Mato Grosso

Governo de MT lança concurso para reconhecer cafés de excelência e ampliar oportunidades no setor

Publicado em

O Governo de Mato Grosso lançou o 1º Concurso de Qualidade do Café de Mato Grosso – “Valorizando Origens, Impulsionando Negócios”, iniciativa que busca reconhecer os melhores cafés produzidos no estado e fortalecer a cafeicultura como fonte de renda para as famílias rurais. O evento aconteceu em Colniza, reconhecida no estado como ‘Capital do Café’, no sábado (20.6).

O concurso é uma realização da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf-MT), em parceria com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), com apoio do Sebrae Mato Grosso e das prefeituras de Colniza e Juína.

O lançamento reuniu produtores, técnicos, pesquisadores e autoridades da região noroeste do estado. Durante o evento, uma série de palestras orientou os participantes sobre todas as etapas da competição, desde os critérios de avaliação até os cuidados necessários na colheita e pós-colheita para garantir um café de alta qualidade.

Os produtores receberam orientações sobre o checklist diagnóstico que será avaliado pelo laboratório, a forma correta de embalar e enviar as amostras, a importância da ciência na produção cafeeira, além dos principais atributos analisados pelos especialistas, como aroma, sabor, acidez, corpo, finalização, uniformidade e ausência de defeitos.


A técnica de campo e empresária do setor de consultoria em cafeicultura e agricultura de precisão, Dra. Crislaiene Ladeia, destacou o potencial da região para a produção de cafés de qualidade.

“Temos uma combinação de fatores que coloca nossa região entre as mais promissoras para a produção de café no Brasil. Contamos com condições climáticas favoráveis, boa luminosidade ao longo do ano, baixa incidência de geadas e materiais genéticos já adaptados à realidade amazônica. Além disso, a força da agricultura familiar é um diferencial importante, pois permite maior eficiência produtiva e geração de renda no campo. Com o apoio de instituições de pesquisa, extensão e capacitação, estamos fortalecendo a cafeicultura regional e ampliando nosso potencial de crescimento e competitividade no mercado”, afirmou.

Leia Também:  Governador condecora PMs por atos de bravura: "Vale todo o sacrifício e esforço", afirma sargento


Entre os participantes estava o produtor Maurílio Márcio Lima, de Aripuanã, que vê no concurso uma oportunidade de aprendizado e crescimento. “Esse concurso vai nos motivar ainda mais. Comecei a produzir café recentemente com apoio técnico da Empaer e da Seaf. Estou na segunda safra e toda a minha família está unida para ampliar a produção. Queremos aproveitar cada oportunidade para melhorar. As orientações que recebemos hoje sobre pós-colheita vão fazer diferença tanto para o concurso quanto para a comercialização do nosso café”, ressaltou.

Para o prefeito de Cotriguaçu, Moisés Ferreira de Jesus, a iniciativa fortalece a integração entre os municípios e o Governo do Estado. “Esse evento de lançamento foi muito importante para trazer conhecimento ao nosso produtor. É um elo entre estado e município, além do apoio da Seaf e da Empaer, que nos auxiliam, juntamente com toda a estrutura que o Governo do Estado nos proporciona”, disse.

O prefeito de Colniza, Miltom Amorim, comemorou o fato de o município sediar o lançamento da primeira edição do concurso. “Estou muito feliz por esse reconhecimento do nosso município, abrindo o 1º Concurso do Café em Colniza. Pedimos para que os produtores se inscrevam e participem. Vamos torcer para que o melhor café certificado seja aqui de Colniza”, afirmou.


A secretária de Estado de Agricultura Familiar, Andreia Fujioka, destacou que o concurso foi criado para dar visibilidade ao trabalho dos produtores e abrir novas oportunidades de mercado. Entre os anos de 2019 e 2025 o Governo por meio da Seaf investiu mais de R$ 4,4 milhões na cefeicutura do estado com insumos, mudas, máquinas e equipamentos.

“Os produtores já provaram que fazem acontecer. Chegaram nesta região, desbravaram essas terras com coragem e determinação e acreditaram que era possível produzir café de qualidade. Os resultados estão aí para todos verem. Nossa missão, enquanto Estado, é ajudar vocês a impulsionar esse mercado. Em parceria com o governador Otaviano Pivetta e com o Sebrae, criamos essa iniciativa para identificar e apoiar os produtores na missão de mostrar o melhor café de Mato Grosso e transformar sua produção em excelência”, afirmou.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros retira vítima presa às ferragens após acidente entre carretas na MT-438

Andreia também ressaltou os impactos sociais da valorização da cafeicultura. “Quanto mais valor vocês agregarem ao café produzido, mais renda terão e mais qualidade de vida poderão proporcionar às suas famílias. Vamos contribuir para reduzir o êxodo rural dos jovens, fortalecer a participação das mulheres e incentivar o desenvolvimento das comunidades. Este é apenas o primeiro de muitos concursos. Assumimos o compromisso de realizar o Concurso de Qualidade do Café todos os anos”, completou.

Representando os produtores, Wladimir Alves Silva destacou o significado da iniciativa para quem vive da atividade. “Cada grão carrega uma história de trabalho, superação e esperança. Por isso, valorizamos não apenas a qualidade do produto, mas também as pessoas que produzem café. O que está acontecendo aqui em Colniza é algo inédito para Mato Grosso e motivo de muito orgulho. Agradecemos à Seaf, à Empaer, ao Governo do Estado, aos parceiros, aos técnicos e, principalmente, aos produtores que acreditam neste projeto”, disse.

As inscrições para o 1º Concurso de Qualidade do Café de Mato Grosso seguem abertas até o dia 31 de julho. O resultado será divulgado durante evento na cidade de Juína, no dia 31 de outubro.

Inscreva-se pelo link: https://cloud.divulga.sebraemt.com.br/concurso-café

Dúvidas e esclarecimentos: [email protected]

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Trânsito em frente a Todimo será interditado entre quarta-feira (24) e domingo (28) para obras do Complexo Leblon

Published

on

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) informa que a partir da próxima quarta-feira (24.6) haverá uma interdição total em um trecho da Avenida Miguel Sutil, em frente a Todimo Lar Center, para execução de obras do Complexo Leblon.

A interdição está prevista para durar até o domingo (28). Haverá uma rota de desvio utilizando os novos elevados construídos no local e outra por dentro do bairro Araés, semelhante aos desvios utilizados recentemente, nos dias 13 e 14 de junho.

A interdição é necessária porque será realizada a concretagem das lajes dos viadutos que estão sendo construídos no local. Para a execução dessa etapa do serviço, não pode haver nenhum tipo de vibração na pista, sob o risco de prejudicar a qualidade da obra. Por isso, haverá a interdição durante o tempo necessário para realizar o trabalho.

Os detalhes sobre a interdição foram acertados durante reunião na manhã desta segunda-feira (22) com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) da capital.

Leia Também:  Governo de MT publica convocação de 70 profissionais classificados no concurso público da SES

Rotas de desvio

A partir da manhã da quarta-feira (24), os motoristas que seguem pela Avenida Miguel Sutil em direção à Rodoviária e ao Centro de Cuiabá deverão utilizar o novo elevado construído no local. O desvio será feito pela pista à esquerda, passando sobre a estrutura e retornando à Miguel Sutil nas proximidades do Comper.


Já para quem trafega no sentido Coxipó, o desvio será realizado pela Rua Estrela do Norte, paralela à Miguel Sutil. Em seguida, os veículos deverão acessar à direita a Rua Desembargador Trigo de Loureiro, chegando à Avenida do CPA pelo retorno em frente à Decorliz Lar Center, de onde será possível retomar o trajeto pela Miguel Sutil.


A Sinfra-MT lamenta os transtornos provocados pela obra, realizada em um dos principais corredores de transporte da capital. A orientação é para que os motoristas programem seus deslocamentos. Por meio de uma parceria com o aplicativo Waze, todos os trechos bloqueados serão sinalizados, o que facilita a busca por rotas alternativas.

Leia Também:  Assistência técnica fortalece produção de alimentos na Comunidade São Sebastião, em Santo Antônio de Leverger

Complexo Leblon

O Complexo Viário do Jardim Leblon compreende uma série de obras realizadas no entorno da Trincheira Jurumirim, com o objetivo de resolver os problemas no trânsito do local.

As intervenções incluem o alargamento do viaduto sobre a Avenida do CPA, uma nova trincheira em frente a Rua Boa Vista, a passagem de nível em frente a Todimo e outras melhorias para reorganizar o fluxo de veículos na região. O investimento é de R$ 105 milhões.

No caso dos viadutos em frente a Todimo, as estruturas foram supostamente construídas antes de 2014 dentro do projeto do VLT. No entanto, após o início das obras do Complexo Leblon, o Consórcio VLT enviou um ofício para a Sinfra-MT falando que não era possível garantir a segurança das estruturas construídas, o que levou à modificação dos projetos e alteração no cronograma.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA