Política MT

Botelho destaca avanço histórico com duplicação da MT-240 e novos investimentos em Arenápolis e Nortelândia

Publicado em

O deputado estadual Eduardo Botelho (União) participou, na última quinta-feira (12), da solenidade do governo de Mato Grosso que marcou o anúncio da duplicação da rodovia MT-240, no trecho entre Arenápolis e Nortelândia, uma obra muito aguardada pela população da região médio-norte, que contempla um trecho de aproximadamente 9,14 quilômetros, além do alargamento da ponte sobre o Rio Santana. A estrutura, quando pronta, vai garantir melhores condições de tráfego, mais segurança para motoristas e redução de acidentes em um dos trechos mais movimentados da região.

Durante o evento, também foram assinados convênios, autorizadas licitações e anunciados novos investimentos em infraestrutura urbana e apoio à agricultura familiar para os dois municípios.

Articulador para a concretização do projeto, em seu discurso, Botelho destacou a ligação histórica com a região e relembrou que a duplicação da MT-240 é uma reivindicação antiga da população local. O parlamentar contou que chegou a Arenápolis no início da década de 1980 e acompanha, desde então, a luta pela melhoria da rodovia. “Esse sonho é antigo. Desde que cheguei aqui venho lutando junto com essa gente. Agora nós vamos conseguir entregar essa obra para Arenápolis, Nortelândia e todos que passam por essa região. A duplicação é muito importante, mas para mim também representa uma história de luta”, afirmou.

Leia Também:  Audiência expõe divergências sobre mudanças na Politec; tema segue ao plenário nesta quarta

Botelho ressaltou ainda que a duplicação é resultado de um esforço conjunto, especialmente com o prefeito de Arenápolis, Éder Marquis (PP), vereadores parceiros e o senador Jayme Campos (União), além da autorização do governador Mauro Mendes (União) e do vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos).

O governador Mauro Mendes ressaltou que a duplicação da chamada “Reta de Arenápolis – Nortelândia” foi prometida por gestões anteriores, mas somente o atual governo conseguiu viabilizar a obra, graças ao equilíbrio fiscal e à prioridade dada aos investimentos em infraestrutura. Segundo ele, a parceria com a Assembleia Legislativa, especialmente com os deputados Eduardo Botelho e Dilmar Dal Bosco (União), foi fundamental para mudar a capacidade de investimento do Estado. “Hoje Mato Grosso é o estado que mais investe no país. Prometemos o que vamos cumprir, e essa obra, que por muitos anos pareceu impossível, agora se torna realidade”, declarou.

Morador da região e ex-vereador por cinco mandatos em Arenápolis, Edmilson Martins Barbosa, o Nino, destacou que a duplicação da MT-240 sempre foi uma bandeira da comunidade local, principalmente pela necessidade de reduzir acidentes no trecho entre Arenápolis e Nortelândia. Ele atribuiu o avanço do projeto à persistência do deputado Eduardo Botelho e ao empenho do prefeito Éder Marquis. “Depois de mais de 20 anos de luta, hoje esse sonho começa a se concretizar. É uma vitória para toda a população”, disse.

Leia Também:  Presidente da ALMT reúne secretariado e reafirma compromisso com o fortalecimento da instituição

Além da duplicação da MT-240, o Governo do Estado autorizou a celebração de convênios e a abertura de licitação para importantes obras em Nortelândia, totalizando cerca de R$ 49,9 milhões. Entre as ações estão a pavimentação de ruas, obras de canalização e drenagem nas grotas Santa Luzia e Santana e a duplicação, restauração e alargamento da ponte sobre o rio Santana, com 9,14 quilômetros de intervenções na rodovia. Já em Arenápolis, os investimentos somam aproximadamente R$ 22,76 milhões e contemplam pavimentação e drenagem em bairros urbanos, construção de ponte de concreto sobre o rio São Francisco Sucuri, obras esportivas e 75 unidades habitacionais do programa Ser Família Habitação. O município também foi beneficiado com a cessão de um caminhão-pipa e um caminhão basculante para fortalecer a agricultura familiar.

As autorizações foram assinadas pelo governador Mauro Mendes, pelo secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia (União Brasil), pelos deputados estaduais Eduardo Botelho, Dilmar Dal Bosco, Dr. João (MDB), Beto Dois a Um (PSB), Paulo Araújo (PP) e Chico Guarnieri (PRD), além dos prefeitos de Nortelândia, Mariano Gomes (União Brasil), e de Arenápolis, Éder Marquis. O ato reuniu lideranças políticas e comunitárias da região e marcou o início de uma nova etapa de investimentos estruturantes no médio-norte de Mato Grosso.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Política MT

Deputado Thiago Silva defende a ampliação das escolas cívico-militares em Mato Grosso

Published

on

Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o deputado estadual Thiago Silva (MDB) defende a ampliação do modelo de escolas cívico-militares no Estado, destacando os resultados positivos alcançados na educação e o crescimento expressivo da iniciativa, que já ultrapassa 260 unidades em funcionamento, atendendo mais de 200 mil alunos.

Durante a tramitação na ALMT da Lei 12.388/2024, de inciativa do Governo do Estado, que instituiu as escolas cívico-militares em Mato Grosso, Thiago Silva foi relator da proposta e comemorou a expansão do modelo, que tem se consolidado como referência pela promoção da disciplina, do respeito, do patriotismo e da melhoria da qualidade do ensino.

“O modelo cívico-militar tem demonstrado excelentes resultados na formação dos nossos estudantes. São escolas que fortalecem valores como disciplina, ética, respeito e civismo, além de apresentarem bons índices de desempenho educacional, como nas avaliações do Ideb. Defendemos a continuidade e a ampliação deste modelo que tem sido um verdadeiro case de sucesso em Mato Grosso e em todo o Brasil”, afirmou o parlamentar.

Leia Também:  Fiemt reconhece lei que incentiva empreendedorismo e desenvolvimento industrial

O deputado também ressaltou que a implantação das unidades ocorre por meio de consulta pública, garantindo que a comunidade escolar participe democraticamente da decisão sobre a adoção do modelo.

Um dos exemplos recentes é o município de Nova Guarita, que passará a contar com sua primeira escola cívico-militar após aprovação da comunidade escolar, realizada nos dias 8 e 9 de junho. A presidente da Câmara Municipal, vereadora Geane, comemorou a conquista e agradeceu o empenho de Thiago Silva em defesa da educação.

“Essa é uma importante vitória para Nova Guarita. Agradecemos ao deputado Thiago Silva por todo o apoio e compromisso com a nossa educação, contribuindo para que esse sonho se tornasse realidade”, destacou a vereadora.

Thiago Silva reafirmou que defende a liberdade de escolha das famílias, permitindo que os pais possam optar entre o ensino tradicional e o modelo cívico-militar, conforme a realidade de cada comunidade.

“Nosso compromisso é fortalecer a educação em todos os 142 municípios de Mato Grosso. Continuaremos trabalhando para garantir investimentos, melhorar a infraestrutura de todas as escolas, valorizar os profissionais da educação e oferecer ensino de qualidade aos nossos alunos, respeitando a decisão das famílias sobre o modelo educacional que desejam para seus filhos”, concluiu o deputado.

Leia Também:  Deputados receberão proposta de Regimento da CPI da Saúde na terça-feira (31)

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA