri, representante da região do médio-norte. Tendo base política no município de Barra do Bugres, o parlamentar argumentou que vai trabalhar em parceria com o Governo do Estado.

“Estou num cargo relevante para o Estado de Mato Grosso e para a região do médio norte, onde precisa de infraestrutura. Acredito que vai fortalecer a nossa região estando junto com o Governo do Estado reivindicando melhorias para o médio norte”, citou ele.

Perfil dos três suplentes:

Adenilson Aparecido Firmino da Rocha (PSDB) – Tem 43 anos, nasceu em Colíder, mas se considera um sinopense de coração, chegando ao município com apenas 3 meses de idade. Filho caçula da dona Raimunda e seu Valdemar (in memória), Adenilson iniciou sua história de sucesso ainda na adolescência, e através de luta e determinação, venceu as dificuldades e tornou-se um grande empreendedor.

O início foi na extinta Guarda Mirim de Sinop, depois trabalhou como office-boy, empacotador, vendedor de picolé e aos 16 anos surgiu uma vaga de estagiário em uma loja informática.

A sua história começa sendo DJ, mesmo sem muita experiência na área. Em pouco tempo desempenhava as duas funções.

Com o sucesso no mercado de trabalho, Adenilson decidiu montar sua primeira empresa, o site de cobertura de eventos Top Sinop. Nesta época, conheceu Tatiana, se casou e tem dois filhos, Pedrinho e Miguel.

O parlamentar cursou Direito e atualmente, também é diretor da MultiWare Tecnologia que atende todo o mercado nacional.

Leia Também:  Procuradoria da Mulher da ALMT recebe vereadoras que articulam criação de núcleo na Câmara de Cuiabá

A vida pública surgiu através dos projetos sociais que o empresário desenvolve em diversos bairros de Sinop direcionados para a qualidade de vida da população, envolvendo educação, saúde, segurança, sustentabilidade, esporte, lazer, entre outras áreas.

Sheila Klener (PSDB) – A conselheira do Crea-MT é natural de Rondonópolis. A geóloga Sheila Klener é formada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e é servidora pública lotada na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SemaMT)

É também mestre em Geociências, e presidente da Associação dos Profissionais Geólogos do Estado de Mato Grosso (Agemat), vice-presidente da Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo) e servidora pública da Sema há 17 anos. Filha de professora, cursou também o Magistério e atuou como professora universitária por 15 anos. MT.

Ocupa ainda a coordenadoria do Programa Mulher e Adjunta da Câmara de Geologia, Minas e Mecânica do Conselho, ambos do Crea-MT.

Chico Guarnieri (PTB) – Natural de Barra do Bugres, Francisco Guarnieri de Lima tem 47 anos é empresário do ramo de construção civil e atualmente está filiado ao PTB.

Foi vereador com 20 anos de idade e se tornou o mais jovem presidente da Câmara Municipal do país. Foi reeleito ficando dois mandatos como vereador. Em 2016 disputou a prefeitura de Barra do Bugres e perdeu a eleição.

Além de empresário da construção civil, Guarnieri é produtor rural, exportador de gado para a Turquia e outros países europeus.

Natural de Barra do Bugres, Francisco Guarnieri de Lima tem 47 anos é empresário do ramo de construção civil e atualmente está filiado ao PTB.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Política MT

Assembleia Legislativa homenageia defensores da causa animal

Published

on

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) homenageou, nesta terça-feira (23), protetores independentes, representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs), organizações da sociedade civil, médicos-veterinários e instituições que atuam na defesa da causa animal no estado. Requerida pelo presidente da ALMT, deputado Max Russi (Podemos), a sessão especial foi realizada no Plenário das Deliberações Deputado Rene Barbour e também celebrou os trabalhos desenvolvidos pelo Parlamento estadual para o fortalecimento das políticas públicas de proteção e bem-estar animal.

Durante a solenidade, Max Russi destacou a importância do trabalho conjunto realizado em prol dos animais. “Nenhuma transformação acontece sozinha. Toda conquista nasce do trabalho coletivo, da dedicação de pessoas comprometidas e da coragem daqueles que escolhem fazer a diferença”, disse.

O parlamentar ressaltou ainda as iniciativas do Parlamento estadual em benefício da causa animal, como a criação da Câmara Setorial Temática (CST) em Defesa da Causa Animal, em 2023, e sua posterior transformação em Grupo de Trabalho permanente.

“Diante do crescimento das demandas e da necessidade de ampliar nossa atuação, transformamos essa iniciativa em um Grupo de Trabalho permanente, mais dinâmico, mais próximo da população e mais eficiente na construção de políticas públicas”, frisou.

Entre os principais resultados desse trabalho, Russi destacou a produção e distribuição de milhares de cartilhas educativas sobre bem-estar animal, a realização de campanhas de conscientização e combate aos maus-tratos, como o Abril Laranja, a criação do projeto GT em Movimento, a destinação de quase R$ 2 milhões em emendas parlamentares para fortalecer ações de proteção animal e a realização do Summit Animal, evento que reuniu especialistas, autoridades, profissionais e protetores para discutir políticas públicas para o setor.

Leia Também:  Assembleia Social leva para a praça pública apresentações de samba e de lambadão na tarde deste domingo (3)

Segundo Russi, também avançaram iniciativas como a construção da Política Estadual de Proteção aos Animais Domésticos, a criação do Programa Ser Família Pet e do Fundo Estadual de Proteção Animal e a construção do primeiro hospital veterinário público do estado, cuja licitação deverá ser lançada pelo Governo do Estado na próxima semana.

O presidente do Grupo de Trabalho Permanente em Defesa da Causa Animal, Nilson Portela, destacou a importância dos trabalhos realizados por ONGs, protetores, pessoas da sociedade civil e voluntários que atuam em defesa dos animais. “Mato Grosso ainda carece de políticas públicas voltadas para a causa animal, mas, aos poucos, o Parlamento estadual vem avançando nessa área”, salientou.

A procuradora de Justiça Elisamara Portela afirmou que a proteção animal é “um indicador do grau de civilidade da sociedade” e destacou a atuação do Ministério Público de Mato Grosso (MP-MT) no combate aos maus-tratos, tanto na responsabilização dos infratores quanto na conscientização da população.

“O Ministério Público está à disposição para receber denúncias e atuar de forma ativa. Cada denúncia apurada, cada animal resgatado e cada condenação representa uma mensagem clara: a violência contra os animais não será tratada com indiferença”, disse.

A procuradora destacou ainda que o Ministério Público disponibiliza o Banco de Projetos (BAPRE), que reúne iniciativas de interesse social cadastradas por entidades e organizações, que podem ser contempladas com recursos oriundos de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) e outros acordos firmados pelo Ministério Público. “Cadastrem os seus projetos para poder receber benefícios por meio desses recursos”, incentivou.

Leia Também:  Decreto legislativo susta convênio do governo do estado com Capital Consig

Uma das homenageadas com moções de aplausos, Valéria Serizier, representante da Associação Protetora dos Animais de Mato Grosso (Apam), afirmou que o reconhecimento dado aos protetores é importante, mas destacou que as organizações ainda enfrentam grandes dificuldades para manter os animais acolhidos, uma vez que as despesas vão muito além da alimentação, incluindo atendimento veterinário, exames, medicamentos, socialização dos animais e manutenção dos espaços.

“A demanda é muito grande. Nós entendemos que a manutenção desses animais é uma responsabilidade do poder público. Nós fazemos o nosso trabalho com atenção, cuidado e acolhimento, mas precisamos desse suporte”, afirmou.

A protetora independente Sulla Pocahy, que atualmente cuida de 26 gatos e 12 cães em Cuiabá, afirmou que seu trabalho começou ainda na adolescência e é motivado pela vontade de contribuir com os animais abandonados. “Eu faço um trabalho bem quietinho e não esperava essa homenagem. Fiquei muito feliz. Espero que isso sirva de estímulo para outras pessoas também ajudarem”, disse. Durante o evento, 386 pessoas foram homenageadas com moções de aplausos.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA