Mato Grosso

Inscrições para programa do Governo de MT que vai impulsionar startups públicas encerram nesta segunda-feira (10)

Publicado em

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT) informa que o prazo para inscrições no programa Acelera GovMT encerra segunda-feira (10.2). Até 30 projetos serão acelerados pelo Sistema Central de Inovação em Práticas Públicas (Sinova), com a colaboração do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MT).

A iniciativa é pioneira no Brasil e realiza a sua segunda edição. O regulamento pode ser acessado neste link. Esse documento destaca informações importantes sobre o Programa e traz o passo a passo para as inscrições.

Estão convidados a se inscreverem servidores públicos civis e militares, efetivos, exclusivamente comissionados, contratados, estagiários, residentes técnicos, empregados públicos do Poder Executivo de Mato Grosso. Além desses, também empreendedores de startups e empreendedores sociais, inventores independentes, estudantes e professores universitários são legíveis como membros da equipe.

As inscrições podem ser realizadas em dupla, ou grupos formados por até cinco integrantes. Os integrantes não precisam ser dos mesmos órgãos ou entidades. Mas, para a validação da dupla ou equipe, é necessário que o líder tenha vínculo direto e ativo com o Poder Executivo Estadual.

Leia Também:  Linha de crédito oferece até R$ 5 milhões para financiar empreendimentos turísticos em MT

Para se inscrever é necessário o preenchimento deste formulário. Ele requer a declaração do título do projeto de inovação, saber quais os problemas essa proposta visa responder, qual a solução proposta, o público-alvo e o local de aplicação. Além disso, são solicitadas informações sobre os participantes do time.

Em caso de dúvidas ou mais informações, pergunte pelo e-mail: [email protected]

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Após feminicídio, secretária reforça importância de vítimas de violência manterem medidas protetivas

Published

on

A chefe do Gabinete de Enfrentamento à Violência de Gênero contra a Mulher, Mariell Antonini, reforçou a importância das vítimas de violência doméstica confiarem na rede de proteção e manterem as medidas protetivas.

O alerta foi feito após uma mulher, identificada como Gleici Fátima Machado Ritter, de 37 anos, ser assassinada a tiros, nesta terça-feira (23.6), em Guarantã do Norte. O principal suspeito é o companheiro dela, de 33 anos. O crime está sendo investigado pela Polícia Civil como feminicídio consumado.

Ele já possuía um longo histórico de violência doméstica contra a vítima. Em novembro de 2025, após um pedido feito pela própria vítima, a medida protetiva que existia contra o investigado foi revogada e ele voltou a responder ao processo em liberdade.

“É importante que toda mulher compreenda que o rompimento do ciclo da violência nem sempre é um processo simples. Muitas vezes, existem obstáculos relacionados à dependência afetiva, dependência econômica, medo, preconceito e outros fatores que dificultam a tomada de decisão. Por isso, é fundamental buscar apoio, acreditar na rede de proteção e no sistema de Justiça”, destacou.

Leia Também:  Com apoio da Sesp, bairro Parque do Lago recebe a 3ª edição de 2025 do evento "Cultura Pela Paz"

Segundo Mariell Antonini, a violência doméstica costuma seguir um ciclo que tende a se agravar ao longo do tempo.

“A violência é cíclica e, muitas vezes, começa com sinais que podem parecer menos graves, mas pode evoluir para situações cada vez mais letais, culminando na morte da vítima. Ameaças e agressões precisam ser compreendidas como sinais de alerta, e a busca por ajuda deve acontecer o quanto antes”, afirmou.

As primeiras denúncias contra o suspeito foram registradas em 2023, quando Gleici procurou as autoridades para relatar episódios de violência doméstica. Em 2024, novas intervenções policiais ocorreram por crimes como lesão corporal, injúria e posse irregular de arma de fogo, todos envolvendo o mesmo casal.

Já em julho de 2025, o suspeito foi preso em flagrante por lesão corporal no contexto de violência doméstica, após a vítima acionar as forças de segurança. Na ocasião, foram concedidas medidas protetivas de urgência em favor de Gleici. Meses depois, entretanto, a vítima solicitou a revogação da medida, o que resultou na liberdade do suspeito.

Leia Também:  Presidente Clarice Claudino e ministra do CNJ visitam projetos de ressocialização na Capital

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA