Política MT
ALMT consolida políticas públicas e fortalece protagonismo feminino no esporte
Publicado em
6 de março de 2026por
Da Redação
O Dia Internacional da Mulher, celebrado neste domingo, 8 de março, é mais do que flores e homenagens. A data convida à reflexão sobre direitos, oportunidades e espaços de destaque. Na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), esse compromisso se materializa em leis e projetos que ampliam a presença feminina no esporte e fortalecem políticas públicas voltadas à igualdade de oportunidades.
O cenário nacional demonstra avanço. Estudos recentes apontam crescimento do interesse das mulheres pela prática de atividades físicas desde 2020. Além disso, pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos, as mulheres foram maioria na delegação brasileira em Paris, ocupando 55% das vagas: reflexo de um processo contínuo de fortalecimento do esporte feminino no país.
Em Mato Grosso, esse movimento encontra respaldo em iniciativas aprovadas pelo Parlamento estadual. A Lei nº 11.553/2021, de autoria do deputado Paulo Araújo (PP), criou o Programa de Incentivo à Prática de Futebol Feminino no Estado. Na avaliação do parlamentar, a legislação representa uma política pública de importante alcance social.
Ana Carolina Duarte, atleta paralímpica de Goalball.
Foto: Douglas Magno/CPB/Exemplus
“A Lei nº 11.553, de nossa autoria, é mais do que um incentivo ao esporte, é um instrumento de transformação social. O futebol feminino garante oportunidade, autoestima e protagonismo às nossas meninas e mulheres. Nosso compromisso é assegurar espaço, respeito e investimento para que elas ocupem todos os campos que desejarem, dentro e fora do esporte”, enfatizou.
Já a Lei nº 11.734/2022, proposta pelo deputado Carlos Avallone (PSDB), instituiu o Programa Mato Grosso Série A, garantindo apoio financeiro também às equipes femininas que disputam competições nacionais. Segundo o parlamentar, o projeto original encaminhado pelo Executivo previa aportes apenas para as equipes masculinas.
“Com a mudança promovida por meio da nossa Lei nº 11.734/2022, as equipes femininas puderam investir e fortalecer seus elencos. A nova legislação fez justiça às mulheres, que já vinham apresentando rendimento expressivo em todas as categorias do futebol e precisavam de apoio. Por isso asseguramos às mulheres o mesmo incentivo financeiro dado pelo governo do Estado aos homens”, destacou.
Avallone afirmou ainda que a medida foi fundamental para o fortalecimento de equipes locais, como as “Tigresas” do Mixto Esporte Clube, que conquistaram o primeiro título nacional de uma equipe mato-grossense, a Série A3, de forma invicta, avançaram à Série A2 e, neste ano, disputam a Série A1, a elite do futebol brasileiro feminino. “Este é um projeto que realmente mudou a realidade do segmento esportivo, estabelecendo a igualdade de gênero no futebol”, declarou.
O reflexo dessas políticas é visível no Mixto, que disputa a Série A do Campeonato Brasileiro Feminino e se tornou o único representante de Mato Grosso e da região Centro-Oeste na elite nacional, tanto no feminino quanto no masculino.
Recém-chegada ao clube, Andressa Anjos, 26 anos, iniciou no futebol em um projeto social criado pelo pai, em Mogi das Cruzes (SP). Até os 14 anos, jogava com meninos, mas precisou migrar para o feminino por falta de competições mistas. “Ter incentivo nas escolas e apoio financeiro aos clubes é algo sensacional. É na iniciação que se formam atletas. Se todos os estados tivessem políticas assim, o futebol feminino estaria em outro patamar”, afirmou.
A meio-campista Isabela Mello também reforça o elenco do Mixto nesta temporada. Ela começou aos 12 anos em um projeto social voltado a crianças em situação de vulnerabilidade e se profissionalizou aos 15 pelo Atlético Mineiro. “Já passou da hora de esperar resultados para depois apoiar. É preciso primeiro oferecer condições de trabalho e incentivo. O Mixto é reflexo disso. Com apoio, os resultados aparecem”, frisou.
Outro avanço importante foi a Lei nº 12.315/2023, de autoria do deputado Fábio Tardin – Fabinho (PSB), que garante às atletas, paratletas, atletas-guia e técnicas a manutenção do benefício do Projeto Olimpus desde a confirmação da gravidez até 180 dias após o parto.
Para Tardin, a iniciativa assegura proteção e respeito às mulheres no esporte. “Garantir o amparo às mulheres no esporte, especialmente durante a maternidade, é uma questão de justiça e de respeito à trajetória dessas atletas. A lei assegura que gestantes e mães continuem recebendo o benefício desde a confirmação da gravidez até 180 dias após o parto, evitando que precisem escolher entre a carreira esportiva e a maternidade. Nosso objetivo é fortalecer políticas públicas que reconheçam a importância da mulher no esporte e garantam condições reais para que elas sigam representando Mato Grosso com dignidade e segurança”, ressaltou.
A paratleta de goalball do Instituto dos Cegos de Mato Grosso Ana Carolina Duarte iniciou no esporte paralímpico aos 13 anos, após adquirir deficiência visual aos 12. Convocada para a seleção brasileira em 2004, participou das Paralimpíadas de Atenas e construiu trajetória no alto rendimento. Em 2021, mudou-se para Mato Grosso para fomentar o paradesporto e passou a integrar o programa Bolsa Atleta estadual. Durante a gravidez do filho Matheus, continuou recebendo o benefício assegurado pela Lei nº 12.315/2023.
“A escolha de engravidar é desafiadora para qualquer atleta. Ter essa segurança fez toda a diferença. Foi uma visão importante do Estado garantir esse amparo às mulheres”, afirmou.
Experiência nacional – A ex-jogadora de basquete Magic Paula, que esteve em Cuiabá na semana passada, destacou que o crescimento do esporte feminino é resultado de políticas estruturadas e investimento contínuo. “Observamos um progresso significativo no esporte feminino. A presença expressiva das mulheres em delegações olímpicas é resultado de um trabalho construído ao longo do tempo”, declarou.
Projetos de Lei em tramitação na ALMT:
Projeto de Lei nº 816/2023 – Fábio Tardin – (PSB) – Institui a Política Estadual de apoio e incentivo à mulher no esporte e dá outras providências.
Projeto de Lei nº 377/2025 – Wilson Santos – (PSD) – Dispõe sobre a valorização e reconhecimento das mulheres praticantes de artes marciais e o fomento à defesa pessoal para mulheres no âmbito do Estado de Mato Grosso.
Fonte: ALMT – MT
Política MT
Juca do Guaraná destina R$ 1 milhão para custeio da saúde de Santo Antônio de Leverger
Published
1 hora agoon
22 de junho de 2026By
Da Redação
O deputado estadual Juca do Guaraná (PSDB) anunciou, na segunda-feira (22), a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 1 milhão para o município de Santo Antônio de Leverger. O recurso será destinado ao custeio da saúde, contribuindo para a manutenção e ampliação dos serviços oferecidos à população.
O anúncio foi feito durante uma reunião com a prefeita Francieli Magalhães (Podemos), ocasião em que foram discutidas as principais demandas do município e a importância do investimento para garantir mais qualidade e eficiência no atendimento aos moradores.
Para Juca do Guaraná, o fortalecimento da saúde pública é uma das prioridades do mandato e a destinação do recurso representa um compromisso com os municípios mato-grossenses.
“Tenho trabalhado para que as demandas dos municípios sejam atendidas e para que os recursos cheguem onde realmente fazem a diferença na vida das pessoas. A saúde é uma área que exige atenção permanente, e essa emenda de R$ 1 milhão vai ajudar Santo Antônio de Leverger a manter e fortalecer os serviços prestados à população”, afirmou o deputado.
O parlamentar destacou ainda a parceria com a gestão municipal e reforçou que o diálogo constante com prefeitos e lideranças é fundamental para direcionar investimentos de acordo com as necessidades de cada cidade.
“Nosso papel é ouvir, buscar soluções e contribuir para que os municípios tenham melhores condições de atender a população. Santo Antônio de Leverger pode contar com o nosso trabalho e com o nosso compromisso”, completou Juca.
A prefeita Francieli Magalhães agradeceu o apoio e ressaltou a importância do recurso para a saúde municipal, destacando que a parceria contribui diretamente para a melhoria dos serviços oferecidos aos moradores.
Fonte: ALMT – MT
Prefeitura lança programa “Acelera VG água” para ouvir população
Juca do Guaraná destina R$ 1 milhão para custeio da saúde de Santo Antônio de Leverger
Governo de MT e Prefeitura de Várzea Grande inauguram Parque Tecnológico e novo acesso asfaltado ao complexo
Paolla Oliveira compartilha registros de viagem por Xangai, na China: ‘Ni keyi ‘
Cabo Verde busca empate heroico contra o Uruguai e mantém vivo sonho da classificação
GRANDE CUIABÁ
O poder do Visual Merchandising: Paulo Selani traz palestra inédita a Cuiabá
Cuiabá será palco, no dia 9 de outubro, de uma experiência única para quem atua no varejo, na moda...
Sexta tem noite nordestina em Cuiabá; entenda
Na próxima sexta-feira (7), Cuiabá será palco de uma verdadeira celebração da cultura nordestina. O Restaurante do Tião, conhecido por...
Parceria entre Abílio e Mauro Mendes agrada população, diz levantamento
O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), começa sua gestão com grande aprovação popular. De acordo com pesquisa da Percent,...
MATO GROSSO
Governador anuncia Hospital Regional em Barra do Garças: “momento importante para a região”, afirma prefeito
O governador Otaviano Pivetta anunciou, nesta segunda-feira (21.6), durante reunião com o prefeito Adilson Gonçalves e vereadores, em Barra do...
Estudantes destacam aprendizado e novas formas de comunicação com aulas de Libras nas ETIs da Rede Estadual
O ensino de Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas escolas de tempo integral da Rede Estadual tem transformado a maneira...
Solar dos Müller é tombado ao Patrimônio Histórico e Artístico de Mato Grosso
O Solar dos Müller, imóvel do século XIX situado na região central de Cuiabá, foi tombado ao Patrimônio Histórico e...
POLÍCIA
PF prende homem com 40 caixas de anabolizantes em operação em Cáceres
A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (11) a operação A.D.E. em Cáceres, com o objetivo de combater a distribuição...
Indígena se entrega após matar irmão e ferir outros dois familiares em MT
A Polícia Civil de Mato Grosso cumpriu, nesta segunda-feira (10), a prisão temporária de um indígena investigado pelo homicídio do...
Ataque fatal: Tiros matam dois e ferem jovem em frente a campo de futebol
Um jovem de 22 anos, identificado como Silas Armando Cruz de Freitas, e um adolescente de 13 foram executados a...
ENTRETENIMENTO
Paolla Oliveira compartilha registros de viagem por Xangai, na China: ‘Ni keyi ‘
A atriz Paolla Oliveira abriu o álbum de fotos de sua passagem por Xangai, na China, e dividiu com os...
Cristina Ranzolin celebra fim do tratamento contra câncer e toma último comprimido
A jornalista Cristina Ranzolin viveu um momento emocionante durante o Jornal do Almoço, da RBS TV, afiliada da Globo no...
Mariana Rios celebra 6 meses do filho Palo com festa temática circense: ‘Viva o amor!
Mariana Rios, de 40 anos, encantou os seguidores nesta segunda-feira (22), ao celebrar os 6 meses de vida de Palo,...
ESPORTES
Cabo Verde busca empate heroico contra o Uruguai e mantém vivo sonho da classificação
A estreia de Cabo Verde em Copas do Mundo continua rendendo histórias dignas de roteiro. Na tarde desta segunda-feira, em...
Messi faz história, desencanta após pênalti perdido e garante Argentina nas oitavas da Copa
A Argentina é a primeira classificada para a próxima fase da Copa do Mundo. Com dois gols de Lionel Messi,...
Colômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
A seleção da Colômbia iniciou sua caminhada no Mundial com uma vitória segura. Em partida realizada nesta quarta-feira, no Estádio...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Esportes6 dias agoNeymar volta ao gramado e alimenta esperança para sequência do Brasil na Copa
-
ENTRETENIMENTO6 dias agoRenata Silveira realiza sonho histórico ao narrar Copa do Mundo direto do estádio
-
Esportes6 dias agoHaaland brilha em estreia e Noruega goleia Iraque na Copa do Mundo
-
Esportes6 dias agoLionel Messi brilha com hat-trick e Argentina vence a Argélia por 3 a 0

