Mato Grosso

Forças de segurança de MT retiram 6,2 toneladas de entorpecentes de circulação em um mês

Publicado em

As forças de segurança de Mato Grosso apreenderam mais de 6,2 toneladas de entorpecentes em janeiro de 2025, um aumento de 206% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram retiradas de circulação duas toneladas de drogas. Os dados são do Observatório de Segurança Pública, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT).

As apreensões ocorreram em ações isoladas da Polícia Militar, Polícia Civil e Grupo Especial de Fronteira (Gefron), além de operações integradas com forças estaduais, federais e agências de inteligência.

O secretário de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, pontua que as forças de segurança estão empenhadas em retirar os entorpecentes de circulação e descapitalizar as facções criminosas por meio destas apreensões, seguindo a política de Tolerância Zero instituída em Mato Grosso.

“Atribuo esse aumento expressivo ao empenho dos nossos policiais civis e militares, cada um dentro da sua atribuição, que estão trabalhando tanto em ações ostensivas quanto em investigações para retirar os entorpecentes de circulação, prender esses traficantes e descapitalizar as facções criminosas”, ressalta o secretário.

Roveri destaca também os investimentos do Governo do Estado na Segurança Pública. “Hoje temos policiais equipados com armas de ponta, viaturas novas para o uso, treinamento adequado, e muito mais estrutura nas unidades policiais. Essa reestruturação das polícias proporciona melhores condições de trabalho aos servidores e os resultados podemos ver através do grande volume de apreensões”, afirmou.

Grandes apreensões

No último dia 27 de janeiro, policiais militares da Força Tática do 7º Comando Regional apreenderam 13 sacos com cerca de 600 quilos de cocaína, no município de Campo Novo do Parecis. A carga gerou um prejuízo estimado em R$ 14,2 milhões às facções criminosas.

A equipe da Força Tática recebeu informações de que um avião havia descarregado as drogas e criminosos estavam se deslocando para o local com a intenção de recuperá-las.

Três criminosos foram interceptados tentando recuperar o carregamento em duas caminhonetes. Com a chegada da PM ao local, um homem foi preso em flagrante, enquanto os outros dois suspeitos fugiram por uma região de mata. Eles foram presos dias depois.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros atende duas ocorrências de acidente de trânsito em Cáceres e Itiquira

No dia 26, uma operação integrada entre quatro unidades das Forças de Segurança aprendeu cerca de 500 quilos de cocaína em uma área rural do distrito de Guariba, município de Colniza. O prejuízo causado às facções criminosas é de R$ 13,2 milhões.

A operação envolveu o Grupo Especial de Fronteira (Gefron), a Polícia Militar, o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e a Polícia Federal.
A apreensão ocorreu em área da Amazônia Legal. A droga estava dividida em tabletes que foram armazenados em fardos, em um total de 15, ocultados próximo a uma pista clandestina de pouso.

Em 17 de janeiro, a Polícia Militar, por meio do 6º e 12º Comandos Regionais, e o Grupo Especial de Fronteira (Gefron) apreenderam cerca de 1 tonelada de substância análoga à cocaína em Pontes e Lacerda. A ação causou prejuízo de mais de R$ 30 milhões as facções criminosas. Dois homens foram presos em flagrante.

Em 15 de janeiro, as forças de segurança apreenderam um caminhão frigorífico com 420 quilos de cocaína na BR-364, na Serra da Petrovina, em Pedra Preta. O condutor do veículo, um homem de 43 anos, identificado pelas iniciais R.A.S., foi preso em flagrante. O prejuízo para as facções criminosas é de R$ 10,8 milhões.

Em Itiquira, no dia 6 de janeiro, a PM apreendeu mais de 1,1 tonelada de substância análoga a maconha em um caminhão carregado com fertilizantes. Um homem, de 27 anos, foi preso em flagrante por tráfico ilícito de drogas. O condutor do veículo foi questionado sobre a procedência da droga e informou que saiu com o caminhão na cidade de Paranaguá, no Paraná, com destino a Rondonópolis.

O comandante geral da Instituição, coronel Fernando Carneiro Tinoco, enfatizou o empenho da tropa na prestação de serviço à sociedade mato-grossense para que os resultados fossem alcançados.

Leia Também:  Sefaz fiscaliza armazéns suspeitos de envolvimento com esquema de sonegação

“Isso evidencia o esforço de todos os membros da Polícia Militar e o comprometimento com essa ação governamental e integrada entre as forças de segurança, que tem como estratégia a tolerância zero às facções criminosas. Tenho certeza de que, nos próximos meses, os resultados continuarão sendo expressivos. Aproveito para agradecer o apoio do Governo do Estado, do secretário de Segurança, César Roveri, e de todos os policiais militares, que estão totalmente dedicados a essa missão de bem servir e proteger a sociedade mato-grossense”.

Uma das ações de apreensão da Polícia Civil ocorreu no dia 5 de janeiro, quando um paiol utilizado para armazenar entorpecentes, que seriam distribuídos para traficantes dos municípios de Tapurah e Itanhangá, foi desarticulado, A ação resultou na apreensão de grande quantidade de maconha, cocaína e de outros materiais relacionados ao tráfico. Um homem, de 22 anos, que estava responsável pelo local, foi preso em flagrante por tráfico de drogas.

As equipes policiais receberam informações de que uma facção criminosa estava utilizando uma chácara na região da MT-338, no município de Itanhangá, para o armazenamento de drogas.

Com base nas investigações, os policiais passaram a monitorar o local e diante das evidências de atuação ilícita no local, a equipe da Polícia Civil solicitou o apoio da Polícia Militar para realização de abordagem na residência. Pela janela da casa, os policiais avistaram o suspeito próximo a grande quantidade de pinos de cocaína, balança de precisão e uma caixa de papelão.

Em continuidade às buscas no local, os policiais apreenderam uma balança de precisão, uma caixa de papelão com diversos tabletes de entorpecentes e sacos com pinos de cocaína já identificados a qual traficante pertenciam.

Em uma região de mata nas proximidades, os policiais encontraram um tarro grande, enterrado, onde estavam armazenados 29 tabletes de maconha. A localização do recipiente coincidiu com o local que o suspeito era visto pelos policiais agindo de maneira suspeita.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Procons de Mato Grosso definem ações conjuntas em Reunião Técnica em Cuiabá

Published

on

Servidores e dirigentes dos Procons de Mato Grosso participam nesta terça e quarta-feira (23 e 24.6) da 51ª Reunião Técnica de Procons. O evento, promovido pela Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MT), ligada à Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), tem o objetivo de promover a capacitação dos servidores e buscar soluções conjuntas para os principais problemas de consumo que a população relata aos Procons.

De acordo com a secretária adjunta do Procon-MT, Ana Rachel Pinheiro Gomes, entre os principais temas discutidos na capacitação, que acontece no Auditório da Controladoria Geral do Estado (CGE), em Cuiabá, estão as atualizações legislativas no Direito do Consumidor; estruturação e fortalecimento dos Procons Municipais; aumento abusivo de preços; Programa Desenrola Brasil; técnicas de audiência de conciliação; Processo Administrativo no Procon; uso da Inteligência Artificial na Fiscalização; e conflitos de consumo.

“A Reunião Técnica de Procons é uma ação permanente do Procon Estadual que visa capacitar os Procons e qualificar o serviço que prestamos aos cidadãos. São momentos importantes para trocar experiências e buscar soluções conjuntas para os principais problemas que afligem os consumidores. Essas soluções são implementadas em todo o Estado, fortalecendo a atuação e o trabalho dos Procons na proteção dos direitos dos consumidores”, salientou Ana Rachel.

Crédito: João Reis/Setasc-MT

A coordenadora do Procon Municipal de Juara (677 km de Cuiabá), Rita de Cássia Pereira, considera que as Reuniões Técnicas são momentos essenciais para os Procons.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros atende duas ocorrências de acidente de trânsito em Cáceres e Itiquira

“Em Mato Grosso, temos 142 municípios. Mas quantos têm Procons instalados? Meu sonho é que tenhamos Procons em todos os municípios do Estado, que eles sejam organizados, com conselhos de defesa do consumidor funcionando. E que os Procons Municipais possam atuar plenamente, fortalecendo a defesa dos consumidores mato-grossenses. Fortalecendo os municípios, estaremos fortalecendo todo o Sistema Estadual de Defesa do Consumidor”, ponderou a coordenadora.

A conciliadora de Defesa do Consumidor do Procon-MT, Gisela Simona, lembrou que cerca de 80% da população do país está endividada e grande parte não consegue pagar suas dívidas no final do mês.

“Isso significa que o poder de compra está diminuindo. Mas como as taxas de juros estão altíssimas, pegar crédito nesse momento é quase um suicídio. Por isso, se há abusos no mercado de consumo, precisamos estar atentos. Os Procons são o ‘pronto-socorro da cidadania’ e precisam agir para garantir que continuemos a ter produtos e serviços de qualidade e com preços justos”, destacou a conciliadora.

Programação

A capacitação iniciou com as palestras “Atualizações legislativas no Direito do Consumidor: análise das recentes inovações normativas e seus reflexos práticos”, com Gisela Simona; e “Estruturação e fortalecimentos dos Procons Municipais: diretrizes institucionais e boas práticas administrativas”, com o coordenador de Relacionamento com os Municípios e Educação para o Consumo, Rogério Sena.

Leia Também:  Encontro debate avanços e desafios do Serviço de Acolhimento Familiar em Mato Grosso
Crédito: João Reis/Setasc-MT

O encontro prosseguiu à tarde, com as palestras “Análise jurídica do aumento abusivo de preços: parâmetros normativos e atuação dos órgãos de Defesa do Consumidor”, com o fiscal de Defesa do Consumidor, Rogério Chapadense; e “Aplicabilidade da repetição de indébito nas relações de consumo: fundamentos jurídicos e perspectivas jurisprudenciais”, com a coordenadora de Conciliação e Turma Recursal, Maria Cândida Crotti.

Nesta quarta-feira (24), estão sendo tratados os temas “Programa Desenrola Brasil 2026: inovações normativas e impactos nas relações de consumo”, com a secretária adjunta do Procon-MT e conciliadora de Defesa do Consumidor, Ana Rachel; “O processo administrativo nos Procons: aspectos procedimentais e garantias do devido processo legal”, com a coordenadora de Gestão de Processos e Documentos, Michelle Lorna; e “Audiência de conciliação nas relações de consumo: técnicas, princípios e efetividade na solução de conflitos”, com o coordenador de Atendimento e Orientação do Procon-MT, Jeferson Neves.

O encontro será finalizado à tarde, com as palestras “Fiscalização 4.0: automatizando tarefas com auxílio de Inteligência Artificial (IA)”, com o coordenador de Fiscalização, Controle e Monitoramento de Mercado do Procon-MT, André Badini; e “Conflitos de consumo em transformação: das reclamações individuais aos desafios da tutela coletiva e da mudança de comportamento dos fornecedores”, com o superintendente de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor do Procon-MT, Ivo Vinícius Firmo.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA