Política MT

Deputados do Parlamento Jovem conhecem o Congresso Nacional

Publicado em

Estudantes que participam da 9ª Legislatura do programa Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) estiveram em Brasília, na terça-feira (4), em uma agenda de aprendizado e vivência política. A comitiva visitou a Câmara dos Deputados, o Senado Federal, a Fundação Ulysses Guimarães, a Praça dos Três Poderes e outros marcos importantes da capital federal.

A atividade foi realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e acompanhada por servidores responsáveis pelas turmas de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis.

O deputado estadual Thiago Silva (MDB), padrinho do projeto, destacou a importância da visita para a formação dos jovens parlamentares.

“Foi uma grande realização a ida dos deputados jovens a Brasília. Eles puderam aprender, na prática, como funciona a rotina da Câmara, do Senado e das principais instituições da capital. Este é um importante trabalho da Assembleia, que proporciona cidadania e aprendizagem aos estudantes e futuros líderes”, afirmou o parlamentar.

O coordenador do Parlamento Jovem, Éder Dourado, ressaltou que a experiência foi marcante para todos os participantes. “Eles tiveram uma agenda intensa, visitaram instituições importantes e foram recebidos pelos senadores Jayme Campos (União) e Wellington Fagundes (PL), que ouviram suas demandas e impressões sobre as realidades de suas regiões. Muitos nunca haviam viajado de avião e relataram que essa oportunidade foi inesquecível e transformadora para sua formação pessoal e cidadã”, destacou Éder.

Leia Também:  Segunda etapa das metas físicas apresentadas na ALMT inclui pastas da saúde, educação e infraestrutura

Entre os deputados jovens, Pedro Henrique do Carmo ressaltou o impacto positivo da visita. “A experiência foi ótima. Foi um prazer representar os alunos da rede estadual. O que mais me chamou a atenção foi a Praça dos Três Poderes, onde podemos ver claramente tudo aquilo que controla a nossa capital. Pretendo seguir na política, gosto de ajudar o próximo e quero continuar buscando conhecimento”, disse o estudante.

A vice-presidente do Parlamento Jovem, Melissa Monaski, também falou sobre o aprendizado adquirido durante a viagem.

“Foi uma experiência muito interessante, pois pude conhecer de perto Brasília e entender melhor o funcionamento dos três Poderes do Brasil. O que mais me chamou a atenção foi o plenário do Senado Federal, que achei muito bonito e impressionante por ser um espaço onde acontecem decisões importantes para o país. Os locais em Brasília são todos bem planejados e organizados, e me senti muito acolhida em cada visita. Admiro muito a carreira política e vou cursar Direito, talvez seguindo esse caminho no futuro e pretendo um dia atuar profissionalmente em Brasília e participar mais ativamente da vida pública”, destacou Melissa.

Leia Também:  1º Encontro Estadual da Procuradoria Especial da Mulher da ALMT destaca combate à violência de gênero na política

A próxima etapa do programa será a organização da sessão ordinária simulada, quando os jovens deputados apresentarão projetos e propostas construídas a partir das experiências vividas durante o mandato.

Parlamento Jovem – É uma iniciativa da Assembleia Legislativa que tem como objetivo incentivar a participação política e o protagonismo juvenil, aproximando os estudantes do funcionamento do Poder Legislativo e do exercício da cidadania. Por meio de atividades práticas, debates e vivências, o programa contribui para a formação de jovens conscientes, participativos e comprometidos com o futuro de Mato Grosso.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Política MT

Juca do Guaraná destina R$ 1 milhão para custeio da saúde de Santo Antônio de Leverger

Published

on

O deputado estadual Juca do Guaraná (PSDB) anunciou, na segunda-feira (22), a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 1 milhão para o município de Santo Antônio de Leverger. O recurso será destinado ao custeio da saúde, contribuindo para a manutenção e ampliação dos serviços oferecidos à população.

O anúncio foi feito durante uma reunião com a prefeita Francieli Magalhães (Podemos), ocasião em que foram discutidas as principais demandas do município e a importância do investimento para garantir mais qualidade e eficiência no atendimento aos moradores.

Para Juca do Guaraná, o fortalecimento da saúde pública é uma das prioridades do mandato e a destinação do recurso representa um compromisso com os municípios mato-grossenses.

“Tenho trabalhado para que as demandas dos municípios sejam atendidas e para que os recursos cheguem onde realmente fazem a diferença na vida das pessoas. A saúde é uma área que exige atenção permanente, e essa emenda de R$ 1 milhão vai ajudar Santo Antônio de Leverger a manter e fortalecer os serviços prestados à população”, afirmou o deputado.

Leia Também:  ALMT abre inscrições para o 10º Simpósio sobre Dislexia

O parlamentar destacou ainda a parceria com a gestão municipal e reforçou que o diálogo constante com prefeitos e lideranças é fundamental para direcionar investimentos de acordo com as necessidades de cada cidade.

“Nosso papel é ouvir, buscar soluções e contribuir para que os municípios tenham melhores condições de atender a população. Santo Antônio de Leverger pode contar com o nosso trabalho e com o nosso compromisso”, completou Juca.

A prefeita Francieli Magalhães agradeceu o apoio e ressaltou a importância do recurso para a saúde municipal, destacando que a parceria contribui diretamente para a melhoria dos serviços oferecidos aos moradores.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA