Política MT

Ferramenta utilizada no Instagram da ALMT é premiado em evento de inovação, em Florianópolis

Publicado em

Ferramenta utilizada no Instagram na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) ficou em segundo lugar em uma competição com 14 outros projetos inovadores de todo o Brasil. O concurso aconteceu durante o 14° Redes WeGov, evento de inovação no setor público, realizado nos dias 29 e 30 de abril, em Florianópolis (SC).

A assistente virtual “Alê”, criada pela Secretaria de Comunicação (Secom) em 2024, facilita o acesso dos cidadãos às informações sobre as atividades do Parlamento estadual.

A “Alê” responde automaticamente aos usuários que comentam palavras-chave específicas em publicações da ALMT, enviando a eles conteúdos extras relacionados aos assuntos abordados.

“Por exemplo, imagine que está tramitando na Casa um projeto de lei que visa coibir incêndios no Pantanal. Ao cadastrarmos a palavra-chave ‘Pantanal’, qualquer cidadão que comentá-la em uma publicação receberá automaticamente a íntegra do projeto por mensagem direta – DM”, explica o gerente de Marketing da ALMT, Ricardo Sardinha.

Desenvolvida a partir de uma tecnologia originalmente voltada para vendas, a ferramenta foi adaptada para se tornar uma solução de acesso à informação e já recebeu mais de mil interações desde a sua implantação.

Leia Também:  Wilson Santos propõe recursos para desapropriação de áreas e construção de moradias para famílias do Contorno Leste

O projeto mato-grossense foi apresentado a todo público do WeGov pelos servidores Ricardo Sardinha, Yuri Daltro, Aluá Deliberai, William Monteiro e Maria Cristina Teodoro, integrantes da equipe de Publicidade da Assembleia Legislativa.

O secretário de Comunicação da ALMT, Henrique Santos, afirma que a busca por uma comunicação mais acessível tem guiado diversas ações da Instituição e que a assistente virtual é mais uma medida adotada para ampliar a transparência e aproximar o Parlamento da população.

“A ‘Alê’ veio com a intenção de dar mais dinamismo para a comunicação no Instagram e desde a sua criação houve uma interação maior das pessoas com o perfil da Assembleia Legislativa. Isso, com certeza, elevou o nível das nossas plataformas. A iniciativa é muito boa e despertou a atenção e o interesse de pessoas de todos os lugares do Brasil, que participaram do evento. Muitos procuraram o estande da ALMT para entender como foi feito, qual é a função do aplicativo e o que efetivamente ele faz”, destaca.

Após conhecer a solução implementada nas redes sociais da ALMT, representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, das três esferas de governo, requisitaram apoio do Parlamento mato-grossense para adoção de iniciativa semelhante em suas páginas. “O diferencial do WeGov é justamente esse: os participantes aprendem e ensinam, ao mesmo tempo, e isso é muito interessante”, frisou Henrique Santos.

Leia Também:  Lei de Lúdio que permite aos servidores públicos terem MEI é publicada

Além da “Alê”, outros 14 projetos inovadores também foram exibidos durante o evento, abordando temas como automações para Instagram, incentivo à leitura, campanhas de saúde, comunicação inclusiva e uso de linguagem simples. Para a seleção dos trabalhos, foram considerados critérios como inovação, impacto e criatividade.

Gabriela Tamura, coordenadora do WeGov, destacou a importância da troca de experiências entre instituições, que muitas vezes enfrentam os mesmos desafios sem saber que outras já encontraram soluções, o que, segundo ela, contribui para a melhoria do serviço público.

“Nós acreditamos que esse é um bom caminho para encurtar processos e entregar melhores serviços para a sociedade. Todas as iniciativas selecionadas podem ser replicadas em outras esferas, em outros estados, em projetos semelhantes”, diz.

O Redes WeGov é um evento que promove inovação, troca de experiências e aprendizado colaborativo no setor público, focado especialmente em comunicação pública, tecnologia e governança.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Política MT

Deputado Thiago Silva defende a ampliação das escolas cívico-militares em Mato Grosso

Published

on

Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o deputado estadual Thiago Silva (MDB) defende a ampliação do modelo de escolas cívico-militares no Estado, destacando os resultados positivos alcançados na educação e o crescimento expressivo da iniciativa, que já ultrapassa 260 unidades em funcionamento, atendendo mais de 200 mil alunos.

Durante a tramitação na ALMT da Lei 12.388/2024, de inciativa do Governo do Estado, que instituiu as escolas cívico-militares em Mato Grosso, Thiago Silva foi relator da proposta e comemorou a expansão do modelo, que tem se consolidado como referência pela promoção da disciplina, do respeito, do patriotismo e da melhoria da qualidade do ensino.

“O modelo cívico-militar tem demonstrado excelentes resultados na formação dos nossos estudantes. São escolas que fortalecem valores como disciplina, ética, respeito e civismo, além de apresentarem bons índices de desempenho educacional, como nas avaliações do Ideb. Defendemos a continuidade e a ampliação deste modelo que tem sido um verdadeiro case de sucesso em Mato Grosso e em todo o Brasil”, afirmou o parlamentar.

Leia Também:  Wilson Santos propõe recursos para desapropriação de áreas e construção de moradias para famílias do Contorno Leste

O deputado também ressaltou que a implantação das unidades ocorre por meio de consulta pública, garantindo que a comunidade escolar participe democraticamente da decisão sobre a adoção do modelo.

Um dos exemplos recentes é o município de Nova Guarita, que passará a contar com sua primeira escola cívico-militar após aprovação da comunidade escolar, realizada nos dias 8 e 9 de junho. A presidente da Câmara Municipal, vereadora Geane, comemorou a conquista e agradeceu o empenho de Thiago Silva em defesa da educação.

“Essa é uma importante vitória para Nova Guarita. Agradecemos ao deputado Thiago Silva por todo o apoio e compromisso com a nossa educação, contribuindo para que esse sonho se tornasse realidade”, destacou a vereadora.

Thiago Silva reafirmou que defende a liberdade de escolha das famílias, permitindo que os pais possam optar entre o ensino tradicional e o modelo cívico-militar, conforme a realidade de cada comunidade.

“Nosso compromisso é fortalecer a educação em todos os 142 municípios de Mato Grosso. Continuaremos trabalhando para garantir investimentos, melhorar a infraestrutura de todas as escolas, valorizar os profissionais da educação e oferecer ensino de qualidade aos nossos alunos, respeitando a decisão das famílias sobre o modelo educacional que desejam para seus filhos”, concluiu o deputado.

Leia Também:  Samantha indica Chico 2000 para presidência da Comissão dos Idosos

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA