Mato Grosso

CGE conclui programação da Semana de Ouvidoria com foco em transparência e melhoria dos serviços

Publicado em

A Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso (CGE-MT) encerrou, na quarta-feira (1º.4), a programação da Semana de Ouvidoria e Transparência, cujo tema deste ano foi “Ouvidoria Governamental e Melhoria do Cotidiano do Cidadão”, com a capacitação “Rotinas de Ouvidoria e Fale Cidadão 2.0”. A atividade reuniu ouvidores dos órgãos e entidades do Governo de Mato Grosso e teve como foco o aprimoramento do uso do sistema e a qualificação do atendimento ao cidadão.

No período da manhã, a coordenadora de Ouvidoria e Transparência da CGE, Aline Landini, e o auditor Marcos Fujimura apresentaram o passo a passo do sistema Fale Cidadão 2.0, além de esclarecer dúvidas práticas dos participantes, como o correto registro de manifestações, incluindo denúncias anônimas e identificadas.

Já no período da tarde, a capacitação abordou a Instrução Normativa nº 01/2026, que trata das rotinas, fluxos e procedimentos das ouvidorias estaduais. A capacitação marcou o encerramento das ações realizadas ao longo da semana, voltadas ao fortalecimento da Rede de Ouvidoria e à melhoria dos serviços públicos.

A programação teve início na segunda-feira (30.3), no Laboratório Central de Inovações em Práticas Públicas (LabSin), com a Oficina de Experiência do Usuário e Desenvolvimento de Soluções. Conduzida pelos facilitadores Alessandra Oliveira e Rosberg Bozzeto, a atividade promoveu reflexões sobre desafios do cotidiano e incentivou a construção de soluções mais eficazes, com foco no cidadão.

“A oficina convida os participantes a analisarem situações reais do dia a dia e pensarem em soluções de forma mais criativa, sempre com o usuário no centro. É para ele que trabalhamos”, destacou a gerente do LabSin, Alessandra Oliveira.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros combate incêndio em terreno baldio em bairro residêncial

Na abertura da semana, o coordenador de Participação Social da CGE, Vilson Nery, ressaltou a importância da iniciativa como espaço de integração e fortalecimento das ouvidorias. “A Semana de Ouvidoria e Transparência é um momento de diálogo e troca de experiências. A ouvidoria é o elo entre o cidadão e o Estado, e investir na qualificação dos profissionais fortalece esse papel e melhora a resposta à população”, afirmou.

Já na terça-feira (31.3), a agenda incluiu o lançamento de novas ferramentas voltadas à transparência e ao acesso à informação, além de palestras com especialistas e reuniões técnicas entre os ouvidores para alinhamento de práticas e estratégias.

Balanço positivo

Ao final da programação, os participantes fizeram um balanço positivo da Semana de Ouvidoria e Transparência, destacando o aprendizado, a troca de experiências e o fortalecimento do trabalho desenvolvido nas unidades.

O ouvidor setorial da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Paulo Eduardo Molina, destacou que a oficina realizada na segunda-feira trouxe reflexões importantes para o atendimento ao cidadão.

“O maior aprendizado é reforçar nosso compromisso com o cidadão, que é o principal beneficiário do nosso trabalho. Precisamos garantir acesso e respostas dentro do prazo e com qualidade. Cada capacitação contribui para nos tornar servidores mais preparados e eficientes”, afirmou.

Leia Também:  O combate à violência doméstica é responsabilidade de todos

Já a ouvidora do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), Débora Moraes, avaliou de forma positiva as atividades, especialmente o lançamento do Fale Cidadão 2.0 e os debates sobre legislação.

“O novo sistema traz mais agilidade e organização para o nosso trabalho. As palestras sobre a Lei de Acesso à Informação e a Lei Geral de Proteção de Dados foram muito importantes, pois ajudam a entender como essas normas se complementam no dia a dia da ouvidoria”, destacou.

A ouvidora do Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem), Larissa Rafaela de Figueiredo, ressaltou a importância da semana para a atualização dos profissionais.

“Muitas vezes, ficamos focados na realidade do nosso órgão. Esses encontros ampliam nossa visão, trazem atualizações e nos ajudam a melhorar o atendimento. A capacitação é essencial para que possamos atender ao cidadão com mais segurança e qualidade”, disse.

Valorização das ouvidorias

A Semana de Ouvidoria e Transparência reforça o compromisso da CGE-MT com a melhoria dos serviços públicos, a valorização das ouvidorias e o fortalecimento da participação social.

“Encerramos a Semana de Ouvidoria e Transparência com um saldo muito positivo. Foram dias de aprendizado, troca de experiências e avanços importantes que fortalecem o trabalho das ouvidorias e melhoram o atendimento ao cidadão”, finalizou a secretária adjunta de Ouvidoria-Geral e Transparência da CGE, Karen Oldoni.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

“Temos encontrado no Governo de MT o apoio que Rondonópolis precisa”, afirma prefeito

Published

on

O prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, afirmou que o município tem encontrado no Governo de Mato Grosso o apoio necessário para executar obras histórias na cidade. Entre elas, a parceria para o asfaltamento e construção da drenagem do bairro Sagrada Família, com investimento de R$ 57 milhões, sendo metade do valor com recursos do Estado e metade da prefeitura.

A afirmação foi realizada depois que o governador Otaviano Pivetta assinou, nesta segunda-feira (22.6), a ordem de serviço para o início das obras do maior projeto de asfaltamento urbano da história de Rondonópolis e a autorização de ações para atender a população idosa do município.

“O governo tem sido parceiro para enfrentar os grandes gargalos de Rondonópolis. Hoje, o município se tornou a cidade que mais atrai investimento privado em toda a região Centro-Oeste. Muitas vezes, a prefeitura não consegue fazer essas obras sozinha; e, se fizer, pode comprometer investimentos prioritários também nos bairros da cidade. Temos encontrado no Governo do Estado o apoio que precisamos. Isso vai ser essencial para estruturar a nossa cidade para um novo momento”, destacou.

Cláudio citou alguns exemplos de obras e ações que recebem recursos do Estado e que estão trazendo mais qualidade de vida para Rondonópolis como, por exemplo, a duplicação do Rodoanel e o contrato de R$ 260 milhões com a Santa Casa de Rondonópolis para aumentar o atendimento de alta complexidade na região sul de Mato Grosso.

Leia Também:  Polícia Militar apreende armas de fogo e recupera veículos após roubo em propriedade rural em Cuiabá

“Muito obrigado por ficar ao lado de Rondonópolis e ser um grande parceiro da prefeitura”, acrescentou.

Os investimentos anunciados pelo governo para o município de Rondonópolis, nesta quarta, somam mais de R$ 84,4 milhões de reais entre recursos estaduais e a contrapartida da Prefeitura de Rondonópolis.

“O dever do governo é trazer a força do Estado para ajudar os municípios a melhorar suas cidades e, com a parceria entre governo e prefeitura, Rondonópolis cumpre esse objetivo. Com a cidade bem cuidada, arrumada e limpa, o povo fica mais saudável e alegre. Isso é o que buscamos fazer. O governo trabalha para gerar bem-estar em escala para a população mato-grossense”, afirmou o governador Otaviano Pivetta.

As obras de asfaltamento vão beneficiar o bairro Sagrada Família, que é o mais extenso da zona urbana de Rondonópolis. Serão cerca de 20 quilômetros de asfalto novo construído. Segundo a prefeitura, mais de 10 mil pessoas serão beneficiadas diretamente com as obras.

“Os moradores esperaram mais de 40 anos por esse asfalto. Essa é a maior obra de construção de asfalto e drenagem já lançada na história do município de Rondonópolis. A união do Estado e do município conquistou esse resultado tão importante para a nossa cidade”, apontou o secretário municipal de Infraestrutura, Lucas Luz.

Leia Também:  O combate à violência doméstica é responsabilidade de todos

Além do asfalto no bairro Sagrada Família, o governo vai construir um novo Instituto de Longa Permanência para Idosos (ILPI), com 104 leitos. O investimento do Estado é de R$ 15,5 milhões.

Já o Lar dos Idosos Paul Percy Harris, que também fica no bairro Sagrada Família, será reformado e ampliado. O valor do convênio é de R$ 10 milhões, sendo R$ 7 milhões do Estado e R$ 3 milhões da prefeitura.

O deputado federal Fábio Garcia apontou que investimentos como esses estão transformando Rondonópolis e proporcionando mais qualidade de vida para a população.

“O governo está honrando todos os compromissos que fez até hoje. Mato Grosso é um dos estados que mais investem no Brasil e esses investimentos estão transformando Rondonópolis em uma grande potência. O município respira novas oportunidades. Tenho certeza de que o governo vai continuar no caminho certo para trazer mais desenvolvimento para cada cidade e para cada mato-grossense”, disse.

Participaram da solenidade em Rondonópolis os deputados estaduais Nininho e Chico Guarnieri, além de autoridades locais.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA