Mato Grosso

Documentário sobre ditadura militar em MT é selecionado para festivais de cinema da Turquia e na Colômbia

Publicado em

O documentário “60 Anos Depois”, que traz acontecimentos da ditadura militar na perspectiva mato-grossense, é finalista no Festival de Cinema de Yalova, que ocorre desta quarta-feira até o próximo sábado (15 a 18.10), na Turquia.

Realizado pela Cia Cena Onze, com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) via emenda parlamentar, o filme foi selecionado também para o 14º Festival Audiovisual Montes de María (Famma), de 29 de outubro a 3 de novembro, na Colômbia.

O documentário já mobilizou centenas de pessoas desde seu lançamento, em março deste ano, tendo sido exibido no Cine Teatro Cuiabá, no Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá (Cinemato), e na Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (Maual).

No mês de novembro, “60 Anos Depois” será apresentado também no Festival Satyrianas, em São Paulo (SP). O evento é considerado um dos maiores festivais de arte da América Latina, oferecendo inúmeros eventos de acesso gratuito em teatros e espaços públicos.

Leia Também:  Inscrições para o MBA em Formação de Lideranças Femininas seguem até dia 9

“As exibições reforçam a relevância da obra que mergulha na história da ditadura militar em Mato Grosso, tema que ressoa para além das fronteiras nacionais”, menciona o diretor do documentário, Flávio Ferreira.

Com 21 minutos de duração, o documentário revela histórias de resistência e dor com relatos de pessoas que viveram em Mato Grosso durante o período da ditadura militar. A narrativa é feita pelo olhar do professor mato-grossense Waldir Bertúlio, testemunha ocular de fatos que marcaram a época (1964 a 1985).

As entrevistas foram conduzidas pelo historiador João Carlos, com depoimentos também de Thelma de Oliveira, Gilney Viana, Larissa Freire, Gonçalo Antunes Neto, Daniel Augusto Alves, Sônia Lafoz, Felinto Ribeiro Neto e Eliete Teixeira.

A direção de fotografia é assinada pelo cineasta Luiz Marchetti, o roteiro de Júlia Groppo, e produção executiva de Flávia Taques. A pesquisa histórica contou com a colaboração dos pesquisadores Cátia Cristina Silva, Francisco Rocha, Márcio Borges e Rafael Adão.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Governador Otaviano Pivetta faz visita técnica na Nova Rota do Oeste

Published

on

O governador Otaviano Pivetta faz, nesta quarta-feira (24.6), uma visita técnica à sede da Nova Rota do Oeste, em Cuiabá, para conhecer as instalações da concessionária e anunciar um novo membro do Conselho Administrativo. A visita será às 8h.

Serviço

Governador Otaviano Pivetta faz visita técnica na Nova Rota do Oeste
Data: 24.6, às 8h
Local: Nova Rota do Oeste – Avenida Miguel Sutil, nº. 15.160, Jardim Ubatã, Cuiabá

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Rede Cidadã ganha sede própria e aumenta em quase 100% o número de vagas em Rondonópolis
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA