Mato Grosso

Mato Grosso participa de Comissão de Inovação e Boas Práticas em Comunicação

Publicado em

A secretária de Estado de Comunicação, Laice Souza, foi eleita para compor a Comissão de Inovação e Boas Práticas, criada pelo Conselho Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação com o objetivo de discutir e disseminar iniciativas inovadoras que buscam melhorar a prestação de serviços de comunicação governamental.

Além de Mato Grosso, também fazem parte da comissão, os secretários dos Estados do Rio de Janeiro, Igor Marques, e de São Paulo, Lais Vita.

A criação da comissão ocorreu durante o 2° Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação, realizado na quinta-feira (21.09), no Rio de Janeiro. Outras três comissões foram criadas no evento: de Combate à Fake News, Jurídica e de Comunicação Social.

“Temos muitos exemplos de boas práticas ocorrendo em todo país e que podem ser compartilhadas entre todas as secretarias. Isso irá ajudar na profissionalização da comunicação pública”, afirmou a secretária, que fez a proposta de criação da comissão e foi acatada por todos os presentes.

Leia Também:  Revista de Educação C&T ultrapassa fronteiras de Mato Grosso e reúne mais de 30 pesquisas científicas

No Fórum, os secretários de Comunicação de 23 Estados assinaram uma carta-compromisso para o enfrentamento às falsas notícias, chamadas de Fake News, e defenderam a implementação de políticas públicas visando à correta divulgação dos fatos e o investimento em campanhas e ações para alertar a população sobre a necessidade de se buscar informações em fontes confiáveis.

A carta será entregue aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, por meio da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Após feminicídio, secretária reforça importância de vítimas de violência manterem medidas protetivas

Published

on

A chefe do Gabinete de Enfrentamento à Violência de Gênero contra a Mulher, Mariell Antonini, reforçou a importância das vítimas de violência doméstica confiarem na rede de proteção e manterem as medidas protetivas.

O alerta foi feito após uma mulher, identificada como Gleici Fátima Machado Ritter, de 37 anos, ser assassinada a tiros, nesta terça-feira (23.6), em Guarantã do Norte. O principal suspeito é o companheiro dela, de 33 anos. O crime está sendo investigado pela Polícia Civil como feminicídio consumado.

Ele já possuía um longo histórico de violência doméstica contra a vítima. Em novembro de 2025, após um pedido feito pela própria vítima, a medida protetiva que existia contra o investigado foi revogada e ele voltou a responder ao processo em liberdade.

“É importante que toda mulher compreenda que o rompimento do ciclo da violência nem sempre é um processo simples. Muitas vezes, existem obstáculos relacionados à dependência afetiva, dependência econômica, medo, preconceito e outros fatores que dificultam a tomada de decisão. Por isso, é fundamental buscar apoio, acreditar na rede de proteção e no sistema de Justiça”, destacou.

Leia Também:  Taça das Favelas: Seleções de Mato Grosso entram em campo nesta quinta-feira (03)

Segundo Mariell Antonini, a violência doméstica costuma seguir um ciclo que tende a se agravar ao longo do tempo.

“A violência é cíclica e, muitas vezes, começa com sinais que podem parecer menos graves, mas pode evoluir para situações cada vez mais letais, culminando na morte da vítima. Ameaças e agressões precisam ser compreendidas como sinais de alerta, e a busca por ajuda deve acontecer o quanto antes”, afirmou.

As primeiras denúncias contra o suspeito foram registradas em 2023, quando Gleici procurou as autoridades para relatar episódios de violência doméstica. Em 2024, novas intervenções policiais ocorreram por crimes como lesão corporal, injúria e posse irregular de arma de fogo, todos envolvendo o mesmo casal.

Já em julho de 2025, o suspeito foi preso em flagrante por lesão corporal no contexto de violência doméstica, após a vítima acionar as forças de segurança. Na ocasião, foram concedidas medidas protetivas de urgência em favor de Gleici. Meses depois, entretanto, a vítima solicitou a revogação da medida, o que resultou na liberdade do suspeito.

Leia Também:  Governador participa da campanha de doação de sangue no Hemocentro

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA