Mais de R$ 19,3 milhões foram investidos em três áreas estratégicas do esporte pelo Governo de Mato Grosso por meio de bolsas mensais, prêmios e patrocínios. Os recursos foram viabilizados pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) em 2025 a partir da concessão de auxílio mensal do Bolsa Atleta e Bolsa Técnico, remuneração por participação das equipes de futebol, tanto masculino como feminino no Campeonato Brasileiro, e implementação de Pontos de Esporte.
Pelo Projeto Olimpus, 475 esportistas, habilitados em edital, foram contemplados com o Bolsa Atleta, pago mensalmente, num total de R$ 4,8 milhões. Da mesma forma, 99 profissionais técnicos receberam bolsas mensais, que somam mais de R$ 1,5 milhão. Entre os atletas, 62 são da categoria Infantil, 100 da Base e 117 da Estudantil. Com bolsas mensais de R$ 200, R$ 400 e R$ 800, respectivamente, essas três categorias são voltadas à formação de novos talentos no esporte.
“O principal objetivo do projeto Olimpus é oferecer condições para que o atleta possa viver do esporte, desde a base até o profissional. O estado de Mato Grosso conhece a representatividade desses atletas e apoia por meio de bolsas, liberadas mensalmente. Também premia atletas que são convocados para a olímpiadas ou paraolimpíadas”, destaca o coordenador da Coordenadoria de Fomento ao Esporte, Joel Fukuyama.
Do alto rendimento, foram beneficiados 170 atletas da categoria Nacional e mais 30 da Internacional, que contam com bolsas de R$ 1,2 mil e R$ 2 mil por mês. Ambas são destinadas a esportistas que obtiveram resultados em competições ou rankings nacionais e internacionais.
Com os investimentos, Mato Grosso destaca-se no cenário esportivo nacional e internacional, com atletas de ponta. Na lista de beneficiados há competidores de modalidades individuais e coletivas, como atletismo, ciclismo, karatê, handebol, judô, futsal, rugby, wrestling, tênis de mesa, taekwondo, vôlei, entre outras. Em todas as categorias, a seleção pública reserva 20% das vagas a atletas com deficiência.
Lançado em 2020 pelo Governo de Mato Grosso, o Projeto OlimpusMT é o mais relevante programa financeiro para desenvolvimento do esporte no Estado. O programa da Secel é referência para outros Estados brasileiros como política pública mais exitosa no incentivo a atletas e técnicos.
Pontos de Esporte
A Secel, por meio de edital, investiu em 2025 mais de R$ 3,2 milhões em 82 projetos do “Pontos de Esporte”, propostos por Organizações da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, com atuação comprovadas em atividades esportivas e de lazer há pelo menos dois anos e que venham atender ao interesse social e coletivo.
Os projetos do edital dos Pontos de Esporte selecionam e financiam iniciativas que promovem esporte e lazer em modalidades como futebol, vôlei, capoeira, artes marciais, entre outras, em municípios do Estado. As ações são voltadas à inclusão, cidadania e desenvolvimento de talentos.
Programa Mato Grosso Série A
A secretaria também prevê pagamento de R$ 3,5 milhões para equipes da série A do Campeonato Brasileiro de Futebol Profissional, mas, no último ano, não houve representante mato-grossense. Na série B, em 2025, o Cuiabá recebeu R$ 2 milhões e, no feminino, também foram contempladas as equipes do Mixto e Ação, de Santo Antônio do Leverger.
Na série B2, considerada a C do feminino profissional, a equipe Várzea Grande (antigo Operário), recebeu R$ 1,5 milhão. Já na Série D, pelo masculino, Mixto e Luverdense embolsaram R$ 1 milhão, cada.
A chefe do Gabinete de Enfrentamento à Violência de Gênero contra a Mulher, Mariell Antonini, reforçou a importância das vítimas de violência doméstica confiarem na rede de proteção e manterem as medidas protetivas.
O alerta foi feito após uma mulher, identificada como Gleici Fátima Machado Ritter, de 37 anos, ser assassinada a tiros, nesta terça-feira (23.6), em Guarantã do Norte. O principal suspeito é o companheiro dela, de 33 anos. O crime está sendo investigado pela Polícia Civil como feminicídio consumado.
Ele já possuía um longo histórico de violência doméstica contra a vítima. Em novembro de 2025, após um pedido feito pela própria vítima, a medida protetiva que existia contra o investigado foi revogada e ele voltou a responder ao processo em liberdade.
“É importante que toda mulher compreenda que o rompimento do ciclo da violência nem sempre é um processo simples. Muitas vezes, existem obstáculos relacionados à dependência afetiva, dependência econômica, medo, preconceito e outros fatores que dificultam a tomada de decisão. Por isso, é fundamental buscar apoio, acreditar na rede de proteção e no sistema de Justiça”, destacou.
Segundo Mariell Antonini, a violência doméstica costuma seguir um ciclo que tende a se agravar ao longo do tempo.
“A violência é cíclica e, muitas vezes, começa com sinais que podem parecer menos graves, mas pode evoluir para situações cada vez mais letais, culminando na morte da vítima. Ameaças e agressões precisam ser compreendidas como sinais de alerta, e a busca por ajuda deve acontecer o quanto antes”, afirmou.
As primeiras denúncias contra o suspeito foram registradas em 2023, quando Gleici procurou as autoridades para relatar episódios de violência doméstica. Em 2024, novas intervenções policiais ocorreram por crimes como lesão corporal, injúria e posse irregular de arma de fogo, todos envolvendo o mesmo casal.
Já em julho de 2025, o suspeito foi preso em flagrante por lesão corporal no contexto de violência doméstica, após a vítima acionar as forças de segurança. Na ocasião, foram concedidas medidas protetivas de urgência em favor de Gleici. Meses depois, entretanto, a vítima solicitou a revogação da medida, o que resultou na liberdade do suspeito.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade