Mato Grosso

“Duplicação vai salvar muitas vidas e valorizar toda a nossa região”, afirma comerciante de Várzea Grande

Publicado em

Quem passa pela BR-070, no trecho entre Cuiabá e Várzea Grande, percebe que a paisagem mudou. No canteiro, as máquinas seguem em ritmo acelerado e o asfalto novo ganha cada vez mais espaço. São as obras de duplicação da Rodovia dos Imigrantes, contratadas pelo Governo de Mato Grosso, por meio da concessionária Nova Rota do Oeste.

O Rogério Barbosa, que tem uma pastelaria às margens da Rodovia, acompanha dia a dia o avanço dos trabalhos e afirma que ver a duplicação sair do papel representa uma conquista para toda a comunidade.

“É uma satisfação imensa a gente ver tudo isso acontecendo. É uma obra que a gente está esperando há muitos anos. Essa duplicação vai trazer muitos benefícios, não só para nós, empresários, mas para a vida dos caminhoneiros e dos moradores. Vai valorizar toda essa região e salvar muitas vidas”, afirma o comerciante.

Rogério ainda lembra que, devido ao alto fluxo de caminhões na rodovia, ele próprio evitava passar pelo local e agora a duplicação do trecho vai trazer mais segurança para quem passa por lá.

Leia Também:  Governo de MT lança licitação internacional para implantação de novo Data Center
Drone: Reinaldo Sena/Secom-MT

“Quantas vidas já se perderam nessa rodovia, né? Agora, essa duplicação e a iluminação nova vão trazer mais segurança para todos nós. A gente fica muito feliz quando vê que o nosso dinheiro de imposto está sendo muito bem empregado em obras como essa, em benefício de todos”, pontua.

O representante comercial Rubem Paulo, que mora em Cuiabá e trabalha em Várzea Grande, também ressalta a importância da duplicação para dar mais segurança para quem passa diariamente pelo local.

“É uma rodovia importante, conecta as Regiões Norte e Sul do Estado, por isso tem um fluxo muito alto de caminhões, e diariamente a gente via acidentes aqui na rodovia. Eu já perdi amigos nessa estrada, por isso essa duplicação é muito aguardada por todos nós. E a gente que passa por aqui percebe que as obras realmente estão avançando, principalmente aqui do lado de Cuiabá. Já estamos ansiosos com a entrega desse trecho”, afirma.

Governo de MT está duplicando a ponte sobre o Rio Cuiabá na Rodovia dos Imigrantes | Drone: Reinaldo Sena/Secom-MT

Obras a todo vapor

Leia Também:  Governador: "Oeste de MT tinha só 392 km de asfalto; estamos entregando mais de 1.000 km em oito anos"

As obras na Rodovia dos Imigrantes contemplam a duplicação de um trecho de 28,1 quilômetros, além da construção de uma nova ponte, cinco viadutos, três retornos e 7 quilômetros de vias marginais, eliminando os conflitos viários e ampliando a segurança de todos que percorrem o trecho.

Do lado de Cuiabá, dos 16 quilômetros de duplicação previstos, 11 km já estão finalizados e 8 quilômetros de pista antiga já foram recuperados. A ponte sobre o Rio Cuiabá também já está na reta final. A superestrutura já foi finalizada e resta a conclusão do encabeçamento e do asfaltamento.

No trecho de Várzea Grande, dos 11,8 quilômetros de duplicação previstos, três quilômetros já foram concluídos.

As obras seguem para a conclusão dos trechos restantes e recuperação da pista já existente, além da construção de vias marginais, viadutos e iluminação.

Juntas, as obras representam o investimento de R$ 581,37 milhões.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Polícia Civil deflagra operação e prende empresário e gestora em flagrante por “gato” em energia elétrica

Published

on

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (23.6), a Operação Gateiro, para apurar o desvio de energia elétrica, popularmente conhecido como “gato”, em Várzea Grande. Durante a operação, um empresário, de 53 anos, e a gestora de um Centro de Recuperação para Dependentes Químicos acabaram presos em flagrante.

A princípio, a operação, realizada pela Delegacia Especializada de Estelionato de Várzea Grande (DEE-VG), visava cumprir um mandado judicial de busca e apreensão domiciliar em Cuiabá em desfavor de um técnico eletricista, de 54 anos, apontado como o responsável por instalar um esquema de desvio de energia elétrica em uma empresa do ramo de carnes localizada em Várzea Grande.

O mandado judicial, expedido pela 4ª Vara Criminal de Várzea Grande, foi um desdobramento da Operação Curto-Circuito, deflagrada em 2025, que revelou um esquema de fraudes em medidores de energia elétrica em estabelecimentos comerciais da região metropolitana de Várzea Grande.

Durante a busca, os policiais realizaram uma varredura na residência do suspeito e apreenderam o aparelho celular dele, material que passará a compor os autos do inquérito policial em andamento e poderá subsidiar novas linhas de investigação.

Leia Também:  Alunos da Escola Maria Dimpina conhecem a metodologia de acolhimento dos Círculos de Paz

Na sequência das diligências, a equipe da DEE-VG deu continuidade às ações fiscalizatórias, em conjunto com a Energisa e a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), voltadas à apuração de eventuais fraudes em medidores de energia elétrica em empresas do segmento de distribuição de bebidas, restaurantes e em uma casa de recuperação de dependentes químicos da região.

Em um dos estabelecimentos, um restaurante no bairro Jardim Eldorado, a equipe da DEE-VG, acompanhada do delegado Ruy Guilherme Peral, flagrou um medidor de energia elétrica fraudado. Diante disso, o proprietário do local, de 53 anos, foi preso em flagrante por estelionato.

Também foi localizado um medidor de energia com fraude em um centro de recuperação para dependentes químicos no bairro Capão do Pequi. A gestora e tesoureira da ONG, de 44 anos, foi presa em flagrante. Os dois presos nesta terça-feira são reincidentes no crime de estelionato por fraude de energia elétrica.

“A Operação Gateiro é um desdobramento natural e técnico das investigações iniciadas na Operação Curto-Circuito. Identificar e responsabilizar aqueles que implementam as estruturas físicas das fraudes é fundamental para desarticular por completo esses esquemas criminosos que causam prejuízo milionário às distribuidoras de energia e, em última análise, a toda a sociedade”, afirmou o delegado Ruy Guilherme Peral, coordenador do Núcleo de Inteligência da DEE-VG.

Leia Também:  Polícia Civil prende homem investigado por integrar organização criminosa

As diligências fiscalizatórias seguem em andamento. Novos desdobramentos serão informados à medida que as apurações avançarem.

O nome da operação, Gateiro, faz alusão à denominação atribuída, popularmente, ao técnico que implementa “gatos” na rede elétrica.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA