Mato Grosso

Detran realiza campanha para prevenir ocorrências de trânsito envolvendo crianças e adolescentes

Publicado em

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) promoveu, ao longo da semana (2 a 6 de fevereiro), a Campanha Volta às Aulas, com foco na conscientização para a prevenção de sinistros no trânsito, especialmente aqueles que envolvem crianças e adolescentes no trajeto entre casa e escola.

A abertura da campanha ocorreu no município de Jangada, com palestras voltadas aos condutores de transporte escolar, realizadas na Câmara Municipal. Em seguida, equipes do Detran promoveram um Pit Stop Educativo e iniciaram palestras direcionadas aos estudantes da rede pública de ensino.

Na terça-feira (3), as ações aconteceram na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Maria Cerutti, no Bela Vista, em Cuiabá. Quarta-feira (4), a programação foi no município de Lucas do Rio Verde, com atividades na Escola São Cristóvão (zona rural, na rodovia Lindeira) e no Centro de Formação Municipal, onde também foi realizada palestra com condutores do transporte escolar.

Na quinta-feira (5), a campanha chegou à Escola Estadual José Garcia Neto, em Várzea Grande, e finalizou nesta sexta-feira (6), na Escola Estadual Professora Ana Tereza Albernaz, em Chapada dos Guimarães.

Leia Também:  Seleções de basquetebol e voleibol disputam títulos estaduais dos Jogos Abertos Mato-grossenses

No interior do Estado, no município de Sinop, foi realizada uma série de abordagens educativas, também durante toda a semana, em diversas escolas estaduais e municipais.

De acordo com a gerente de Ações Educativas do Detran-MT, Rosane Polzl, a campanha integra o calendário anual de ações educativas do órgão e está alinhada ao tema nacional “Desacelere! Seu bem maior é a vida”.

O principal objetivo é alertar pais, responsáveis e condutores sobre a importância de garantir um deslocamento seguro para crianças e adolescentes, especialmente neste período de retomada das atividades escolares.


“Com o retorno às aulas nas redes pública e privada, a Coordenadoria de Ações Educativas intensificou sua campanha educativa, planejando uma série de ações integradas em parceria com instituições como a PRF, BPMTRAN, SEMOB Cuiabá, a Guarda Municipal de Trânsito de Várzea Grande, Secretaria de Segurança e Trânsito de Sinop e a Nova Rota Oeste. Além disso, realizamos palestras diretamente com os estudantes, para que eles compreendam os riscos presentes no dia a dia e refletissem sobre atitudes que podem tornar seus trajetos mais seguros”, disse.

Leia Também:  Sema promove curso sobre descentralização da gestão ambiental em Primavera do Leste

Ainda segundo a coordenadora, também foram promovidas ações educativas em escolas próximas a rodovias, incluindo um Pit Stop em Várzea Grande, com foco especial no respeito ao semáforo recentemente instalado próximo a uma escola.

Para o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, a campanha anual de Volta às Aulas demonstra o compromisso da instituição com a educação para o trânsito e a preservação da vida, envolvendo comunidade escolar, famílias e profissionais do transporte na construção de um trânsito mais seguro para todos.

“A campanha reforça que segurança no trânsito é uma responsabilidade compartilhada e começa com escolhas conscientes de cada um”, completou.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Após feminicídio, secretária reforça importância de vítimas de violência manterem medidas protetivas

Published

on

A chefe do Gabinete de Enfrentamento à Violência de Gênero contra a Mulher, Mariell Antonini, reforçou a importância das vítimas de violência doméstica confiarem na rede de proteção e manterem as medidas protetivas.

O alerta foi feito após uma mulher, identificada como Gleici Fátima Machado Ritter, de 37 anos, ser assassinada a tiros, nesta terça-feira (23.6), em Guarantã do Norte. O principal suspeito é o companheiro dela, de 33 anos. O crime está sendo investigado pela Polícia Civil como feminicídio consumado.

Ele já possuía um longo histórico de violência doméstica contra a vítima. Em novembro de 2025, após um pedido feito pela própria vítima, a medida protetiva que existia contra o investigado foi revogada e ele voltou a responder ao processo em liberdade.

“É importante que toda mulher compreenda que o rompimento do ciclo da violência nem sempre é um processo simples. Muitas vezes, existem obstáculos relacionados à dependência afetiva, dependência econômica, medo, preconceito e outros fatores que dificultam a tomada de decisão. Por isso, é fundamental buscar apoio, acreditar na rede de proteção e no sistema de Justiça”, destacou.

Leia Também:  Polícia Penal impede entrada de pacotes com 14 celulares e drogas em unidade prisional feminina

Segundo Mariell Antonini, a violência doméstica costuma seguir um ciclo que tende a se agravar ao longo do tempo.

“A violência é cíclica e, muitas vezes, começa com sinais que podem parecer menos graves, mas pode evoluir para situações cada vez mais letais, culminando na morte da vítima. Ameaças e agressões precisam ser compreendidas como sinais de alerta, e a busca por ajuda deve acontecer o quanto antes”, afirmou.

As primeiras denúncias contra o suspeito foram registradas em 2023, quando Gleici procurou as autoridades para relatar episódios de violência doméstica. Em 2024, novas intervenções policiais ocorreram por crimes como lesão corporal, injúria e posse irregular de arma de fogo, todos envolvendo o mesmo casal.

Já em julho de 2025, o suspeito foi preso em flagrante por lesão corporal no contexto de violência doméstica, após a vítima acionar as forças de segurança. Na ocasião, foram concedidas medidas protetivas de urgência em favor de Gleici. Meses depois, entretanto, a vítima solicitou a revogação da medida, o que resultou na liberdade do suspeito.

Leia Também:  Mutirão da cidadania coordenado pela primeira-dama de MT atende mais de mil pessoas em Vila Bela

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA