Mato Grosso

“Estamos saindo daqui com gás, força e vontade para fazer acontecer”, afirma coordenadora pedagógica durante convenção

Publicado em

“Estamos saindo daqui com gás, com força e vontade para fazer acontecer”. Com esta afirmação, a coordenadora Márcia Tavares, da Escola Estadual São Francisco de Assis, de Jaciara, resume o clima do segundo dia da 1ª Convenção dos Coordenadores Pedagógicos, realizada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em Chapada dos Guimarães.

Para Márcia, a convenção tem proporcionado um momento raro para planejar de forma estratégica.

“Estamos conhecendo verdadeiramente a nossa realidade, identificando onde estamos, para onde queremos ir e quais estratégias adotar. Aqui, saímos com tudo pronto para aplicar”, completou.

O coordenador Eduardo da Silva, da Escola Estadual Santo Antônio, em Rondonópolis, ressaltou a importância da troca de experiências.

“A primeira conferência tem a importância de reunir coordenadores e compartilhar práticas exitosas, que podemos aplicar nas nossas escolas. Essa formação impacta diretamente nossas práticas, pois nos permite trabalhar com os professores a partir de dados e resultados, alcançando as metas propostas”, explicou.

Já a coordenadora Gisele Aparecida de Barros, da Escola Estadual Estevão Pereira de Almeida, na zona rural de Rosário Oeste, reforçou o caráter reflexivo da formação.

Leia Também:  Justiça determina reintegração de imóvel na Jurumirim ao Estado de Mato Grosso

“É o momento de recalcular rotas, avaliar os resultados e identificar o que precisa ser melhorado. Esse feedback é essencial para alcançarmos melhores resultados. Está sendo muito positivo”, avaliou.

A programação do encontro contempla oficinas temáticas voltadas ao planejamento estratégico e à implementação de práticas pedagógicas inovadoras, sempre com foco na melhoria da aprendizagem dos estudantes.

Além disso, os participantes discutem estratégias para alcançar as metas do Simulado Avalia MT e alinhar as ações às diretrizes da Avaliação Nacional da Educação Básica (SAEB).

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, a convenção reforça o compromisso da rede estadual com a qualidade do ensino.

“Temos a prova do Saeb no final de outubro e vamos construir uma trilha de aprendizado para que nossos coordenadores possam trabalhar com os professores de Língua Portuguesa e Matemática. Queremos que os estudantes do 5º, 9º e 3º ano realizem uma prova de excelência”, afirmou.

Evento

A 1ª Convenção dos Coordenadores Pedagógicos da Rede Estadual de Ensino é promovida pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT) e será realizada até 8 de agosto, em Chapada dos Guimarães.

Leia Também:  Veículo financiado pela Desenvolve MT melhora logística e reduz despesas de empreendedores

Participam aproximadamente 1.250 profissionais, entre coordenadores pedagógicos, integradores curriculares, membros das Diretorias Regionais de Educação (DREs) e técnicos pedagógicos do Órgão Central da Seduc.

No dia 6 de agosto, haverá um momento unificado de integração e compartilhamento de experiências entre todos os participantes.

A iniciativa integra o programa Educação 10 Anos, que busca consolidar Mato Grosso entre os cinco melhores estados do país na educação pública.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Após feminicídio, secretária reforça importância de vítimas de violência manterem medidas protetivas

Published

on

A chefe do Gabinete de Enfrentamento à Violência de Gênero contra a Mulher, Mariell Antonini, reforçou a importância das vítimas de violência doméstica confiarem na rede de proteção e manterem as medidas protetivas.

O alerta foi feito após uma mulher, identificada como Gleici Fátima Machado Ritter, de 37 anos, ser assassinada a tiros, nesta terça-feira (23.6), em Guarantã do Norte. O principal suspeito é o companheiro dela, de 33 anos. O crime está sendo investigado pela Polícia Civil como feminicídio consumado.

Ele já possuía um longo histórico de violência doméstica contra a vítima. Em novembro de 2025, após um pedido feito pela própria vítima, a medida protetiva que existia contra o investigado foi revogada e ele voltou a responder ao processo em liberdade.

“É importante que toda mulher compreenda que o rompimento do ciclo da violência nem sempre é um processo simples. Muitas vezes, existem obstáculos relacionados à dependência afetiva, dependência econômica, medo, preconceito e outros fatores que dificultam a tomada de decisão. Por isso, é fundamental buscar apoio, acreditar na rede de proteção e no sistema de Justiça”, destacou.

Leia Também:  Polícia Civil prende pai e apreende filho por corrupção ativa em Colniza

Segundo Mariell Antonini, a violência doméstica costuma seguir um ciclo que tende a se agravar ao longo do tempo.

“A violência é cíclica e, muitas vezes, começa com sinais que podem parecer menos graves, mas pode evoluir para situações cada vez mais letais, culminando na morte da vítima. Ameaças e agressões precisam ser compreendidas como sinais de alerta, e a busca por ajuda deve acontecer o quanto antes”, afirmou.

As primeiras denúncias contra o suspeito foram registradas em 2023, quando Gleici procurou as autoridades para relatar episódios de violência doméstica. Em 2024, novas intervenções policiais ocorreram por crimes como lesão corporal, injúria e posse irregular de arma de fogo, todos envolvendo o mesmo casal.

Já em julho de 2025, o suspeito foi preso em flagrante por lesão corporal no contexto de violência doméstica, após a vítima acionar as forças de segurança. Na ocasião, foram concedidas medidas protetivas de urgência em favor de Gleici. Meses depois, entretanto, a vítima solicitou a revogação da medida, o que resultou na liberdade do suspeito.

Leia Também:  Polícia Militar apreende armas de fogo e munições e evita feminicídio em Cuiabá

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA