Mato Grosso
CGE conclui programação da Semana de Ouvidoria com foco em transparência e melhoria dos serviços
Publicado em
2 de abril de 2026por
Da Redação
A Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso (CGE-MT) encerrou, na quarta-feira (1º.4), a programação da Semana de Ouvidoria e Transparência, cujo tema deste ano foi “Ouvidoria Governamental e Melhoria do Cotidiano do Cidadão”, com a capacitação “Rotinas de Ouvidoria e Fale Cidadão 2.0”. A atividade reuniu ouvidores dos órgãos e entidades do Governo de Mato Grosso e teve como foco o aprimoramento do uso do sistema e a qualificação do atendimento ao cidadão.
No período da manhã, a coordenadora de Ouvidoria e Transparência da CGE, Aline Landini, e o auditor Marcos Fujimura apresentaram o passo a passo do sistema Fale Cidadão 2.0, além de esclarecer dúvidas práticas dos participantes, como o correto registro de manifestações, incluindo denúncias anônimas e identificadas.
Já no período da tarde, a capacitação abordou a Instrução Normativa nº 01/2026, que trata das rotinas, fluxos e procedimentos das ouvidorias estaduais. A capacitação marcou o encerramento das ações realizadas ao longo da semana, voltadas ao fortalecimento da Rede de Ouvidoria e à melhoria dos serviços públicos.
A programação teve início na segunda-feira (30.3), no Laboratório Central de Inovações em Práticas Públicas (LabSin), com a Oficina de Experiência do Usuário e Desenvolvimento de Soluções. Conduzida pelos facilitadores Alessandra Oliveira e Rosberg Bozzeto, a atividade promoveu reflexões sobre desafios do cotidiano e incentivou a construção de soluções mais eficazes, com foco no cidadão.
“A oficina convida os participantes a analisarem situações reais do dia a dia e pensarem em soluções de forma mais criativa, sempre com o usuário no centro. É para ele que trabalhamos”, destacou a gerente do LabSin, Alessandra Oliveira.
Na abertura da semana, o coordenador de Participação Social da CGE, Vilson Nery, ressaltou a importância da iniciativa como espaço de integração e fortalecimento das ouvidorias. “A Semana de Ouvidoria e Transparência é um momento de diálogo e troca de experiências. A ouvidoria é o elo entre o cidadão e o Estado, e investir na qualificação dos profissionais fortalece esse papel e melhora a resposta à população”, afirmou.
Já na terça-feira (31.3), a agenda incluiu o lançamento de novas ferramentas voltadas à transparência e ao acesso à informação, além de palestras com especialistas e reuniões técnicas entre os ouvidores para alinhamento de práticas e estratégias.
Balanço positivo
Ao final da programação, os participantes fizeram um balanço positivo da Semana de Ouvidoria e Transparência, destacando o aprendizado, a troca de experiências e o fortalecimento do trabalho desenvolvido nas unidades.
O ouvidor setorial da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Paulo Eduardo Molina, destacou que a oficina realizada na segunda-feira trouxe reflexões importantes para o atendimento ao cidadão.
“O maior aprendizado é reforçar nosso compromisso com o cidadão, que é o principal beneficiário do nosso trabalho. Precisamos garantir acesso e respostas dentro do prazo e com qualidade. Cada capacitação contribui para nos tornar servidores mais preparados e eficientes”, afirmou.
Já a ouvidora do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), Débora Moraes, avaliou de forma positiva as atividades, especialmente o lançamento do Fale Cidadão 2.0 e os debates sobre legislação.
“O novo sistema traz mais agilidade e organização para o nosso trabalho. As palestras sobre a Lei de Acesso à Informação e a Lei Geral de Proteção de Dados foram muito importantes, pois ajudam a entender como essas normas se complementam no dia a dia da ouvidoria”, destacou.
A ouvidora do Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem), Larissa Rafaela de Figueiredo, ressaltou a importância da semana para a atualização dos profissionais.
“Muitas vezes, ficamos focados na realidade do nosso órgão. Esses encontros ampliam nossa visão, trazem atualizações e nos ajudam a melhorar o atendimento. A capacitação é essencial para que possamos atender ao cidadão com mais segurança e qualidade”, disse.
Valorização das ouvidorias
A Semana de Ouvidoria e Transparência reforça o compromisso da CGE-MT com a melhoria dos serviços públicos, a valorização das ouvidorias e o fortalecimento da participação social.
“Encerramos a Semana de Ouvidoria e Transparência com um saldo muito positivo. Foram dias de aprendizado, troca de experiências e avanços importantes que fortalecem o trabalho das ouvidorias e melhoram o atendimento ao cidadão”, finalizou a secretária adjunta de Ouvidoria-Geral e Transparência da CGE, Karen Oldoni.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
“Temos encontrado no Governo de MT o apoio que Rondonópolis precisa”, afirma prefeito
Published
17 minutos agoon
22 de junho de 2026By
Da Redação
O prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, afirmou que o município tem encontrado no Governo de Mato Grosso o apoio necessário para executar obras histórias na cidade. Entre elas, a parceria para o asfaltamento e construção da drenagem do bairro Sagrada Família, com investimento de R$ 57 milhões, sendo metade do valor com recursos do Estado e metade da prefeitura.
A afirmação foi realizada depois que o governador Otaviano Pivetta assinou, nesta segunda-feira (22.6), a ordem de serviço para o início das obras do maior projeto de asfaltamento urbano da história de Rondonópolis e a autorização de ações para atender a população idosa do município.
“O governo tem sido parceiro para enfrentar os grandes gargalos de Rondonópolis. Hoje, o município se tornou a cidade que mais atrai investimento privado em toda a região Centro-Oeste. Muitas vezes, a prefeitura não consegue fazer essas obras sozinha; e, se fizer, pode comprometer investimentos prioritários também nos bairros da cidade. Temos encontrado no Governo do Estado o apoio que precisamos. Isso vai ser essencial para estruturar a nossa cidade para um novo momento”, destacou.
Cláudio citou alguns exemplos de obras e ações que recebem recursos do Estado e que estão trazendo mais qualidade de vida para Rondonópolis como, por exemplo, a duplicação do Rodoanel e o contrato de R$ 260 milhões com a Santa Casa de Rondonópolis para aumentar o atendimento de alta complexidade na região sul de Mato Grosso.
“Muito obrigado por ficar ao lado de Rondonópolis e ser um grande parceiro da prefeitura”, acrescentou.
Os investimentos anunciados pelo governo para o município de Rondonópolis, nesta quarta, somam mais de R$ 84,4 milhões de reais entre recursos estaduais e a contrapartida da Prefeitura de Rondonópolis.
“O dever do governo é trazer a força do Estado para ajudar os municípios a melhorar suas cidades e, com a parceria entre governo e prefeitura, Rondonópolis cumpre esse objetivo. Com a cidade bem cuidada, arrumada e limpa, o povo fica mais saudável e alegre. Isso é o que buscamos fazer. O governo trabalha para gerar bem-estar em escala para a população mato-grossense”, afirmou o governador Otaviano Pivetta.
As obras de asfaltamento vão beneficiar o bairro Sagrada Família, que é o mais extenso da zona urbana de Rondonópolis. Serão cerca de 20 quilômetros de asfalto novo construído. Segundo a prefeitura, mais de 10 mil pessoas serão beneficiadas diretamente com as obras.
“Os moradores esperaram mais de 40 anos por esse asfalto. Essa é a maior obra de construção de asfalto e drenagem já lançada na história do município de Rondonópolis. A união do Estado e do município conquistou esse resultado tão importante para a nossa cidade”, apontou o secretário municipal de Infraestrutura, Lucas Luz.
Além do asfalto no bairro Sagrada Família, o governo vai construir um novo Instituto de Longa Permanência para Idosos (ILPI), com 104 leitos. O investimento do Estado é de R$ 15,5 milhões.
Já o Lar dos Idosos Paul Percy Harris, que também fica no bairro Sagrada Família, será reformado e ampliado. O valor do convênio é de R$ 10 milhões, sendo R$ 7 milhões do Estado e R$ 3 milhões da prefeitura.
O deputado federal Fábio Garcia apontou que investimentos como esses estão transformando Rondonópolis e proporcionando mais qualidade de vida para a população.
“O governo está honrando todos os compromissos que fez até hoje. Mato Grosso é um dos estados que mais investem no Brasil e esses investimentos estão transformando Rondonópolis em uma grande potência. O município respira novas oportunidades. Tenho certeza de que o governo vai continuar no caminho certo para trazer mais desenvolvimento para cada cidade e para cada mato-grossense”, disse.
Participaram da solenidade em Rondonópolis os deputados estaduais Nininho e Chico Guarnieri, além de autoridades locais.
Fonte: Governo MT – MT
“Temos encontrado no Governo de MT o apoio que Rondonópolis precisa”, afirma prefeito
Homem é preso pela Polícia Militar suspeito de manter mulher em cárcere privado
Lei Seca prende 12 motoristas por embriaguez ao volante em Cuiabá e Rondonópolis
Governo inaugura nova sede da Sema em Tangará da Serra nesta terça (23)
Corpo de Bombeiros resgata duas vítimas após grave colisão frontal na MT-485
GRANDE CUIABÁ
O poder do Visual Merchandising: Paulo Selani traz palestra inédita a Cuiabá
Cuiabá será palco, no dia 9 de outubro, de uma experiência única para quem atua no varejo, na moda...
Sexta tem noite nordestina em Cuiabá; entenda
Na próxima sexta-feira (7), Cuiabá será palco de uma verdadeira celebração da cultura nordestina. O Restaurante do Tião, conhecido por...
Parceria entre Abílio e Mauro Mendes agrada população, diz levantamento
O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), começa sua gestão com grande aprovação popular. De acordo com pesquisa da Percent,...
MATO GROSSO
“Temos encontrado no Governo de MT o apoio que Rondonópolis precisa”, afirma prefeito
O prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, afirmou que o município tem encontrado no Governo de Mato Grosso o apoio necessário...
Homem é preso pela Polícia Militar suspeito de manter mulher em cárcere privado
Uma mulher, de 25 anos, foi resgatada neste domingo (21.6), por policiais militares do 3º Batalhão, após ser vítima de...
Lei Seca prende 12 motoristas por embriaguez ao volante em Cuiabá e Rondonópolis
A Operação Lei Seca resultou na prisão de 17 condutores por embriaguez ao volante durante fiscalizações realizadas, neste fim de...
POLÍCIA
PF prende homem com 40 caixas de anabolizantes em operação em Cáceres
A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (11) a operação A.D.E. em Cáceres, com o objetivo de combater a distribuição...
Indígena se entrega após matar irmão e ferir outros dois familiares em MT
A Polícia Civil de Mato Grosso cumpriu, nesta segunda-feira (10), a prisão temporária de um indígena investigado pelo homicídio do...
Ataque fatal: Tiros matam dois e ferem jovem em frente a campo de futebol
Um jovem de 22 anos, identificado como Silas Armando Cruz de Freitas, e um adolescente de 13 foram executados a...
ENTRETENIMENTO
Mariana Rios celebra 6 meses do filho Palo com festa temática circense: ‘Viva o amor!
Mariana Rios, de 40 anos, encantou os seguidores nesta segunda-feira (22), ao celebrar os 6 meses de vida de Palo,...
Amanda Araújo vídeo emocionante da casa onde Richarlison cresceu no Espírito Santo
A influenciadora Amanda Araújo, de 23 anos, compartilhou nesta segunda-feira (22), um momento especial ao lado do namorado, o jogador...
Samara Felippo exibe bronzeado e revela curiosidades pessoais em trend: ‘Viciada’
A atriz Samara Felippo, de 47 anos, entrou na onda das trends do Instagram e compartilhou momentos descontraídos com os...
ESPORTES
Colômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
A seleção da Colômbia iniciou sua caminhada no Mundial com uma vitória segura. Em partida realizada nesta quarta-feira, no Estádio...
Gana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L
Gana começou bem sua campanha na Copa do Mundo de 2026 ao superar o Panamá por 1 a 0 nesta...
Inglaterra vence Croácia em estreia movimentada na Copa do Mundo
A seleção da Inglaterra começou sua trajetória no Mundial de 2026 com o pé direito. Em um confronto repleto de...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Esportes6 dias agoNeymar volta ao gramado e alimenta esperança para sequência do Brasil na Copa
-
ENTRETENIMENTO6 dias agoRenata Silveira realiza sonho histórico ao narrar Copa do Mundo direto do estádio
-
Esportes6 dias agoHaaland brilha em estreia e Noruega goleia Iraque na Copa do Mundo
-
POLÍTICA NACIONAL7 dias agoPaim cobra avanço de PEC que acaba com a escala 6×1

