O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) promoveu, ao longo da semana (2 a 6 de fevereiro), a Campanha Volta às Aulas, com foco na conscientização para a prevenção de sinistros no trânsito, especialmente aqueles que envolvem crianças e adolescentes no trajeto entre casa e escola.
A abertura da campanha ocorreu no município de Jangada, com palestras voltadas aos condutores de transporte escolar, realizadas na Câmara Municipal. Em seguida, equipes do Detran promoveram um Pit Stop Educativo e iniciaram palestras direcionadas aos estudantes da rede pública de ensino.
Na terça-feira (3), as ações aconteceram na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Maria Cerutti, no Bela Vista, em Cuiabá. Quarta-feira (4), a programação foi no município de Lucas do Rio Verde, com atividades na Escola São Cristóvão (zona rural, na rodovia Lindeira) e no Centro de Formação Municipal, onde também foi realizada palestra com condutores do transporte escolar.
Na quinta-feira (5), a campanha chegou à Escola Estadual José Garcia Neto, em Várzea Grande, e finalizou nesta sexta-feira (6), na Escola Estadual Professora Ana Tereza Albernaz, em Chapada dos Guimarães.
No interior do Estado, no município de Sinop, foi realizada uma série de abordagens educativas, também durante toda a semana, em diversas escolas estaduais e municipais.
De acordo com a gerente de Ações Educativas do Detran-MT, Rosane Polzl, a campanha integra o calendário anual de ações educativas do órgão e está alinhada ao tema nacional “Desacelere! Seu bem maior é a vida”.
O principal objetivo é alertar pais, responsáveis e condutores sobre a importância de garantir um deslocamento seguro para crianças e adolescentes, especialmente neste período de retomada das atividades escolares.
“Com o retorno às aulas nas redes pública e privada, a Coordenadoria de Ações Educativas intensificou sua campanha educativa, planejando uma série de ações integradas em parceria com instituições como a PRF, BPMTRAN, SEMOB Cuiabá, a Guarda Municipal de Trânsito de Várzea Grande, Secretaria de Segurança e Trânsito de Sinop e a Nova Rota Oeste. Além disso, realizamos palestras diretamente com os estudantes, para que eles compreendam os riscos presentes no dia a dia e refletissem sobre atitudes que podem tornar seus trajetos mais seguros”, disse.
Ainda segundo a coordenadora, também foram promovidas ações educativas em escolas próximas a rodovias, incluindo um Pit Stop em Várzea Grande, com foco especial no respeito ao semáforo recentemente instalado próximo a uma escola.
Para o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, a campanha anual de Volta às Aulas demonstra o compromisso da instituição com a educação para o trânsito e a preservação da vida, envolvendo comunidade escolar, famílias e profissionais do transporte na construção de um trânsito mais seguro para todos.
“A campanha reforça que segurança no trânsito é uma responsabilidade compartilhada e começa com escolhas conscientes de cada um”, completou.
A chefe do Gabinete de Enfrentamento à Violência de Gênero contra a Mulher, Mariell Antonini, reforçou a importância das vítimas de violência doméstica confiarem na rede de proteção e manterem as medidas protetivas.
O alerta foi feito após uma mulher, identificada como Gleici Fátima Machado Ritter, de 37 anos, ser assassinada a tiros, nesta terça-feira (23.6), em Guarantã do Norte. O principal suspeito é o companheiro dela, de 33 anos. O crime está sendo investigado pela Polícia Civil como feminicídio consumado.
Ele já possuía um longo histórico de violência doméstica contra a vítima. Em novembro de 2025, após um pedido feito pela própria vítima, a medida protetiva que existia contra o investigado foi revogada e ele voltou a responder ao processo em liberdade.
“É importante que toda mulher compreenda que o rompimento do ciclo da violência nem sempre é um processo simples. Muitas vezes, existem obstáculos relacionados à dependência afetiva, dependência econômica, medo, preconceito e outros fatores que dificultam a tomada de decisão. Por isso, é fundamental buscar apoio, acreditar na rede de proteção e no sistema de Justiça”, destacou.
Segundo Mariell Antonini, a violência doméstica costuma seguir um ciclo que tende a se agravar ao longo do tempo.
“A violência é cíclica e, muitas vezes, começa com sinais que podem parecer menos graves, mas pode evoluir para situações cada vez mais letais, culminando na morte da vítima. Ameaças e agressões precisam ser compreendidas como sinais de alerta, e a busca por ajuda deve acontecer o quanto antes”, afirmou.
As primeiras denúncias contra o suspeito foram registradas em 2023, quando Gleici procurou as autoridades para relatar episódios de violência doméstica. Em 2024, novas intervenções policiais ocorreram por crimes como lesão corporal, injúria e posse irregular de arma de fogo, todos envolvendo o mesmo casal.
Já em julho de 2025, o suspeito foi preso em flagrante por lesão corporal no contexto de violência doméstica, após a vítima acionar as forças de segurança. Na ocasião, foram concedidas medidas protetivas de urgência em favor de Gleici. Meses depois, entretanto, a vítima solicitou a revogação da medida, o que resultou na liberdade do suspeito.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade