O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) resgatou, na tarde desta terça-feira (17.2), três pessoas que se perderam durante uma trilha no Morro do São Jerônimo, na região do Coxipó do Ouro, em Cuiabá.
A equipe do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1º BBM) foi acionada pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), por volta das 12h30, após solicitação das próprias vítimas. No chamado, elas informaram que iniciaram a trilha por volta das 7h, sem guia e sem experiência, e acabaram se perdendo, sem conseguir retornar ao ponto de partida.
Uma equipe foi enviada até o local para atendimento da ocorrência, em uma área de mata de difícil acesso, caracterizada por terreno acidentado e vegetação densa.
No local, os bombeiros militares estabeleceram protocolo operacional de busca e salvamento em ambiente de mata, com a aplicação de técnicas específicas de busca terrestre.
Para ampliar a área de varredura e agilizar a localização, também foi empregado o uso de drone.
Após aproximadamente duas horas de buscas, as três pessoas foram localizadas. Todas estavam conscientes, orientadas e em boas condições de saúde, sem ferimentos.
Depois dos procedimentos de segurança e as orientações repassadas pela equipe, as vítimas foram conduzidas a um local seguro e não precisaram ser encaminhadas a uma unidade de saúde.
Orientação
O Corpo de Bombeiros Militar orienta que, antes de realizar trilhas ou atividades em áreas de mata, os praticantes planejem o percurso com antecedência, verifiquem as condições climáticas, utilizem roupas e equipamentos adequados, levem água e alimentação suficientes, mantenham o celular com bateria carregada e informem familiares ou amigos sobre o roteiro e o horário previsto de retorno.
A recomendação também é para, sempre que possível, estar acompanhado de um guia experiente ou por pessoas com conhecimento da região, a fim de reduzir riscos e garantir maior segurança durante a atividade.
O governador Otaviano Pivetta faz, nesta quarta-feira (24.6), uma visita técnica à sede da Nova Rota do Oeste, em Cuiabá, para conhecer as instalações da concessionária e anunciar um novo membro do Conselho Administrativo. A visita será às 8h.
Serviço
Governador Otaviano Pivetta faz visita técnica na Nova Rota do Oeste Data: 24.6, às 8h Local: Nova Rota do Oeste – Avenida Miguel Sutil, nº. 15.160, Jardim Ubatã, Cuiabá
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade