Mato Grosso

CGE conclui programação da Semana de Ouvidoria com foco em transparência e melhoria dos serviços

Publicado em

A Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso (CGE-MT) encerrou, na quarta-feira (1º.4), a programação da Semana de Ouvidoria e Transparência, cujo tema deste ano foi “Ouvidoria Governamental e Melhoria do Cotidiano do Cidadão”, com a capacitação “Rotinas de Ouvidoria e Fale Cidadão 2.0”. A atividade reuniu ouvidores dos órgãos e entidades do Governo de Mato Grosso e teve como foco o aprimoramento do uso do sistema e a qualificação do atendimento ao cidadão.

No período da manhã, a coordenadora de Ouvidoria e Transparência da CGE, Aline Landini, e o auditor Marcos Fujimura apresentaram o passo a passo do sistema Fale Cidadão 2.0, além de esclarecer dúvidas práticas dos participantes, como o correto registro de manifestações, incluindo denúncias anônimas e identificadas.

Já no período da tarde, a capacitação abordou a Instrução Normativa nº 01/2026, que trata das rotinas, fluxos e procedimentos das ouvidorias estaduais. A capacitação marcou o encerramento das ações realizadas ao longo da semana, voltadas ao fortalecimento da Rede de Ouvidoria e à melhoria dos serviços públicos.

A programação teve início na segunda-feira (30.3), no Laboratório Central de Inovações em Práticas Públicas (LabSin), com a Oficina de Experiência do Usuário e Desenvolvimento de Soluções. Conduzida pelos facilitadores Alessandra Oliveira e Rosberg Bozzeto, a atividade promoveu reflexões sobre desafios do cotidiano e incentivou a construção de soluções mais eficazes, com foco no cidadão.

“A oficina convida os participantes a analisarem situações reais do dia a dia e pensarem em soluções de forma mais criativa, sempre com o usuário no centro. É para ele que trabalhamos”, destacou a gerente do LabSin, Alessandra Oliveira.

Leia Também:  Setasc divulga os sorteados para o Camarote dos Autistas no jogo entre Cuiabá e Coritiba neste domingo (12)

Na abertura da semana, o coordenador de Participação Social da CGE, Vilson Nery, ressaltou a importância da iniciativa como espaço de integração e fortalecimento das ouvidorias. “A Semana de Ouvidoria e Transparência é um momento de diálogo e troca de experiências. A ouvidoria é o elo entre o cidadão e o Estado, e investir na qualificação dos profissionais fortalece esse papel e melhora a resposta à população”, afirmou.

Já na terça-feira (31.3), a agenda incluiu o lançamento de novas ferramentas voltadas à transparência e ao acesso à informação, além de palestras com especialistas e reuniões técnicas entre os ouvidores para alinhamento de práticas e estratégias.

Balanço positivo

Ao final da programação, os participantes fizeram um balanço positivo da Semana de Ouvidoria e Transparência, destacando o aprendizado, a troca de experiências e o fortalecimento do trabalho desenvolvido nas unidades.

O ouvidor setorial da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Paulo Eduardo Molina, destacou que a oficina realizada na segunda-feira trouxe reflexões importantes para o atendimento ao cidadão.

“O maior aprendizado é reforçar nosso compromisso com o cidadão, que é o principal beneficiário do nosso trabalho. Precisamos garantir acesso e respostas dentro do prazo e com qualidade. Cada capacitação contribui para nos tornar servidores mais preparados e eficientes”, afirmou.

Leia Também:  Polícia Militar prende suspeito de manter namorada em cárcere privado em Várzea Grande

Já a ouvidora do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), Débora Moraes, avaliou de forma positiva as atividades, especialmente o lançamento do Fale Cidadão 2.0 e os debates sobre legislação.

“O novo sistema traz mais agilidade e organização para o nosso trabalho. As palestras sobre a Lei de Acesso à Informação e a Lei Geral de Proteção de Dados foram muito importantes, pois ajudam a entender como essas normas se complementam no dia a dia da ouvidoria”, destacou.

A ouvidora do Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem), Larissa Rafaela de Figueiredo, ressaltou a importância da semana para a atualização dos profissionais.

“Muitas vezes, ficamos focados na realidade do nosso órgão. Esses encontros ampliam nossa visão, trazem atualizações e nos ajudam a melhorar o atendimento. A capacitação é essencial para que possamos atender ao cidadão com mais segurança e qualidade”, disse.

Valorização das ouvidorias

A Semana de Ouvidoria e Transparência reforça o compromisso da CGE-MT com a melhoria dos serviços públicos, a valorização das ouvidorias e o fortalecimento da participação social.

“Encerramos a Semana de Ouvidoria e Transparência com um saldo muito positivo. Foram dias de aprendizado, troca de experiências e avanços importantes que fortalecem o trabalho das ouvidorias e melhoram o atendimento ao cidadão”, finalizou a secretária adjunta de Ouvidoria-Geral e Transparência da CGE, Karen Oldoni.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Secel apresentará estudo do Produto Interno Bruto e pacote de editais 2026/2027 para a cultura mato-grossense

Published

on

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) apresentará na próxima quinta-feira (25.6), às 19h, os resultados da pesquisa Produto Interno Bruto (PIB) da Economia da Cultura e das Indústrias Criativas de Mato Grosso, realizada em parceria com a Fundação Itaú. Na ocasião, será apresentado também o pacote de editais 2026/2027 do Governo de Mato Grosso para fomento à cultura do Estado. O evento será realizado no Cine Teatro Cuiabá.

Inédito e baseado em metodologia nacionalmente reconhecida, o estudo do PIB reúne dados econômicos confiáveis que dimensionam a relevância dos setores culturais e criativos para a economia mato-grossense nos últimos anos. O indicador econômico é fundamental para identificar tendências, monitorar o desempenho e tomar medidas para estimular o desenvolvimento desses setores.

A pesquisa traz uma análise do período de 2012 a 2021 a partir de dados captados pelo Observatório da Cultura, Economia Criativa, Esporte e Lazer da Secel, com a colaboração da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT), da Junta Comercial do Estado de Mato Grosso (Jucemat) e da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM).

Leia Também:  Setasc divulga os sorteados para o Camarote dos Autistas no jogo entre Cuiabá e Coritiba neste domingo (12)

Já o pacote de editais traz as seleções públicas do programa de incentivo à cultura de Mato Grosso, que será promovido pela Secel no decorrer deste e do próximo ano. Com investimento total de mais de R$ 75 milhões, o programa é composto por editais com recursos próprios do Governo de Mato Grosso, de Arranjos Regionais com o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab).

Os editais abrangem todos os segmentos da cadeia produtiva da cultura, como economia criativa, audiovisual, patrimônio histórico, museus, literatura e bibliotecas, expressões artísticas, povos e comunidades tradicionais, Pontos de Cultura, entre outros. Estão inclusas no programa de incentivo ações de fomento, formação e desenvolvimento, gestão, eventos e circulação.

Para participar do evento de lançamento, os interessados devem se inscrever neste link aqui .

Serviço:
Lançamento PIB da Economia da Cultura e editais da Secel 2026/2027
Quando: quinta-feira (25.6), às 19h
Local: Cine Teatro Cuiabá
Inscrição: aqui

Fonte: Governo MT – MT

Leia Também:  Seduc garante direito à educação de crianças impossibilitadas de frequentar aulas presenciais

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA