Mato Grosso

Governador destaca ação da primeira-dama: “Mais uma alternativa eficiente de combate à violência doméstica”

Publicado em

O governador Mauro Mendes afirmou que o programa SER Família Mulher, lançado nesta quarta-feira (09.08), é mais uma alternativa eficiente para combater a violência doméstica em Mato Grosso.

O programa, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, vai conceder auxílio financeiro de R$ 600 para as mulheres que passam por situação de violência doméstica.

“Desejamos que a violência não aconteça. Mas acontecendo, precisamos ter a capacidade de agir de acordo com a lei, e acolher essa mulher, para ela não ficar submissa nessa situação dentro da relação. Esse cartão vai possibilitar uma ajuda para aluguel social, para ela ter um nível de amparo até conseguir reconstruir sua vida”, explicou o governador.

O auxílio vai abranger mulheres em situação de vulnerabilidade financeira e que estiverem sob medida protetiva. Elas também receberão acompanhamento familiar por 12 meses.

“Precisamos restabelecer essa cultura de respeito dos homens com as mulheres. Essa ação é mais um instrumento eficiente, que se soma às medidas que temos implementado, como o boletim de ocorrência virtual e o botao do pânico. Cada vez mais teremos condições e mecanismos para interagir rapidamente e acolher as vítimas”, registrou.

Leia Também:  Bombeiros socorrem 34 vítimas em grave acidente na Serra de São Vicente

Conforme o governador, além dessas medidas e das campanhas de conscientização, o Governo de Mato Grosso dará atenção especial para qualificar as mulheres vítimas de violência doméstica.

“Vamos fazer tudo aquilo que está ao nosso alcance. O programa SER Família Capacita terá um foco especial para essas mulheres, de forma a ajudá-las a terem uma qualificação e independência financeira, passo importante para quebrar o vínculo com o agressor”, pontuou.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Após feminicídio, secretária reforça importância de vítimas de violência manterem medidas protetivas

Published

on

A chefe do Gabinete de Enfrentamento à Violência de Gênero contra a Mulher, Mariell Antonini, reforçou a importância das vítimas de violência doméstica confiarem na rede de proteção e manterem as medidas protetivas.

O alerta foi feito após uma mulher, identificada como Gleici Fátima Machado Ritter, de 37 anos, ser assassinada a tiros, nesta terça-feira (23.6), em Guarantã do Norte. O principal suspeito é o companheiro dela, de 33 anos. O crime está sendo investigado pela Polícia Civil como feminicídio consumado.

Ele já possuía um longo histórico de violência doméstica contra a vítima. Em novembro de 2025, após um pedido feito pela própria vítima, a medida protetiva que existia contra o investigado foi revogada e ele voltou a responder ao processo em liberdade.

“É importante que toda mulher compreenda que o rompimento do ciclo da violência nem sempre é um processo simples. Muitas vezes, existem obstáculos relacionados à dependência afetiva, dependência econômica, medo, preconceito e outros fatores que dificultam a tomada de decisão. Por isso, é fundamental buscar apoio, acreditar na rede de proteção e no sistema de Justiça”, destacou.

Leia Também:  Assembleia Legislativa aprova contas de 2024 do Governo de MT

Segundo Mariell Antonini, a violência doméstica costuma seguir um ciclo que tende a se agravar ao longo do tempo.

“A violência é cíclica e, muitas vezes, começa com sinais que podem parecer menos graves, mas pode evoluir para situações cada vez mais letais, culminando na morte da vítima. Ameaças e agressões precisam ser compreendidas como sinais de alerta, e a busca por ajuda deve acontecer o quanto antes”, afirmou.

As primeiras denúncias contra o suspeito foram registradas em 2023, quando Gleici procurou as autoridades para relatar episódios de violência doméstica. Em 2024, novas intervenções policiais ocorreram por crimes como lesão corporal, injúria e posse irregular de arma de fogo, todos envolvendo o mesmo casal.

Já em julho de 2025, o suspeito foi preso em flagrante por lesão corporal no contexto de violência doméstica, após a vítima acionar as forças de segurança. Na ocasião, foram concedidas medidas protetivas de urgência em favor de Gleici. Meses depois, entretanto, a vítima solicitou a revogação da medida, o que resultou na liberdade do suspeito.

Leia Também:  Polícia Militar prende dois homens e apreende cinco armas de fogo em Vila Rica

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA