Mato Grosso

SES prorroga período de visitação ao Hospital Central até dia 14 de janeiro

Publicado em

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) prorrogou, até o dia 14 de janeiro, o período para os cidadãos visitarem as instalações do Hospital Central do Estado de Mato Grosso, em Cuiabá. Inicialmente, as visitas iriam se encerrar nesta terça-feira (6.1).

“Temos notado o grande interesse da população em conhecer o Hospital Central, por isso vamos permitir que as visitas sejam realizadas até o dia 14 de janeiro. Convido todos para conhecerem essa estrutura de excelência que receberá pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com atendimentos 100% gratuitos”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Quem tiver interesse em visitar o Hospital Central do Estado antes do início do seu funcionamento poderá agendar uma visita guiada pelo site: https://servicos.saude.mt.gov.br/agendahc/agendamentos/create

“Depois disso, a unidade passará por uma desinfecção para entrar em operação no dia 19 de janeiro, com os serviços de Urologia, Cirurgia Pediátrica e Ortopedia”, acrescentou o gestor.

Os demais serviços serão implementados em outras três etapas, que devem ocorrer mensalmente até abril.

Leia Também:  Seduc reúne diretores de escolas militares e cívico-militares para alinhar ações e orientar sobre o Saeb 2025

Histórico do Hospital Central do Estado

A construção do Hospital Central ficou inacabada por 34 anos e foi retomada de forma definitiva em 2020, pela atual gestão do Governo do Estado. A estrutura foi ampliada de 9 mil m² para 32 mil m² de área construída, para atender às demandas de alta complexidade de Mato Grosso.

O hospital conta com 287 leitos totais: 191 leitos de enfermaria e 96 leitos de cuidados intensivos, sendo 60 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

No Centro Cirúrgico, a unidade conta com 10 salas cirúrgicas e uma sala híbrida com hemodinâmica. O hospital ainda conta com um equipamento de sistema robótico para cirurgias minimamente invasivas, dois tomógrafos, dois equipamentos de ressonância magnética, um aparelho de hemodinâmica para diagnóstico, um equipamento para eletroencefalografia, um equipamento de oxigenação por membrana extracorpórea e um sistema para endoscopia.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Após feminicídio, secretária reforça importância de vítimas de violência manterem medidas protetivas

Published

on

A chefe do Gabinete de Enfrentamento à Violência de Gênero contra a Mulher, Mariell Antonini, reforçou a importância das vítimas de violência doméstica confiarem na rede de proteção e manterem as medidas protetivas.

O alerta foi feito após uma mulher, identificada como Gleici Fátima Machado Ritter, de 37 anos, ser assassinada a tiros, nesta terça-feira (23.6), em Guarantã do Norte. O principal suspeito é o companheiro dela, de 33 anos. O crime está sendo investigado pela Polícia Civil como feminicídio consumado.

Ele já possuía um longo histórico de violência doméstica contra a vítima. Em novembro de 2025, após um pedido feito pela própria vítima, a medida protetiva que existia contra o investigado foi revogada e ele voltou a responder ao processo em liberdade.

“É importante que toda mulher compreenda que o rompimento do ciclo da violência nem sempre é um processo simples. Muitas vezes, existem obstáculos relacionados à dependência afetiva, dependência econômica, medo, preconceito e outros fatores que dificultam a tomada de decisão. Por isso, é fundamental buscar apoio, acreditar na rede de proteção e no sistema de Justiça”, destacou.

Leia Também:  PM frustra rolezinho de motoqueiros e prende suspeitos por direção perigosa em Cuiabá

Segundo Mariell Antonini, a violência doméstica costuma seguir um ciclo que tende a se agravar ao longo do tempo.

“A violência é cíclica e, muitas vezes, começa com sinais que podem parecer menos graves, mas pode evoluir para situações cada vez mais letais, culminando na morte da vítima. Ameaças e agressões precisam ser compreendidas como sinais de alerta, e a busca por ajuda deve acontecer o quanto antes”, afirmou.

As primeiras denúncias contra o suspeito foram registradas em 2023, quando Gleici procurou as autoridades para relatar episódios de violência doméstica. Em 2024, novas intervenções policiais ocorreram por crimes como lesão corporal, injúria e posse irregular de arma de fogo, todos envolvendo o mesmo casal.

Já em julho de 2025, o suspeito foi preso em flagrante por lesão corporal no contexto de violência doméstica, após a vítima acionar as forças de segurança. Na ocasião, foram concedidas medidas protetivas de urgência em favor de Gleici. Meses depois, entretanto, a vítima solicitou a revogação da medida, o que resultou na liberdade do suspeito.

Leia Também:  Nelsinho Piquet vence em Cuiabá única prova noturna do cirtuito brasileiro de Stock Car

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA