Mato Grosso

Com foco em sustentabilidade, Projeto ABC+ em Ação finaliza etapa 2025 em Cuiabá

Publicado em

A segunda edição do Projeto ABC+ em Ação foi encerrada nesta segunda-feira (17.11), durante evento realizado no Cenarium Rural, em Cuiabá. A iniciativa é resultado de uma cooperação entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), com o objetivo de ampliar o acesso a informações técnicas e incentivar práticas agropecuárias sustentáveis no estado.

A etapa 2025 do projeto teve início em agosto e, ao longo de três meses, percorreu 16 municípios mato-grossenses com uma programação voltada à capacitação de produtores rurais, profissionais do setor e demais integrantes da cadeia produtiva. As atividades incluíram palestras, orientações técnicas, apresentações de tecnologias sustentáveis e esclarecimentos sobre linhas de crédito disponíveis para impulsionar a produção. A iniciativa recebeu investimento de R$ 1,57 milhão.

Para o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, o foco do programa é estratégico: equilibrar a alta performance econômica com a conservação dos recursos naturais, posicionando o Estado como um líder na produção verde.

Leia Também:  Batalhão de Trânsito intensifica policiamento nas rodovias da Baixada Cuiabana no feriado de Páscoa

“Este programa chega para levar ao campo novas tecnologias, apresentar técnicas de utilização do solo que podem otimizar o rendimento do produtor e, obviamente, preservar o planeta. Nós vamos continuar trabalhando, continuar apoiando projetos como esse, para continuar produzindo com sustentabilidade.”

O ABC+ em Ação integra o Plano ABC+, política pública nacional voltada à redução de emissões de gases de efeito estufa na agropecuária e à adaptação das atividades produtivas às mudanças climáticas. Em Mato Grosso, a execução das ações é coordenada pela Sedec, em diálogo com entidades representativas do setor rural. A primeira edição do projeto, realizada em 2024, percorreu 10 municípios.

De acordo com o presidente da Famato, Vilmondes Tomain, Mato Grosso já consolidou uma posição de vanguarda mundial em práticas de conservação do solo e responsabilidade ambiental.

“Mato Grosso é hoje o campeão em plantio direto, uma prática que consolidamos ano a ano. Quase 100% do que plantamos é feito dessa forma, uma prática sustentável que consiste em não movimentar o solo. Com isso, buscamos sequestrar o máximo de carbono possível para cumprirmos a nossa tarefa de casa. Temos a agricultura mais sustentável do planeta, e a pecuária não fica atrás.”

Leia Também:  Promotora destaca esforço democrático do Governo de MT de criar políticas ambientais com lançamentos de módulos

Além da difusão de tecnologias, o projeto também promoveu dias de campo, produção de conteúdos educativos e visitas a propriedades que já adotam práticas sustentáveis como referência. As atividades buscaram reforçar a importância da adoção de técnicas que ampliem a produtividade e, ao mesmo tempo, contribuam para o uso racional dos recursos naturais.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Confira a agenda de atendimentos da Van Rosa nesta semana

Published

on

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), dá continuidade nesta semana à agenda de atendimentos da Van Rosa, unidade móvel do programa SER Família Mulher, voltada ao acolhimento, orientação e encaminhamento de mulheres em situação de vulnerabilidade e violência.

A ação percorre unidades de saúde e comunidades de Várzea Grande, levando informações sobre os direitos das mulheres e ampliando o acesso aos serviços da rede de proteção. A unidade retorna ao município diante do aumento da procura por atendimentos.

Nesta semana, a Van Rosa estará na ESF 24 de Dezembro, na segunda-feira (22), das 8h30 às 16h.

Na terça-feira (23), os atendimentos serão realizados na ESF Manaíra, também das 8h30 às 16h.

Já na quarta-feira (24), a unidade móvel estará na UPA Ipase, no mesmo horário.

Na quinta-feira (25), a equipe atenderá na Policlínica Parque do Lago, das 8h30 às 16h.

Encerrando a programação semanal, a Van Rosa participará do projeto Semeando Alegria, no bairro Carrapicho, na sexta-feira (26), das 13h às 17h, na Rua Bariri, em frente à Igreja Católica.

Leia Também:  "MT é uma terra de oportunidades onde sobram vagas de emprego", declara secretário

A iniciativa integra as ações do Programa SER Família Mulher e tem como objetivo fortalecer a prevenção e o enfrentamento à violência contra a mulher, além de orientar sobre canais de denúncia e serviços de acolhimento e atendimento especializado.

Mulheres que desejarem receber orientações ou conhecer os serviços da rede de proteção podem procurar a equipe da Van Rosa nos locais e horários programados. O atendimento é gratuito e aberto à população.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA