Mato Grosso

Chapada dos Guimarães sedia 2ª Convenção de Diretores da Rede Estadual de Ensino

Publicado em

Chapada dos Guimarães está sendo palco da 2ª Convenção de Diretores da Rede Estadual de Ensino, promovida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT). O evento começou no dia 1º e termina nesta quinta-feira (03.4), no Malai Manso Resort.

Além de diretores de escolas, a convenção reúne gestores das Diretorias Regionais de Educação, superintendentes e coordenadores das secretarias adjuntas em atividades do TEAL (Treinamento Experimental ao Ar Livre).

Por meio de dinâmicas, a Seduc pretende aprimorar as competências comportamentais e profissionais dos servidores que estão envolvidos diretamente com a preparação para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) 2025, que ocorrerá entre outubro e novembro deste ano.

Divididos em grupos, todos participam de atividades diárias em sete estações com dinâmicas projetadas para fortalecer o espírito de equipe, liderança, superação e respostas assertivas, habilidades que para a Seduc são essenciais para a gestão educacional.

De acordo com a Seduc, a experiência será replicada pelos diretores em suas respectivas equipes, garantindo que o aprendizado adquirido na convenção seja compartilhado por toda a rede.

Leia Também:  Giro pelas Escolas MT chega ao Polo de Diamantino e entra na reta final em 2025

Para o secretário de Educação, Alan Porto, não basta apenas aumentar a participação das escolas nas provas do SAEB, mas também elevar a rede estadual ao ranking das cinco redes públicas mais bem avaliadas do país até 2026.

Na avaliação dele, continuar melhorando a aprendizagem é o principal objetivo e, é o caminho para se obter melhores resultados no IDEB. Alan observa que alfabetizar na idade certa e prosseguir avançando com qualidade no ensino é prioridade máxima.

“É por isso que investimos muito na formação contínua dos nossos diretores e líderes escolares para que possam continuar conduzindo suas equipes rumo a um ensino de qualidade e resultados ainda mais expressivos”, afirmou o secretário durante o evento.

Naraiel Paiter Surui é diretor da Escola Estadual Indígena Apoena Meireles, da Terra Indígena 7 de Setembro, em Rondolândia. “A educação faz com que os saberes e diferentes culturas sejam compartilhados numa linguagem única. Com o SAEB é assim também e estamos juntos em um mesmo ideal”.

A Capitã PM, Ana de Médici, é diretora da Escola Estadual Militar Tiradentes Padre Ezequiel Ramin, em Juína. Para ela, além das atividades, a troca de experiências também foi positiva. “Estamos reproduzindo ações de forma conjunta e elas não serão diferentes durante nossas ações rumo ao SAEB”.

Leia Também:  Pacote de R$ 1,9 bilhão garantiu casas para 1,4 mil famílias e asfalto novo em estradas em Sinop

“Temos uma missão muito importante que é continuar melhorando a educação pública de Mato Grosso. Estamos conseguindo isso com motivação, que gera engajamento e produz resultados. Participar do evento pela segunda vez nos dá a certeza de que a meta de estar entre as cinco melhores redes do país está sendo alcançada”, concluiu Saulo Scariot, diretor regional de Educação do polo Tangará da Serra.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Após feminicídio, secretária reforça importância de vítimas de violência manterem medidas protetivas

Published

on

A chefe do Gabinete de Enfrentamento à Violência de Gênero contra a Mulher, Mariell Antonini, reforçou a importância das vítimas de violência doméstica confiarem na rede de proteção e manterem as medidas protetivas.

O alerta foi feito após uma mulher, identificada como Gleici Fátima Machado Ritter, de 37 anos, ser assassinada a tiros, nesta terça-feira (23.6), em Guarantã do Norte. O principal suspeito é o companheiro dela, de 33 anos. O crime está sendo investigado pela Polícia Civil como feminicídio consumado.

Ele já possuía um longo histórico de violência doméstica contra a vítima. Em novembro de 2025, após um pedido feito pela própria vítima, a medida protetiva que existia contra o investigado foi revogada e ele voltou a responder ao processo em liberdade.

“É importante que toda mulher compreenda que o rompimento do ciclo da violência nem sempre é um processo simples. Muitas vezes, existem obstáculos relacionados à dependência afetiva, dependência econômica, medo, preconceito e outros fatores que dificultam a tomada de decisão. Por isso, é fundamental buscar apoio, acreditar na rede de proteção e no sistema de Justiça”, destacou.

Leia Também:  Pacote de R$ 1,9 bilhão garantiu casas para 1,4 mil famílias e asfalto novo em estradas em Sinop

Segundo Mariell Antonini, a violência doméstica costuma seguir um ciclo que tende a se agravar ao longo do tempo.

“A violência é cíclica e, muitas vezes, começa com sinais que podem parecer menos graves, mas pode evoluir para situações cada vez mais letais, culminando na morte da vítima. Ameaças e agressões precisam ser compreendidas como sinais de alerta, e a busca por ajuda deve acontecer o quanto antes”, afirmou.

As primeiras denúncias contra o suspeito foram registradas em 2023, quando Gleici procurou as autoridades para relatar episódios de violência doméstica. Em 2024, novas intervenções policiais ocorreram por crimes como lesão corporal, injúria e posse irregular de arma de fogo, todos envolvendo o mesmo casal.

Já em julho de 2025, o suspeito foi preso em flagrante por lesão corporal no contexto de violência doméstica, após a vítima acionar as forças de segurança. Na ocasião, foram concedidas medidas protetivas de urgência em favor de Gleici. Meses depois, entretanto, a vítima solicitou a revogação da medida, o que resultou na liberdade do suspeito.

Leia Também:  Líderes de grêmios estudantis realizam encontro em Cuiabá nesta terça-feira (1º)

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA