Política MT

Deputado critica demissões no Samu e alerta para riscos no atendimento à população

Publicado em

Com a demissão recente de mais de 50 servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), o deputado estadual Wilson Santos (PSD) saiu em defesa da categoria durante sessão plenária realizada nesta quarta-feira (1º), na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT). Ele criticou a medida e reforçou que o caminho deve ser a integração e não a substituição dos profissionais com o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT).

O parlamentar destacou a relevância dos trabalhadores no Samu, responsáveis por salvar vidas diariamente e alertou que a redução no quadro de servidores pode comprometer o atendimento à população, gerando atrasos e até a falta de assistência em casos graves.

Segundo o deputado, cerca de 15% das pessoas socorridas são salvas graças à eficiência do serviço de urgência e emergência, que envolve procedimentos técnicos essenciais, desde a imobilização até o transporte adequado às unidades de saúde. Ele também lembrou que essa não é a primeira vez que a categoria recorre ao Parlamento em busca de apoio. “O Samu foi criado há algumas décadas, em nível nacional. É muito importante e tem trazido resultados significativos. Não é a primeira vez que nos deparamos com esse tipo de impasse”, afirmou.

Leia Também:  Moradores dos bairros CPA I e II são beneficiados com títulos de imóveis residenciais em Cuiabá

Atualmente, o Samu conta com cerca de 180 servidores, a maioria contratada temporariamente por meio de processo seletivo. Com os desligamentos, foram dispensados 10 condutores socorristas, 22 enfermeiros e 24 técnicos de enfermagem, totalizando 56 profissionais. A redução pode afetar diretamente o funcionamento do serviço, inclusive com risco de fechamento de unidades, especialmente em Cuiabá e Várzea Grande.

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde informou que as demissões não devem impactar os atendimentos. A pasta argumenta que, desde a integração com o Corpo de Bombeiros, em 2025, houve aumento de 30% no número de ocorrências atendidas e redução de 36% no tempo de resposta.

Em discurso contundente, Wilson Santos relembrou o papel fundamental dos profissionais durante a pandemia. “Os servidores do Samu foram considerados heróis e hoje não são valorizados pelo governo. Muitos profissionais da saúde perderam a própria vida – enfermeiros, técnicos, motoristas, médicos e socorristas – em um trabalho heroico durante a pandemia da Covid-19, entre 2020 e 2021”, declarou.

O parlamentar ainda criticou os impactos da medida para a população. “Não é possível que a população pague por esse desentendimento. É inaceitável que haja paralisação, ainda que parcial, de um serviço essencial. Quem paga pelo Samu é o cidadão – e é ele quem pode ficar sem atendimento. São vidas em risco”, completou.

Leia Também:  Obras na Escola Adolfo Augusto de Moraes em Rondonópolis serão retomadas

Diante da repercussão, o presidente da ALMT, Max Russi (Podemos), anunciou a realização de uma reunião da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social na próxima terça-feira (7), às 9h. O encontro deverá reunir representantes do governo estadual para discutir a situação do Samu e buscar soluções para o impasse.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Política MT

Juca do Guaraná destina R$ 1 milhão para custeio da saúde de Santo Antônio de Leverger

Published

on

O deputado estadual Juca do Guaraná (PSDB) anunciou, na segunda-feira (22), a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 1 milhão para o município de Santo Antônio de Leverger. O recurso será destinado ao custeio da saúde, contribuindo para a manutenção e ampliação dos serviços oferecidos à população.

O anúncio foi feito durante uma reunião com a prefeita Francieli Magalhães (Podemos), ocasião em que foram discutidas as principais demandas do município e a importância do investimento para garantir mais qualidade e eficiência no atendimento aos moradores.

Para Juca do Guaraná, o fortalecimento da saúde pública é uma das prioridades do mandato e a destinação do recurso representa um compromisso com os municípios mato-grossenses.

“Tenho trabalhado para que as demandas dos municípios sejam atendidas e para que os recursos cheguem onde realmente fazem a diferença na vida das pessoas. A saúde é uma área que exige atenção permanente, e essa emenda de R$ 1 milhão vai ajudar Santo Antônio de Leverger a manter e fortalecer os serviços prestados à população”, afirmou o deputado.

Leia Também:  Wilson Santos participa de lançamento de obra que amplia leitos da maternidade de VG

O parlamentar destacou ainda a parceria com a gestão municipal e reforçou que o diálogo constante com prefeitos e lideranças é fundamental para direcionar investimentos de acordo com as necessidades de cada cidade.

“Nosso papel é ouvir, buscar soluções e contribuir para que os municípios tenham melhores condições de atender a população. Santo Antônio de Leverger pode contar com o nosso trabalho e com o nosso compromisso”, completou Juca.

A prefeita Francieli Magalhães agradeceu o apoio e ressaltou a importância do recurso para a saúde municipal, destacando que a parceria contribui diretamente para a melhoria dos serviços oferecidos aos moradores.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA