Mato Grosso

Policiais militares que participaram da Operação Canguçu são promovidos por Ato de Bravura pelo Governo de MT

Publicado em

O Governo do Estado de Mato Grosso promoveu 25 policiais militares por Ato de Bravura, na manhã desta quarta-feira (18.3), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. Os policiais foram reconhecidos pelas ações realizadas na Operação Canguçu, desencadeada no Norte do Estado, em 2023.

A promoção por Ato de Bravura foi concedida aos esforços dos militares que estiveram no enfrentamento de criminosos que tentaram invadir unidades militares da cidade de Confresa e também tentaram realizar um roubo a empresas de valores.

A Operação Canguçu teve início no dia 9 de abril de 2023, imediatamente após a tentativa de invasão ao quartel de Confresa e tentativa de roubo frustrada. Os policiais promovidos estiveram à frente de todas as fases da operação, na busca, captura e confronto armado, que durou 38 dias e terminou com 18 criminosos mortos e cinco presos, além de grande armamento, munições, dinamites e outros materiais utilizados no crime apreendidos.

O governador Mauro Mendes destacou que essa promoção é uma forma de valorizar os militares que colocaram suas vidas em risco para proteger a sociedade mato-grossense e que a Operação Canguçu demonstra a coragem e o preparo das forças de segurança. Durante o discurso, o governador ainda relembrou os importantes investimentos à Segurança Pública, como a entrega de armamentos, viaturas e fardamentos para o combate à criminalidade.

“Hoje, em nome da minha família e de todas as famílias mato-grossenses, sentimos muito orgulho pelo que fizeram e que fazem pela segurança no nosso Estado. Assim que soube do atentado, pedi ao coronel César Roveri para que não poupasse esforços ou recursos para prender todos os bandidos que aterrorizaram o município. A operação foi executada com muito planejamento das forças de segurança de Mato Grosso e de Estados vizinhos. Quando assumimos o Governo, há sete anos, não havia armamentos aos policiais, viaturas paradas por falta de combustível e o militar comprava sua farda. A realidade que vivemos hoje é completamente outra. Que nos próximos anos possamos ser capazes de fazer escolhas corretas para dar continuidade às melhorias”, declarou.

Leia Também:  Bombeiros resgatam três pessoas que se perderam em trilha no Morro do São Jerônimo


O secretário de Estado de Segurança Pública, coronel César Roveri, destacou a coragem dos policiais militares que enfrentaram os bandidos fortemente armados e com carros blindados, demonstrando o comprometimento em defender a vida da população no município no combate à criminalidade.

“Tivemos homens que enfrentaram os bandidos com pistola e eles não se amedrontaram, honraram a farda e defenderam os cidadãos do município. Aqui temos os melhores homens do Brasil. A Polícia Militar de Mato Grosso é referência em todo o país. Hoje nossos militares estão equipados com fuzis e armamentos de ponta. Agradeço o momento para agradecer ao Conselho dos Coronéis da PM pela intenção da promoção e ao governador Mauro Mendes pelo reconhecimento dos valorosos militares que combateram e ainda combate às facções criminosas no Estado”, enfatizou coronel Roveri.

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Max Russi, também reconheceu os avanços da Polícia Militar nos últimos anos e destacou a parceria entre as instituições e o Governo do Estado.

“É impressionante acompanhar de perto a valorização do governo estadual com a Polícia Militar nesses últimos anos. Antes não era possível a promoção de Ato de Bravura e foi uma correção que precisávamos fazer. Foi um acerto do comandante-geral da PM e do Governo de Mato Grosso, algo histórico que motiva toda a tropa no Estado”, ressaltou.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Cláudio Fernando Carneiro Tinoco, enfatizou que essa promoção marca o comprometimento e o reconhecimento do Governo Estadual com os servidores públicos, em especial das forças de segurança do Estado.

Leia Também:  Inscrições para Olimpíada Internacional de Física e Cultura 2026 estão abertas até 25 de maio

“O governador, o vice-governador e o coronel Roveri colocaram todos os recursos necessários para que pudéssemos operacionalizar, de forma integrada, uma operação rápida e eficiente. Estamos realizando maior promoção por Ato de Bravura, demonstra que é um governo que tem ações em desenvolver e reconhecer a coragem e bravura dos profissionais. Essa promoção reconhece não apenas o trabalho realizado, mas também o espírito de missão que norteia a Polícia Militar de Mato Grosso”.


Além do ato de promoção, os 25 policiais militares também foram contemplados com a medalha Cruz de Bravura. Entre os promovidos está o segundo-tenente Luciano Baldoino dos Santos, comandante da Força Tática do 10º Comando Regional de Vila Rica, que agradeceu ao Governo do Estado e ao alto escalão da Polícia Militar de Mato Grosso.

“Hoje fizemos um marco na Polícia Militar de Mato Grosso com esse reconhecimento do Governo do Estado. Também gostaria de agradecer ao coronel Fernando e aos demais comandantes pelo apoio prestado em todas as demandas no trabalho operacional. O sentimento é de dever cumprido”, comentou.

Também estiveram presentes na solenidade a primeira-dama Virgínia Mendes; os secretários de Estado, Basílio Bezerra (Planejamento e Gestão) e Klebson Gomes (Assistência Social e Cidadania); o deputado estadual Elizeu Nascimento; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Flávio Gledson Vieira Bezerra; o comandante-geral adjunto da PMMT, coronel André Willian Dorileo; o subchefe de Estado-Maior Geral da PMMT, coronel Anderson Luiz do Prado, entre demais autoridades.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Polícia Civil deflagra operação e prende empresário e gestora em flagrante por “gato” em energia elétrica

Published

on

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (23.6), a Operação Gateiro, para apurar o desvio de energia elétrica, popularmente conhecido como “gato”, em Várzea Grande. Durante a operação, um empresário, de 53 anos, e a gestora de um Centro de Recuperação para Dependentes Químicos acabaram presos em flagrante.

A princípio, a operação, realizada pela Delegacia Especializada de Estelionato de Várzea Grande (DEE-VG), visava cumprir um mandado judicial de busca e apreensão domiciliar em Cuiabá em desfavor de um técnico eletricista, de 54 anos, apontado como o responsável por instalar um esquema de desvio de energia elétrica em uma empresa do ramo de carnes localizada em Várzea Grande.

O mandado judicial, expedido pela 4ª Vara Criminal de Várzea Grande, foi um desdobramento da Operação Curto-Circuito, deflagrada em 2025, que revelou um esquema de fraudes em medidores de energia elétrica em estabelecimentos comerciais da região metropolitana de Várzea Grande.

Durante a busca, os policiais realizaram uma varredura na residência do suspeito e apreenderam o aparelho celular dele, material que passará a compor os autos do inquérito policial em andamento e poderá subsidiar novas linhas de investigação.

Leia Também:  Desenvolve MT apoia quem está começando um negócio com crédito para implantação

Na sequência das diligências, a equipe da DEE-VG deu continuidade às ações fiscalizatórias, em conjunto com a Energisa e a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), voltadas à apuração de eventuais fraudes em medidores de energia elétrica em empresas do segmento de distribuição de bebidas, restaurantes e em uma casa de recuperação de dependentes químicos da região.

Em um dos estabelecimentos, um restaurante no bairro Jardim Eldorado, a equipe da DEE-VG, acompanhada do delegado Ruy Guilherme Peral, flagrou um medidor de energia elétrica fraudado. Diante disso, o proprietário do local, de 53 anos, foi preso em flagrante por estelionato.

Também foi localizado um medidor de energia com fraude em um centro de recuperação para dependentes químicos no bairro Capão do Pequi. A gestora e tesoureira da ONG, de 44 anos, foi presa em flagrante. Os dois presos nesta terça-feira são reincidentes no crime de estelionato por fraude de energia elétrica.

“A Operação Gateiro é um desdobramento natural e técnico das investigações iniciadas na Operação Curto-Circuito. Identificar e responsabilizar aqueles que implementam as estruturas físicas das fraudes é fundamental para desarticular por completo esses esquemas criminosos que causam prejuízo milionário às distribuidoras de energia e, em última análise, a toda a sociedade”, afirmou o delegado Ruy Guilherme Peral, coordenador do Núcleo de Inteligência da DEE-VG.

Leia Também:  MT Hemocentro realiza coleta de sangue neste sábado (25) para reforçar estoque

As diligências fiscalizatórias seguem em andamento. Novos desdobramentos serão informados à medida que as apurações avançarem.

O nome da operação, Gateiro, faz alusão à denominação atribuída, popularmente, ao técnico que implementa “gatos” na rede elétrica.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA